IPTU Boa Vista RR: 2ª Via, consulta e descontos

Com a chegada de mais um ano é hora de começar a se preparar para o pagamento do IPTU de Boa Vista, capital do Estado de Roraima.

O IPTU – Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana deve ser pago por todos aqueles que possuem imóveis localizados na zona urbana do município de Boa Vista.

Apesar de que na maioria das cidades, principalmente as capitais, o pagamento tenha início em janeiro, em Boa Vista os contribuintes têm a vantagem de começar a pagar um pouco depois. Isso, sem dúvidas, já alivia bastante, pois o início do ano já é uma época com muitos compromissos financeiros para todos os cidadãos.

Sobre o IPTU Boa Vista RR

Os contribuintes boa-vistenses podem obter descontos no pagamento do IPTU ou ainda parcelar o débito. Essas são as condições oferecidas todos os anos pela Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças, que é o setor responsável pela arrecadação.

Com o valor recolhido de IPTU de Boa Vista são realizadas melhorias na cidade, bem como novos investimentos podem ser financiados.

De acordo com a Prefeitura, 25% do total arrecadado são destinados à educação, 16,5% vão para a saúde e 5%, para assistência social. O restante é utilizado para auxiliar nas despesas e obras do município, como manutenção de praças, ruas, drenagem e outras despesas administrativa.

IPTU Boa Vista - RR

Isenção do IPTU – quem tem direito

Conforme a legislação municipal, aposentados e pensionistas que tenham renda familiar até o teto estabelecido anualmente pela Prefeitura e que sejam donos de um único imóvel de uso residencial têm direito à isenção. Do mesmo modo, quem possui um único imóvel medindo até 500 metros quadrados, também residencial, com área construída de até 60 metros quadrados também poderá receber este benefício.

Quem deseja solicitar a isenção deve comparecer à Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças, que fica localizada na rua Coronel Pinto, nº 188, Centro. Deverão ser apresentados documentos como RG, CPF, comprovante de renda e documentos do imóvel.

Como pagar o IPTU

Os carnês contendo todas as datas de vencimento, descontos e valores do IPTU são entregues nas residências dos contribuintes com antecedência aos prazos máximos de pagamento.

De posse do boleto do IPTU basta se dirigir a qualquer agência bancária credenciada, nos correspondentes destas instituições e até mesmo nos canais de autoatendimento, como caixas eletrônicos e aplicativo.

Desconto no IPTU pagamento à vista

IPTU Boa Vista RR

Embora o imposto seja passível de parcelamento, a melhor opção mesmo é pagar à vista e obter o desconto pela antecipação. A data para pagamento e o valor percentual de redução já constam calculados automaticamente no carnê.

Consultar e Imprimir a 2ª Via do IPTU Boa Vista RR

Se acaso houver qualquer problema no recebimento do carnê o contribuinte não precisa se preocupar. Isso porque existe a opção de consultar os débitos do IPTU e emitir a 2ª Via do boleto presencialmente ou pela internet.

Para imprimir a Segunda Via pela internet siga os simples passos abaixo:

  • Acesse o site da Prefeitura, disponível no link https://www.boavista.rr.gov.br/.
  • Clique, então, em “Canal do Cidadão”.
  • Em seguida, menu acesse a opção “Taxas Diversas” e depois em “Imobiliário/IPTU”.
  • Por fim, clique em “Emitir”, informe CPF ou CNPJ e Inscrição imobiliária e clique em “Consultar”, como na imagem abaixo.

IPTU Boa Vista - RR Consulta 2 Via

Endereço e Telefone Prefeitura Boa Vista RR

Quem necessitar de atendimento poderá entrar em contato com a Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças, que fica localizada na rua Coronel Pinto, nº 188, Centro.

Além disso, pelo telefone 156 é possível obter serviços diversos.

Compartilhe com seus amigos:
error: