IPTU Governador Valadares MG atrasado: imprimir 2ª via

Em Governador Valadares, cidade conhecida como a “Capital Internacional do Voo Livre”, o início do ano é marcado, entre outras coisas, pelos compromissos tributários. Um exemplo desses é o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, o IPTU.

Abaixo os contribuintes poderão obter informações sobre o pagamento de atrasados e como emitir a 2ª via, além de sanar outras dúvidas sobre esse tributo.

O que é o IPTU?

IPTU Governador Valadares MG

A todos os imóveis localizados na zona urbana dos municípios brasileiros, salvos se inclusos nos critérios de isenção, são cobradas taxas anuais. Tais cobranças recebem o nome de IPTU.

Não é verdade que o valor arrecado pelo IPTU é utilizado somente em questões relacionadas às propriedades, ainda que muitas pessoas acreditem nisso. A Prefeitura também pode realizar diversas melhorias em diferentes áreas como saúde e educação. Nesse sentido, traz benefícios em vários âmbitos para toda a população.

O pagamento é de responsabilidade do proprietário, no entanto pode ser combinado com o inquilino, mediante contrato, conforme a Lei do Inquilinato (nº. 8.245/91).

Cálculo do Valor do IPTU Governador Valadares MG

Em primeiro lugar, para realizar o cálculo do valor a ser pago, o contribuinte deve conhecer o valor venal do seu imóvel, isto é, o valor estimado pelo Poder Público. Em seguida deve-se multiplicá-lo pelo valor da alíquota, que é determinada por leis municipais e varia conforme o tipo de imóvel.

Contudo, o contribuinte não precisa se preocupar com esses cálculos, uma vez que já vêm apresentados nas guias emitidas pela Prefeitura.

Veja também: Como funciona o IPTU nas principais cidades de Minas.

Isenção do IPTU

Caso o cidadão tenha um dos requisitos listados abaixo, existe a possibilidade de obter a isenção do IPTU:

  • Aposentados, pensionistas ou possuidor no cadastro imobiliário do Município que conte apenas com um imóvel e o utilize para sua própria residência. Contudo, este imóvel não deve ser superior a 80m². Além disso, a renda familiar mensal comprovada deve ser até 2 salários mínimos.
  • Ex-combatente da segunda guerra mundial, proprietário de imóvel que sirva para sua própria residência.

Como pagar o IPTU de GV?

No começo do ano a Prefeitura de Governador Valadares envia Carnês de IPTU nos endereços cadastrados. Nele o contribuinte encontra a possibilidade de parcelamento do tributo ou pagamento antecipado com direito a descontos.

Quem não receber as guias pode imprimi-las no site da Prefeitura, precisando apenas do número de Inscrição Municipal ou CNPJ ou CPF. Outra opção é comparecer à Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), localizada no térreo da prefeitura, funcionando das 12 às 17 horas.

Dependendo do valor do imposto, o pagamento pode ser parcelado em até 10 vezes. Por outro lado, se o valadarense preferir realizar o pagamento antecipado e à vista, estando em dia com o município, receberá um desconto. Em casos de inadimplência, mesmo que em porcentagem menor, também é fornecido uma redução do valor para pagamento antecipado e à vista. Os descontos e os prazos para recebê-los já são informados nas guias.

Onde pagar o IPTU?

O débito pode ser quitado nas agências credenciadas, como exemplo:

  • Banco do Brasil
  • Caixa Econômica Federal
  • Bradesco
  • Santander
  • Itaú

IPTU atrasado, o que fazer?

Caso o contribuinte possua débitos do ano corrente, basta gerar a 2ª via do IPTU, como demonstrado na imagem abaixo. No entanto, se os débitos são de anos anteriores, possivelmente foram transferidos para a Dívida Ativa. Assim sendo, basta acessar esta página no site da Prefeitura e preencher os dados requisitados.

dívida ativa iptu governador valadares mg

Imprimir 2ª Via do IPTU Governador Valadares MG

A 2ª via do IPTU de Governador Valadares pode ser emitida através do site oficial da Prefeitura, clicando neste link, que dará acesso à página como na imagem abaixo. Nela, basta que o valadarense informe os dados solicitados e clicar em “Consultar” para gerar o boleto.

2ª via iptu Governador Valadares MG

Contato da Prefeitura de Governador Valadares MG

Com toda certeza os serviços oferecidos online são mais cômodos e podem ser a primeira opção da maioria dos contribuintes. Em contrapartida, se porventura o proprietário não conseguir que suas demandas sejam atendidas, há a possibilidade de atendimento presencial no endereço e telefone aqui indicados:

  • Rua Marechal Floriano, 905, Centro – Governador Valadares – Minas Gerais, Centro, Nº CEP: 35010-140.
  • Telefone: (33) 3279-7400.
Compartilhe com seus amigos:
error: