Você sabia que é possível fazer a consulta do IPVA Paraná em dia, atrasado, protestado, em dívida ativa e até mesmo ajuizado de forma simples e fácil pelo site da SEFA?
Proprietários de veículos do Estado do Paraná, no sul do Brasil, poderão conferir aqui informações a respeito do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA PR, como consultas, 2ª via, vencimentos e pagamentos.
As regras do IPVA no Estado do Paraná são sempre divulgadas pela SEFA – Secretaria de Estado da Fazenda e pelo DETRAN – Departamento Estadual de Trânsito com antecedência aos vencimentos, e você pode saber de tudo logo abaixo.
O que você verá:
Assim que o imposto é lançado, o contribuinte paranaense pode realizar a consulta do valor a ser pago diretamente no site da SEFA ou do DETRAN do Estado, bastando informar o RENAVAM – Registro Nacional de Veículos Automotores e a placa do veículo desejado.
Além de realizar a consulta dos valores do imposto, na mesma página será possível imprimir a 2ª Via do IPVA Paraná para pagamento (GRPR – Guia de Recolhimento do Estado do Paraná). Veja abaixo o passo a passo, através do Portal da SEFA:
Acesse o portal SEFA > Menu Cidadão > IPVA > Consultar Débitos do IPVA > Digite o número de Renavam > Acesse o extrato do veículo.
Muitas pessoas pesquisam sobre como consultar o IPVA de um veículo somente pelo CPF do proprietário ou exclusivamente pela Placa. Estes tipos de pesquisa, porém, não existem atualmente.
É possível fazer a consulta somente através dos seguintes meios:
Já falamos aqui no site recentemente sobre o IPVA PR atrasado e suas implicações. O ideal é não chegar a essa situação, pois há diversas sanções que podem ser aplicadas pelo Estado.
O IPVA vencido pode se encontrar em diversas situações, como:
Em todas essas situações acima é rápido e fácil consultar o IPVA Paraná atrasado e buscar um parcelamento. Basta acessar o site do DETRAN e informar o RENAVAM para acessar o Extrato e a Consulta Consolidada do Veículo.
O contribuinte não precisa se preocupar com o cálculo do IPVA de seu veículo. Tudo ocorre de forma automática e pode ser facilmente consultado no site oficial da SEFA.
Em resumo, para se chegar ao preço final no bolso do contribuinte, multiplica-se o valor venal do veículo pela sua alíquota. Veja aqui quais são as Alíquotas do IPVA no PR.
Veja outros assuntos sobre o IPVA do Paraná:
É possível pagar apenas com o número do RENAVAM, para os correntistas dos bancos credenciados, pelos meios eletrônicos ou terminais de autoatendimento, não sendo necessário imprimir guia ou boleto. São credenciados os seguintes bancos:
Também é possível pagar com boleto bancário, em qualquer banco. Caso seja GR-PR (Guia de Recolhimento do Estado do Paraná), o recebimento só é aceito nos bancos credenciados listados acima.