Consultar e emitir a 2ª Via IPVA Ceará é algo bem comum no início do ano, pois é quando o imposto começa a ser cobrado.
Aqueles que possuem veículos emplacados no Ceará poderão acompanhar abaixo tudo sobre a emissão das guias de pagamento e também realizar vários tipos de consulta do IPVA CE, como isenção, boletos e dívida ativa.
O que você verá:
O IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é devido anualmente a partir do dia 1º de janeiro de cada exercício fiscal.
No Estado do Ceará as regras são divulgadas sempre com antecedência, entre os últimos meses do ano anterior, e passam a valer a partir de janeiro. Geralmente não há mudanças nas regras de recolhimento em relação a anos anteriores.
Os valores que devem ser pagos pelos contribuintes pelo IPVA CE são calculados de acordo com o valor venal do veículo, indicado na Tabela FIPE no caso de veículos usados, e Nota Fiscal de compra, para veículos novos.
Sobre o valor de cada veículo é aplicada a sua alíquota correspondente, conforme já tratamos aqui no site na página especial sobre cálculo e alíquotas de todos as categorias de veículos do IPVA Ceará.
De acordo com a legislação atual, muitas são as situações em que é possível obter a isenção do pagamento do IPVA. Algumas delas são:
Você pode conhecer os detalhes de todas essas condições na página sobre a isenção do IPVA CE.
Se você deseja pedir isenção, no link anterior você encontrará todas as informações de que precisa.
Porém, muitas vezes o contribuinte deseja consultar o pedido já realizado. Nestes casos, basta acompanhar a solicitação diretamente pelo site oficial Ceará Digital.
Os contribuintes poderão efetuar a consulta dos valores a serem pagos pelo IPVA CE, bem como a taxa de licenciamento e seguro obrigatório, se for o caso, acessando o site oficial do DETRAN ou da SEFAZ.
Para realizar a consulta basta informar dados do veículo, como a placa e o RENAVAM – Registro Nacional de Veículos Automotores.
Além de consultar é possível emitir e imprimir o documento para pagamento, que por sua vez pode ser efetuado nos seguintes bancos:
Veja outros assuntos sobre o IPVA do Ceará:
Lembramos que o IPVA atrasado pode gerar diversas sanções ao responsável, que vão muito além da simples atualização dos valores.
O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa e juros de mora com base na taxa Selic. Permanecendo o débito, ele é inscrito em Dívida Ativa, podendo ser protestado e cobrado de forma judicial.
Para consultar o IPVA Atrasado no Ceará acesse normalmente o site oficial da Secretaria da Fazenda. Caso esteja inscrito em Dívida Ativa o link é Consulta e Emissão Dívida Ativa.
Posteriormente à escolha será preciso informar dados do veículo para ter acesso ao conteúdo, como o RENAVAM e a Placa, ou o Número da Inscrição em Dívida Ativa.