Os contribuintes do IPTU de Goiânia – GO podem obter aqui informações muito relevantes sobre esse tributo.
Além dos procedimentos em caso de IPTU atrasado, serão apresentados também o passo a passo para imprimir a 2ª via do boleto, emitir a Certidão Negativa de Débitos e consultar o valor venal. Confira!
O que você verá:
A Prefeitura de Goiânia oferece duas opções para liquidar o IPTU:
Os descontos são fornecidos somente para quem realizar o pagamento à vista. Ou seja, ao optar pelo pagamento integral, você poupará dinheiro.
Em contrapartida, preferindo o parcelamento, você poderá fazê-lo em até 11 vezes. Para tanto, cada parcela deve respeitar o limite mínimo estabelecido pela Administração.
Normalmente, o pagamento da cota única e o da primeira parcela vencem no mesmo dia. Dessa forma, o contribuinte deve ficar atento as datas, pois a partir desse prazo já serão cobrados juros e multas.
Estão autorizados para o recebimento do IPTU Goiânia GO:
Você pode consultar o valor venal do seu imóvel tendo como base a Planta de Valores Imobiliários (aprovada em 2015).
Para isso, você deve clicar aqui , informar a Inscrição Cadastral e em seguida, clicar em “Consultar”.
É importante ressaltar que essa informação é uma prévia do Valor Venal. Sendo assim, está sujeita a alterações e homologação pelo Fisco.
De acordo com o Código Tributário Municipal de Goiânia, dado que até a data limite o pagamento não tenha sido efetuado, serão aplicadas as penalidades:
Além disso, atrasos superiores a 90 dias – consecutivos ou não -, independentemente do número de parcelas em aberto, acarretam:
Desse modo, é inegável que o atraso no IPTU pode trazer muitos transtornos para os contribuintes. Uma vez que esteja nessa situação, você deve procurar se regularizar urgentemente.
Sendo o débito recente, é necessário emitir uma nova guia, a qual apresentará o valor atualizado, e realizar o pagamento nas agências credenciadas.
Contudo, sendo uma dívida mais antiga, é preciso buscar atendimento em uma das unidades do Atende Fácil e tentar uma renegociação. O atendimento acontece mediante agendamento prévio – pelo Portal do Contribuinte – e o débito pode ser parcelado em até 40 vezes.
Veja também: Dicas para se precaver dos problemas com o IPTU atrasado.
Já faz algum tempo que Prefeitura envia somente a primeira parcela e a cota única às residências. Portanto, aqueles que optarem pelo pagamento parcelado podem retirar o restante dos boletos como aqui demonstraremos.
A SEFIN criou uma ferramenta para reunir todas às questões tributárias do município e assim facilitar o acesso dos interessados: o “Portal do Contribuinte”.
Desse modo, para obter as guias de pagamento do IPTU via internet, você pode:
Sendo seu primeiro contato, clique no botão de “Primeiro Acesso” e preencha o formulário com seus dados pessoais para identificação do contribuinte.
Por outro lado, uma vez que já esteja cadastrado, basta informar seu CPF/CNPJ e senha para acessar o canal.
Dentro da plataforma você poderá informar o número de cadastro imobiliário e, em seguida, será direcionado à página com demonstrada na imagem abaixo. Preencha o restante dos dados solicitados e clique em “Consultar”.
Na página seguinte você selecionar o boleto desejado e clicar em “Gerar Guia (DUAM) para impressão”.
Outra novidade que a plataforma traz vem para facilitar e a comunicação do Fisco com os contribuintes é o Domicílio Tributário Eletrônico. O DTE tem o propósito de receber, postar e armazenar correspondências de caráter oficial. Isto é, nele você receberá avisos e notificações oficiais sobre pagamentos e atrasos. Por isso, é bom estar sempre de olho.
Entenda melhor sobre a plataforma:
A Certidão Negativa de Débitos serve para atestar que o contribuinte se encontra em situação regular com o município. Em Goiânia, você pode emiti-la clicando aqui e informando os dados solicitados ou ainda através do Portal do Contribuinte.
Secretaria Municipal de Finança (SEFIN)
Unidades Atende Fácil