Se você é proprietário ou responsável por algum imóvel urbano em Campo Grande – MS, naturalmente pode ter dúvidas relacionadas ao IPTU.
Abaixo reunimos informações muito úteis, que com toda certeza farão com que você se sinta mais seguro e preparado para realizar o pagamento desse tributo. Veja aqui os procedimentos para consultar e imprimir a segunda via do boleto, bem como sobre parcelamento de débitos, sorteios e onde pagar o IPTU Campo Grande MS.
O que você verá:
O IPTU de Campo Grande MS pode ser pago tanto em cota única, bem como pelo seu parcelamento.
Desde que não possua débitos em aberto com a Fazenda Pública Municipal, você pode obter alguns descontos em ambas opções de pagamento:
Além disso, é válido ressaltar que o pagamento parcelado pode ser realizado em até 10 vezes sem juros.
Quanto às datas de vencimento e às porcentagens dos descontos, não se preocupe! Nos carnês estarão dispostas todas essas informações. Além disso, você poderá consultá-las pelo site, conforme mostraremos abaixo.
Para liquidar o IPTU, você poderá se dirigir às casas lotéricas ou ainda a qualquer agência bancária credenciada. A saber, são alguns exemplos:
A fim de contemplar a adimplência dos contribuintes, a Prefeitura de Campo Grande MS lança o concurso “IPTU dá Prêmios” o qual oferece até 24 prêmios para os participantes.
Poderá participar tanto pessoa física quanto jurídica, proprietária ou não de imóveis desde que porte o cupom relacionado à inscrição imobiliária predial ou territorial. Além disso, para participar, os interessados:
O cupom precisa estar corretamente preenchido com o nome, CPF/CNPJ, RG, o endereço, o bairro e o telefone do PARTICIPANTE. Posteriormente, deve ser depositado em urnas no Paço Municipal ou na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC).
Os sorteios serão realizados em local público – de preferência no “hall” de entrada da CAC – com a presença da Comissão Organizadora, das autoridades representativas e da comunidade.
Similarmente a outros débitos, o IPTU em atraso gera juros e multas e acaba deixando a dívida ainda maior. Desse modo, é de suma importância que você se planeje para não perder os prazos e dinheiro.
No entanto, se você já possui débitos em aberto deverá emitir uma nova guia e realizar o seu pagamento nas agências credenciadas.
Por outro lado, sendo o débito mais antigo, você pode buscar uma renegociação na Secretaria de Finanças e Planejamento (SEFIN).
Veja também: Dicas para se precaver de problemas com IPTU atrasado.
Frequentemente a Administração lança o Programa de Regularização Fiscal, o Refis, para beneficiar com ótimas condições de pagamento e descontos àqueles que buscarem ficar em dia com o município.
Desde que opte pelo pagamento à vista, são oferecidos até 100% de desconto sobre atualização monetária, juros de mora e multa. Em contrapartida, ao preferir o pagamento parcelado, os débitos podem ser parcelados em até 12 vezes com diferentes percentuais de desconto sobre os juros e multas (geralmente de 75% a 30%).
Para aderir ao programa, é necessário solicitar a emissão da guia com o benefício concedido na Central de Atendimento. Esta se localizada na Rua Arthur Jorge, 500, Centro, e o horário de funcionamento se dá de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h.
Os carnês são enviados às residências, nos endereços cadastrados. Contudo, desejando antecipar o pagamento, você pode acessá-lo pela internet da seguinte maneira:
Você será direcionado à página como a imagem abaixo. Para concluir a consulta, informe o número de inscrição e os caracteres da imagem e logo após clique em “Consultar”.
Ainda que tenhamos reunido aqui as dúvidas mais frequentes, talvez você não tenha encontrado o que procurava. Sendo assim, entre em contato conosco, através dos comentários, ou contate os seguintes setores:
Secretaria De Finanças e Planejamentos (SEFIN)
Central de Atendimento ao Cidadão
Prefeitura de Campo Grande MS