IPTU à vista ou parcelado: qual a melhor escolha?

Pagar o IPTU à vista ou parcelado é uma dúvida recorrente de contribuintes sempre que um ano se aproxima do seu fim. Isso porque, com a chegada de um novo ano, são muitos os compromissos que devem ser honrados já a partir do primeiro trimestre. O melhor a se fazer sempre é manter um planejamento para não ter surpresas.

Abaixo, aqueles que são responsáveis pelo pagamento do imposto obterão informações e assim poderão decidir: afinal, é melhor pagar o IPTU à vista ou parcelado?

O que é o IPTU?

O IPTU é o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana. Ele é cobrado de proprietários de imóveis edificados. Há também o ITU (Imposto Territorial Urbano), que incide sobre imóveis não edificados, como lotes vagos. Mas, em geral, é utilizado apenas o termo IPTU, por ser mais abrangente.

Anualmente, as prefeituras de todo o país lançam o imposto, após fazerem o cálculo, e enviam ou disponibilizam os boletos para pagamento. Aliás, a arrecadação com o IPTU é, na maioria dos casos, a principal fonte de receita dos municípios.

IPTU pagamento à vista

Ao contrário do que muitos pensam, o valor arrecadado não é utilizado apenas para áreas que se relacionam com infraestrutura urbana. Na verdade, a receita pode ser utilizada em diversas áreas, como saúde, educação, lazer, entre outros.

Veja também: Quem deve pagar o IPTU de imóvel alugado (inquilino ou proprietário)?

IPTU à vista tem desconto?

Em geral, pagar o IPTU à vista garante descontos pela antecipação. Raras são as prefeituras que não oferecem essa opção de pagamento.

Tal medida é adotada principalmente por dois motivos:

  • Com a oferta de descontos há o incentivo do pagamento e a diminuição da inadimplência.
  • A maior parte da arrecadação já ocorre nos primeiros meses do ano, enchendo os cofres públicos e possibilitando a sua utilização em obras e serviços na cidade.

Além do desconto no pagamento em cota única, pode haver descontos também por outros motivos, mesmo que haja o parcelamento do IPTU. É o caso dos chamados “bons pagadores”, que garantem descontos pelo fato de terem bom histórico nos últimos anos.

Vale ressaltar que as regras de descontos no IPTU são de caráter municipal, ou seja, cabe a cada prefeitura decidir sobre as condições oferecidas.

IPTU à vista ou parcelado

Vantagens de pagar o IPTU à vista: desconto vale a pena?

Se a prefeitura de sua cidade oferecer opção de desconto caso você pague o IPTU à vista, talvez seja uma inteligente escolha.

Lembre-se de que as taxas de juros no Brasil estão há alguns anos renovando as mínimas históricas. Isso quer dizer que as aplicações tradicionais estão rendendo cada vez menos. Assim, os descontos no IPTU pago à vista quase sempre são maiores do que as taxas oferecidas em aplicações financeiras.

Caso a condição financeira possibilite a quitação antecipada e haja descontos de pelo menos igual à Taxa Selic, vale a pena pagar o IPTU à vista.

Vantagens de pagar o IPTU parcelado

Por outro lado, se a condição financeira está um pouco mais apertada, talvez seja interessante pagar o IPTU parcelado, não comprometendo o orçamento.

O pagamento parcelado é melhor também nas cidades onde não há descontos ou quando eles são muito baixos (abaixo da Selic, por exemplo).

IPTU à vista ou parcelado - pagamento

O que acontece se eu não pagar o IPTU?

Mais importante do que pagar o IPTU à vista ou parcelado é simplesmente se manter em dia com o imposto.

Além de contribuir com o desenvolvimento da cidade, o cidadão que cumpre o seu papel evita dores de cabeça. Isso porque o IPTU em atraso pode resultar em diversas sanções, que vão além da simples aplicação de multas e juros. Saiba mais aqui.

Agora que você sabe um pouco mais sobre o pagamento à vista ou parcelado do IPTU, aproveite para acessar as informações da sua cidade. Basta buscar no Menu ou pela Lupa, no topo desta página.

Compartilhe com seus amigos:
error: