O IPTU é um imposto anual aplicado aos imóveis urbanos. Sua receita é destinada a melhorias em diversos setores do município. Os contribuintes de Aparecida de Goiânia – GO podem sanar suas dúvidas com as informações que reunimos aqui.
Nesse artigo você encontrará o passo a passo para consultar e imprimir a 2ª via, as formas de pagamento e o que fazer nos casos de IPTU atrasado.
O que você verá:
De acordo com o Código Tributário Municipal, os aposentados e pensionistas são isentos do IPTU de Aparecida de Goiânia. Para tanto, é indispensável que cumpram os seguintes requisitos:
Para quitar o IPTU em Aparecida de Goiânia, são oferecidas as opções de cota única, bem como o parcelamento.
Ao optar pelo pagamento integral, você receberá um bom desconto sobre o valor total. Por outro lado, escolhendo o pagamento parcelado, poderá dividi-lo em até 10 vezes sem juros (e sem descontos).
Os carnês são entregues nas residências, através do Correios. Quanto às datas de vencimento e aos descontos e valores, não se preocupe, pois neles estarão dispostas todas estas informações.
É importante ficar atento aos prazos, uma vez que o atraso acarreta juros e multas.
O pagamento pode ser realizado em agências bancárias, casas lotéricas, terminais eletrônicos e internet banking. A saber, são alguns exemplos das agências credenciadas:
O IPTU em atraso faz com que você desembolse um valor ainda maior, visto que são acrescidos juros e multas. Além disso, perderá automaticamente os descontos que a Prefeitura oferece. Dessa forma, é necessário buscar se regularizar o quanto antes.
Em Aparecida de Goiânia, para os débitos mais recentes, você pode emitir a guia atualizada e realizar o pagamento normalmente.
No entanto, sendo a dívida mais antiga, é preciso buscar uma renegociação com o setor responsável da Prefeitura (SAC os postos de atendimento em dois Vapt-Vupts)
Com o intuito de estimular o contribuinte a ficar em dia com o Fisco, frequentemente a Administração lança o Programa de Regularização Fiscal – Refis. Este prevê descontos de até 90% sobre os juros e multas e permite o parcelamento em até 12 vezes do débito.
Mas atenção: A prefeitura alerta que quem deixar de cumprir o acordo pode ficar impedido de participar do Refis por cinco anos. Então, uma vez que renegocie, não quebre o seu acordo.
Mesmo que receba o boleto em casa, é valido ressaltar que você também pode consultar e emiti-lo pela internet utilizando seu CPF. Para isso, é preciso que:
OBSERVAÇÃO:
Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ)
SAC CIDADE ADMINISTRATIVA
SAC CIDADE LIVRE
SAC MANSÕES PARAÍSO
SAC PARQUE FLAMBOYANT
SAC POLO EMPRESARIAL
SAC VILA BRASÍLIA
VAPT-VUPT – ARAGUAIA SHOPPING
VAPT-VUPT – GARAVELO
VAPT-VUPT – BURITI SHOPPING