Consultar e emitir a 2ª via do IPVA RS é tarefa bem simples e rápida de ser executada, através do site oficial da SEFAZ e DETRAN RS.
Como sabemos, o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor, como o próprio nome diz, tem como fato gerador a propriedade de veículo, e a falta de seu pagamento pode gerar diversos problemas. Por isso é importante estar bem informado e consultar como está a situação de seu veículo.
É importante lembrar também que o IPVA é um tributo Estadual e do valor arrecadado com o imposto 50% é destinado à cidade onde o veículo foi licenciado. Com essa arrecadação, diferente do que muitos imaginam, os investimentos não são destinados apenas a estradas, mas também à educação, saúde e segurança, sendo uma das principais fontes de receita do Estado e das prefeituras.
O que você verá:
A primeira preocupação do contribuinte deve ser sobre o calendário de vencimentos do IPVA RS, justamente para não perder as datas de pagamento. Ele tem início já no comecinho do ano, quando os contribuintes podem pagar o imposto de forma integral obtendo descontos.
Na página sobre Vencimentos, Pagamento e Descontos você encontra tudo que precisa sobre esses assuntos, inclusive pode consultar todas as datas de vencimento de cota única, parcelas e outras.
Além dos descontos possíveis com o pagamento antecipado, o Estado do Rio Grande do Sul concede descontos a motoristas com bom histórico no trânsito gaúcho.
Na prática, são percentuais de descontos para quem não teve infrações de trânsito recentemente. Quanto maior o período sem multas, maior pode ser o desconto aplicado.
Para consultar o seu desconto e seu cadastro, o contribuinte deve acessar o site oficial, clicar em “Consulta Cadastral de Bom Motorista” e informar o CPF.
A própria SEFAZ reforça que é muito importante, para que o contribuinte tenha a aplicação correta dos descontos, que seus dados estejam corretos nos cadastros.
Já o desconto pelo Programa Nota Fiscal Gaúcha, conhecido como “Bom Cidadão”, decorre da participação do contribuinte (Pessoa Física) no Programa da Nota Fiscal Gaúcha. Quanto mais notas o contribuinte tiver cadastradas, maior pode ser seu desconto no IPVA.
Para participar, basta se cadastrar no site do Programa NFG. Depois disso, o cidadão não precisa cadastrar suas notas fiscais no site porque o carregamento das notas na conta NFG é feito automaticamente assim que as empresas enviam à Receita Estadual os dados da operação.
Para consultar o desconto e as Notas Fiscais do Bom cidadão/Nota Fiscal Gaúcha basta acessar o site oficial e clicar em “Acesse sua conta”.
Veja outros assuntos sobre o IPVA do Rio Grande do Sul:
A consulta do IPVA RS poderá ser efetuada no site especial criado pela SEFAZ, no endereço eletrônico www.ipva.rs.gov.br/. Neste link, além de consultar valores a serem pagos será possível emitir 2ª Via do IPVA RS para pagamento.
Existe a opção de “CONSULTA SIMPLIFICADA DO IPVA”, que é realizada mediante digitação da Placa e do RENAVAM e também a “Consulta Veículo – IPVA, Taxas, Seguro, Licenciamento”, que exige login com a conta do Gov. br.
O pagamento pode ser efetuado em qualquer agência, ponto de atendimento e na internet do Banrisul, Banco Itaú, Banco Bradesco e Banco Sicredi. No Banco do Brasil, somente é oferecido o pagamento para seus clientes nos terminais de autoatendimento ou na internet, por débito em conta.
Na mesma página informada acima é possível fazer a Consulta da sua CNH – Carteira Nacional de Habilitação. Ao clicar em “Consulta CNH” o contribuinte será redirecionado para o site do DETRAN RS, onde deve fazer login para concluir a consulta.
Multas de trânsito também podem ser consultadas no ipva.rs.gov.br. Basta clicar em “Consulta Multas” e fazer login com a conta Gov.br.
Por fim, existe mais de uma forma de consultar o IPVA RS Atrasado. Depende da situação na qual se encontra o débito. Ele pode ser do ano corrente, por exemplo. Mas também pode ser de anos anteriores, pode estar inscrito em Dívida Ativa e até mesmo Protestado.
Seguem abaixo três links para consulta de IPVA vencido no RS:
Em caso de débitos mais recentes, acesse a SEFAZ normalmente. Se o IPVA estiver em Dívida Ativa, utilize adicionalmente os links da PGE e da Receita Estadual para buscar um parcelamento.