O IPTU é um tributo muito importante para a receita de uma cidade. Com ele, a Prefeitura pode realizar melhorias em diversas áreas sem se restringir às questões referentes às propriedades. Desse modo, estar em dia com o município é contribuir para uma cidade melhor.
Veja abaixo como emitir a 2ª via do IPTU Campinas SP e tire dúvidas sobre o IPTU Digital, nova ferramenta da cidade paulista.
O que você verá:
Como pagar o IPTU
Similarmente a outras cidades, o IPTU Campinas SP pode ser pago de duas formas: à vista ou parcelado. Cada opção possui suas vantagens e é necessário que o contribuinte as conheça para fazer a melhor escolha.
Saldando o imposto em cota única obtém-se descontos interessantes, que podem ser ainda maiores se em condição de adimplência. Por outro lado, o pagamento parcelado viabiliza valores mais suaves distribuídos pelo ano.
Onde pagar o boleto do IPTU Campinas SP?
O pagamento pode ser efetuado em todas as agências credenciadas listadas abaixo:
- Amro Real
- Banco Do Brasil
- Banco Mercantil
- Bancoop (Acic)
- Bic Banco
- Bradesco
- Casas Lotéricas
- Caixa Econômica Federal
- Citibank
- HSBC
- Itaú
- Lemon Bank
- Nossa Caixa
- Safra
- Santander
- Unibanco
- Correspondentes Lemon Bank E Demais Bancos Conveniados.
Imprimir 2ª Via do IPTU Campinas SP
A 2ª via pode ser emitida de forma online, através do site da Prefeitura. Para isso, basta que o contribuinte siga os seguintes passos:
- Primeiramente vá até a parte superior da página inicial e acesse “Serviços Online”
- Em seguida, na seção referente à “Tributos”, clique em “2ª via IPTU/Taxas e boletos para pagamento”.
A página acessada possibilita que o pagante tenha acesso à:
- “Segunda via do IPTU e Taxas do Exercício Corrente”, ao qual poderá emitir 2ª via, parcelas ou guias para pagamento à vista do seu carnê de IPTU do ano corrente, além de permitir consultar os pagamentos realizados e quanto falta para quitar o carnê.
- “Atualização de boletos para pagamento”, em que a atualização é exclusiva para boletos vencidos no mês atual e no mês anterior.
- “Parcelamentos em andamento”, onde há possibilidade de emitir parcelas ou guias para o pagamento à vista, vencidos e a vencer, relativos a parcelamentos já firmados. Ademais, pode-se consultar os pagamentos realizados, as parcelas não pagas e quanto falta para quitar seu acordo (obtendo redução dos encargos financeiros quando existentes).
Contudo, existe ainda outro caminho para se obter a segunda via. Neste, o contribuinte também precisa acessar o site da Prefeitura e, na página inicial, ao lado direito da janela, clicar em “Impostos e Taxas” e em seguida, clicar em “IPTU e Taxas Imobiliárias, localizado à esquerda.
Por fim, deve-se escolher a opção “2ª via do IPTU e TAXAS”, que dará acesso à página como na imagem abaixo. Nela é preciso digitar as informações solicitadas para obter a guia.
VEJA TAMBÉM: Você tem carro, moto ou algum outro tipo de veículo licenciado em São Paulo? Veja abaixo importantes publicações sobre o IPVA SP.
- Veja quais são as Alíquotas do IPVA SP.
- Isenção do IPVA SP: veja quem tem direito.
- Formas de Pagamento e Descontos IPVA SP.
- IPVA SP Atrasado: como obter descontos e renegociar?
- Consulta e 2ª via do IPVA SP.
IPTU Digital em Campinas: o que preciso saber?
A fim de proporcionar mais conforto e economia para o contribuinte, a Prefeitura de Campinas valeu-se do IPTU Digital. Essa nova opção substitui o carnê de papel, uma vez que o responsável pelo tributo poderá obtê-lo na versão online e ainda eventualmente poder receber descontos no pagamento em cota única, além do desconto já normalmente fornecido. É importante ressaltar que a adesão do carnê digital dispensa, automaticamente, o envio postal do impresso.
Veja também: É o proprietário ou inquilino que deve pagar o IPTU?
O que é necessário para obter o IPTU Digital?
- Se Pessoa Física:
- Deve estar regularmente cadastrado e ter acesso ao Portal do Cidadão e Ambiente Exclusivo. Caso não possua acesso a nenhum destes, verifique o procedimento clicando aqui.
- Se Pessoa Jurídica:
- Deve estar regularmente inscrito na emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) ou possuir certificação digital em conformidade com o padrão ICP-Brasil. Caso não se encontre nessa condição, verifique os procedimentos clicando aqui.
Estando nas condições exigidas, clique aqui para efetivar a adesão.
Quando pode ser feita a solicitação de adesão?
Tanto a solicitação de adesão, bem como a de cancelamento poderão ser realizadas a qualquer momento. No entanto, solicitações realizadas entre 1º de novembro a 31 de dezembro não surtirão efeito para o ano seguinte.
Como saber se o carnê digital foi disponibilizado?
O responsável, para o Fisco, pelo pagamento do tributo receberá um e-mail avisando que o boleto já está disponível. Desse modo, é de suma importância que este canal esteja atualizado.
Para Pessoa Física, a alteração do endereço eletrônico deve ser realizada no cadastro do Ambiente Exclusivo. Em contrapartida, sendo Pessoa Jurídica, a modificação deve ser feita no Sistema da Nota Fiscal Eletrônica junto ao Departamento de Receitas Mobiliárias. Neste último caso é facultado o cadastramento e alteração de e-mail no IPTU Digital se a Pessoa Jurídica não possuir cadastro no sistema da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica e estiver acessando o sistema de IPTU Digital por meio de certificação digital.
Atendimento para o IPTU da Prefeitura de Campinas SP
Surgindo dúvidas, o contribuinte poderá entrar em contato com a Prefeitura pelos seguintes meios:
- PABX: (19) 2116-0555
- Ouvidoria: 0800-7727456
- Atendimento ao Cidadão: 156
- Atendimento Tributário-SAC: (19)3755-6000 ou no e-mail: sac@campinas.sp.gov.br