IPTU Feira de Santana BA: consulta, 2ª via, imprimir boleto e carnê

Em Feira de Santana – BA, todos os proprietários de imóveis urbanos possuem um compromisso em comum: quitar anualmente o IPTU.

Nesse artigo, os contribuintes podem encontrar informações muito úteis sobre 2ª via, pagamento em atraso, bem como outros assuntos. Veja abaixo:

Cálculo e Revisão do Valor do IPTU Feira de Santana BA

IPTU Feira de Santana BA

Em resumo, o cálculo do IPTU é feito a partir do valor venal do imóvel e da alíquota à qual ele pertence.

Frequentemente esse valor pode ser reajustado pela inflação. Para tanto, utiliza-se o índice oficial de cálculo inflacionário, o IPCA. Além disso, caso o imóvel sofra alteração de valor, consequentemente o IPTU também será alterado, visto que, como dissemos, o imposto é calculado sobre o seu valor venal.

O detalhamento do cálculo do imposto pode ser consultado pelo contribuinte, que inclusive pode solicitar revisão, caso discorde do valor. A consulta poderá ser solicitada de forma presencial bem como pelo site oficial.

Pagar o carnê do IPTU – Cota única, descontos e parcelamento

Os contribuintes recebem os carnês em suas residências, através dos Correios. Neles, estão dispostas as datas para o vencimento e as formas de pagamento.

Para quitar o IPTU Feira de Santana, o contribuinte tem como opção o pagamento em cota única ou o parcelamento.

Caso opte pelo pagamento integral, será beneficiado com um bom desconto. Em contrapartida, optando pelo parcelamento, o débito poderá ser dividido em até 08 vezes, desde que respeite o valor mínimo de cada parcela. Outro detalhe do parcelamento é que não são oferecidos descontos nessa opção.

Onde pagar o boleto do IPTU Feira de Santana?

Para liquidar o tributo, os interessados podem se direcionar aos seguintes locais:

  • Casas lotéricas
  • Banco do Brasil
  • Caixa Econômica Federal
  • Bradesco
  • HSBC
  • Itaú

Muito cuidado com boleto falso do IPTU

Como todos sabem, em Feira de Santana, bem como em outras cidades, foram identificados boletos falsos do IPTU. A Prefeitura informa que não envia boletos avulsos, mas sim o carnê.

Uma vez que desconfie de qualquer irregularidade o contribuinte pode entrar em contato com a SEFAZ nos endereços, e-mails e telefones que vamos disponibilizar ao final deste artigo.

Veja também: Quem deve pagar o IPTU de imóvel alugado?

IPTU atrasado, o que fazer e como pagar?

IPTU Feira de Santana BA - Prefeitura

Já explicamos aqui o que acontece quando os contribuintes deixam de pagar o IPTU dentro do período estabelecido. Em Feira de Santana, as consequências da inadimplência são as mesmas.

Dessa maneira, é imprescindível que o contribuinte se organize para ficar em dia com a Prefeitura. Contudo, estando em débito, veja o que você pode fazer para se regularizar:

  • Atraso IPTU do ano corrente: Deve-se gerar a segunda via do boleto, a qual apresentará o valor atualizado (com multas e juros). Logo abaixo ensinamos o passo a passo para sua emissão. Em seguida, pode-se realizar o pagamento normalmente nas agências acima citadas.
  • Atraso IPTU de anos anteriores: Deve-se acessar o site da Sefaz e clicar em “IPTU” – à esquerda. Em seguida, clicar em “DAM Exercícios Anteriores” e informar o número de inscrição do imóvel.
  • Contribuinte inscrito em Dívida Ativa: É necessário procurar a Sefaz o mais rápido possível e tentar uma renegociação. Geralmente, alguns municípios possuem programas que oferecem descontos sobre os juros e multas gerados. Além disso, também é possível realizar o parcelamento.

Consultar pelo CPF – Imprimir 2ª Via de boleto

Os contribuintes que buscarem mais facilidade e comodidade podem ter acesso ao boleto utilizando-se da internet. Para isso, são oferecidas duas maneiras:

Endereço eletrônico

Por este caminho, deve-se fazer a solicitação através do e-mail dat@sefaz.feiradesantana.ba.gov.br, disponibilizado pela Sefaz.

Portal da Sefaz

Acessando o Portal da Sefaz, o contribuinte encontrará o banner de emissão da 2ª via do IPTU.  Ao clicar nele, será solicitado o número de inscrição do imóvel.

Consulta 2a via IPTU Feira de Santana

No entanto, não localizando o banner, pode-se clicar em “Serviços Online”, localizado na parte superior da página. Em seguida, clicar em “IPTU” – à esquerda- e por fim, em “DAM Exercício Atual”.

Caso não tenha acesso à internet, o contribuinte pode fazer a retirada na CEAF, no endereço abaixo.

Contato Sefaz e Prefeitura de Feira de Santana BA

Secretaria da Fazenda (Sefaz)

Centro de Atendimento ao Feirense (CEAF)

  • Endereço: Rua Barão de Cotegipe, nº 764, Centro
  • Telefone: (75) 3602-8400
  • Atendimento: de segunda à sexta-feira, de 8:00-12:00h e 14:00-17:00h

Prefeitura de Feira de Santana BA

  • Endereço: Av. Senhor dos Passos, 980. Centro
  • Telefone: (75) 3602-4500
  • Atendimento: de segunda à sexta-feira, de 9:00-12:00h e 14-17:00h
Compartilhe com seus amigos:
error: