IPTU Cuiabá MT: 2ª Via e Consulta Vencimentos

A Prefeitura de Cuiabá oferece boas condições de pagamento do IPTU, tanto do ano em curso, quanto de exercícios anteriores (IPTU Atrasado).

A seguir o contribuinte da capital mato-grossense poderá conferir informações úteis sobre o pagamento do IPTU de Cuiabá MT.

O que é o IPTU?

IPTU Cuiabá MT

Certamente todas as pessoas já ouviram falar sobre IPTU, mas nem todas sabem como esse imposto realmente funciona. Desse modo, sem o conhecimento, às vezes não se dá a devida importância ao IPTU. Sem dúvidas quem se informa obtém naturalmente mais oportunidades, como descontos na hora do pagamento.

Em resumo, o IPTU de Cuiabá é cobrado daqueles que possuem imóveis em toda a extensão urbana do município. Salvo em caso de isenção, que é determinada por lei, todos os imóveis urbanos são tributados. Por isso o seu nome é Imposto sobe a Propriedade Predial e Territorial Urbano.

Cálculo do Valor do IPTU Cuiabá

Essa é sem dúvidas uma das principais dúvidas sobre o imposto. Entretanto, é algo simples de ser compreendido. Primeiramente, para calcular o IPTU de seu imóvel é preciso saber o seu valor venal, isto é seu valor de mercado. Em seguida este valor é multiplicado pela alíquota correspondente.

Valor do Imóvel e Alíquotas

O valor do imóvel é determinado pela Planta Genérica de Valores, que nada mais é do que a avaliação realizada e atualizada constantemente pela Prefeitura contendo todos os imóveis da cidade. Para que sejam definidos os valores de cada imóvel são levados em conta fatores como localização, tamanho, área construída, infraestrutura, entre outros aspectos.

Por outro lado, as alíquotas do IPTU Cuiabá MT são determinadas por legislação municipal. Em suma, é um percentual que varia conforme a característica do imóvel – lote vago, residência, comércio, entre outros.

De acordo com a Prefeitura de Cuiabá a cidade possui uma das menores alíquotas entre todas as capitais dos Estados brasileiros, sendo de:

  • 0,40% para imóveis prediais
  • 2,00% para imóveis territoriais

Como pagar o IPTU em Cuiabá

Todos os anos a Prefeitura envia os carnês para pagamento diretamente para os endereços dos contribuintes. Dessa forma, basta fazer o pagamento nas opções que apresentaremos logo abaixo.

Será possível pagar o IPTU Cuiabá com descontos, mas somente se for pago antecipadamente, em cota única. Contudo, quem prefere pagar durante os meses do ano poderá parcelar o IPTU, sem juros, mas também sem descontos.

As datas de vencimentos e os percentuais de descontos já são informados nos carnês recebidos. Se você não recebeu o seu ou o perdeu, veja ainda neste artigo como emitir sua 2 Via.

Onde pagar o IPTU?

O contribuinte poderá pagar o seu IPTU de Cuiabá em vários locais e de diversas formas, a saber:

  • No Banco do Brasil, pelo internet banking, aplicativo e terminais de autoatendimento.
  • Na CEF – Caixa Econômica Federal, pela internet, pelos terminais de autoatendimento e nos Correspondentes Caixa Aqui (inclusive lotéricas).

Como pagar o IPTU Cuiabá atrasado?

Por mais que o ideal seja pagar o IPTU de Cuiabá em dia e adquirir descontos, será possível também pagar em atraso, inclusive de anos anteriores.

Para emitir o boleto atualizado basta seguir os passos abaixo, de consulta e Segunda Via de IPTU e, em seguida, pagar nos locais que já indicamos acima.

Consultar o IPTU Cuiabá

Primeiramente é preciso ressaltar que, como dissemos anteriormente, os boletos e carnês são entregues nas residências e endereços cadastrados na Prefeitura. Antes de mais nada é importantíssimo manter o cadastro sempre atualizado.

No DAM (Documento de Arrecadação Municipal) recebido já constam todas as informações necessárias. Contudo, se o contribuinte preferir consultar e emitir a 2 Via online, poderá obter estes serviços na internet, seguindo os passos a seguir.

Como emitir a 2ª Via do Boleto IPTU

Siga os passos a seguir para consultar e emitir a 2 Via do seu IPTU:

  • Primeiramente acesse o site oficial da Prefeitura.
  • Em seguida acesse a opção “Serviços ao Cidadão”.
  • Logo depois escolha a opção “IPTU”.
  • Por fim, clique em “Emissão de guia do IPTU”.

Depois de seguir estes passos, informe os dados solicitados, como na imagem abaixo.

Endereço e Telefone Prefeitura Cuiabá

Principalmente para aqueles que não possuem acesso à internet a Prefeitura Municipal mantém disponíveis todos os serviços do IPTU presencialmente. Assim, é possível fazer consultas, pedir revisão por discordância de cálculo ou simplesmente emitir a 2 Via diretamente com o setor responsável.

Há diversas opções de contato, a saber:

  • Telefone CIAC – Centro: (65) 3317-5613
  • Telefone Assessoria de IPTU: (65) 3317-5616
  • E-mail: iptu@cuiaba.mt.gov.br
  • Endereço para atendimento: Rua Barão de Melgaço, 3814 – Centro Norte – CEP: 78005-400
Compartilhe com seus amigos:
error: