Consulta e 2ª Via IPVA Paraná 2025: Renavam, Placa, CPF

Você sabia que é possível fazer a consulta do IPVA Paraná em dia, atrasado, protestado, em dívida ativa e até mesmo ajuizado de forma simples e fácil pelo site da SEFA?

Proprietários de veículos do Estado do Paraná, no sul do Brasil, poderão conferir aqui informações a respeito do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA PR, como consultas, 2ª via, vencimentos e pagamentos.

As regras do IPVA no Estado do Paraná são sempre divulgadas pela SEFA – Secretaria de Estado da Fazenda e pelo DETRAN – Departamento Estadual de Trânsito com antecedência aos vencimentos, e você pode saber de tudo logo abaixo.

Consulta IPVA Paraná DETRAN: imprimir 2ª via

Assim que o imposto é lançado, o contribuinte paranaense pode realizar a consulta do valor a ser pago diretamente no site da SEFA ou do DETRAN do Estado, bastando informar o RENAVAM – Registro Nacional de Veículos Automotores e a placa do veículo desejado.

Além de realizar a consulta dos valores do imposto, na mesma página será possível imprimir a 2ª Via do IPVA Paraná para pagamento (GRPR – Guia de Recolhimento do Estado do Paraná). Veja abaixo o passo a passo, através do Portal da SEFA:

Acesse o portal SEFA  > Menu Cidadão > IPVA > Consultar Débitos do IPVA > Digite o número de Renavam > Acesse o extrato do veículo.

Como Consultar o IPVA PR pelo CPF ou pela Placa?

Muitas pessoas pesquisam sobre como consultar o IPVA de um veículo somente pelo CPF do proprietário ou exclusivamente pela Placa. Estes tipos de pesquisa, porém, não existem atualmente.

É possível fazer a consulta somente através dos seguintes meios:

  • Pelo site do Detran e SEFA: como mostramos acima, é preciso informar o número do Renavam.
  • Pelo PIÁ:  É preciso concluir o cadastro PIÁ e fazer o login (informe o CPF e escolha uma forma de acesso: pode ser com telefone celular, e-mail, conta gov.br ou certificado digital).

Consulta IPVA Atrasado, Dívida Ativa, Protestado, Ajuizado

Já falamos aqui no site recentemente sobre o IPVA PR atrasado e suas implicações.  O ideal é não chegar a essa situação, pois há diversas sanções que podem ser aplicadas pelo Estado.

O IPVA vencido pode se encontrar em diversas situações, como:

  • Inscrito em Dívida Ativa
  • Protestado em Cartório
  • Ajuizado

Em todas essas situações acima é rápido e fácil consultar o IPVA Paraná atrasado e buscar um parcelamento. Basta acessar o site do DETRAN e informar o RENAVAM para acessar o Extrato e a Consulta Consolidada do Veículo.

Consultar Isenção do IPVA Paraná

Pessoas portadoras de deficiência física, visual, mental severa ou profunda, autistas ou com Síndrome de Down podem pedir isenção do pagamento do IPVA PR. Para tanto, devem acessar o site oficial da SEFA.

Como calcular o IPVA Paraná?

O contribuinte não precisa se preocupar com o cálculo do IPVA de seu veículo. Tudo ocorre de forma automática e pode ser facilmente consultado no site oficial da SEFA.

Em resumo, para se chegar ao preço final no bolso do contribuinte, multiplica-se o valor venal do veículo pela sua alíquota. Veja aqui quais são as Alíquotas do IPVA no PR.

Veja outros assuntos sobre o IPVA do Paraná:

Onde pagar o boleto do IPVA?

É possível pagar apenas com o número do RENAVAM, para os correntistas dos bancos credenciados, pelos meios eletrônicos ou terminais de autoatendimento, não sendo necessário imprimir guia ou boleto. São credenciados os seguintes bancos:

  • Banco do Brasil
  • Bradesco
  • Bancoob
  • Rendimento
  • Santander
  • Itaú
  • Sicredi

Também é possível pagar com boleto bancário, em qualquer banco. Caso seja GR-PR (Guia de Recolhimento do Estado do Paraná), o recebimento só é aceito nos bancos credenciados listados acima.