IPTU Uberlândia MG: 2ª via e boleto atrasado

Em Uberlândia, uma das principais cidades do Triângulo Mineiro, proprietários de imóveis localizados em zona urbana têm o compromisso, todo início de ano, de quitar o seu IPTU.

A fim de evitar transtornos, confira abaixo algumas informações sobre os procedimentos para emitir a 2ª via, como contestar o valor cobrado e ainda o que fazer com o IPTU atrasado.

Como funciona o cálculo do IPTU?

IPTU Uberlândia MG

Em resumo, o cálculo do IPTU Uberlândia MG é feito multiplicando-se o valor venal do imóvel pela alíquota ao qual é pertencente. Essa última variável é estabelecida por lei, enquanto o valor venal é definido por um setor responsável da Prefeitura.

É válido salientar que melhorias na propriedade aumentam, consequentemente, o seu valor venal. Desse modo, o valor do IPTU sobe quando o imóvel se valoriza.

Além disso, utiliza-se ainda o índice oficial de cálculo da inflação, o IPCA, para reajuste do valor.

Se o proprietário não concordar o valor cobrado?

A princípio, deve-se agendar um atendimento no Portal da Prefeitura de Uberlândia e comparecer, na data marcada, ao Núcleo de Protocolo (localizado em frente à Plataforma de Atendimento). Todavia, é de extrema importância que o contribuinte esteja com o carnê do IPTU, CPF e identidade em mãos, além do modelo de requerimento preenchido. Este último pode ser obtido mediante acesso ao Portal da Prefeitura, ao qual na página inicial, deve-se:

  • Clicar em “Serviços”;
  • Em seguida, clicar em “Requerimentos” e logo após em “Lista de requerimento do contribuinte”;
  • Ao final, acesse “Assuntos diversos/pessoa física”, como na imagem abaixo, para gerar o modelo e preenchê-lo.

Serviços IPTU Uberlândia MG

Como e onde pagar o IPTU de Uberlândia

Os carnês do IPTU Uberlândia MG são enviados, todos os anos, através dos Correios. Neles são apresentados os valores, os prazos e as formas de pagamento. A saber, são opções disponibilizadas para saldar os débitos:

  • Cota Única, a qual oferece descontos se quitada antecipadamente;
  • Parcelamento em até 6 vezes sem desconto.

Em suma, o pagamento pode ser realizado em toda rede bancária credenciada, além de casas lotéricas.

Importante: Caso o endereço tenha mudado, a atualização deve ser feita na Plataforma de Atendimento. Também é preciso realizar o agendamento online e portar documentos de identificação.

Como pagar o IPTU atrasado em Uberlândia MG?

Se o atraso for referente a parcelas e valores do ano corrente, basta emitir a 2ª via como mostraremos logo abaixo. Por outro lado, se se tratar de dívidas de anos anteriores ou inscritas em Dívida Ativa, é importante saber que:

  • Por mais que a inadimplência gere juros e multas, o pagamento pode ser facilitado com a renegociação, uma vez que esta possibilita a obtenção de descontos sobre as sanções.
  • O percentual descontado varia conforme o acordo firmado, já que pagamentos realizados à vista proporcionam uma maior redução do valor. O pagamento parcelado também dá direito a descontos, variando conforme o valor de entrada.

Os débitos atrasados podem ser renegociados:

  • Via internet, por meio do Portal da Negociação (permite pagamentos e simulações);
  • Diretamente na Plataforma de Atendimento do Centro Administrativo Municipal, que se localiza na Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, no bairro Santa Mônica.

Como emitir a 2ª Via do Boleto IPTU Uberlândia

Com o propósito de facilitar a vida do contribuinte, a Prefeitura oferece várias maneiras para emitir a 2ª via do IPTU Uberlândia MG. Confira a seguir qual opção é mais viável para você:

Presencialmente

Deve-se comparecer à Plataforma de Atendimento, no Centro Administrativo da Prefeitura de Uberlândia. Ela está localizada no bloco II (em frente aos bancos).

O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 12 às 17 horas. Contudo, antes de ir ao endereço supracitado, o contribuinte deve realizar o agendamento por meio do Portal da Prefeitura, clicando em “Agendamento Online”.

Online, no Site da Prefeitura

Deve-se acessar o Portal da Prefeitura. Na seção “Serviços Populares”, ao clicar na opção “2ª VIA”, tem-se acesso à várias opções de guias dentre as quais a do IPTU do ano atual, bem como a do IPTU de anos anteriores.

Serviços - 2ª Via IPTU Uberlândia MG

WhatsApp – “Zap da Prefeitura”

Pelo número (34) 99774-0616 o contribuinte pode solicitar o imposto por meio de tecnologia de chat automatizado. O passo a passo desse serviço constitui-se em:

  • Adicionar o “Zap da Prefeitura de Uberlândia” e enviar uma mensagem;
  • Em seguida, será encaminhado o menu de serviços disponíveis;
  • Digite 1, número ao qual se refere ao IPTU;
  • Por fim, envie o CPF ou CNPJ, quando solicitado para que gere o documento do tributo no formato PDF.

Contato para tirar dúvidas do IPTU

Para sanar dúvidas que persistirem até aqui, o contribuinte pode entrar em contato com o Serviço de Informação Municipal, o SIM, através do telefone (34) 3239-2800. O horário de funcionamento é de 07:00 às 19:00 horas, de segunda a sexta-feira.

Compartilhe com seus amigos:
error: