IPTU Londrina PR: atrasado, dívida ativa, consulta e 2ª via

Contribuintes do IPTU Londrina PR podem realizar vários serviços pelo site da Prefeitura. Entre eles, podemos citar: consulta de IPTU atrasado, pagamento de débitos em dívida ativa e como emitir a 2ª via.

Abaixo estão listadas algumas dicas, procedimentos e informações sobre estes serviços. Confira!

Por que pagar o IPTU?

IPTU Londrina PR

O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, como se pode deduzir pelo nome, é um tributo pago pelos imóveis localizados em zona urbana. É aplicado tanto para imóveis edificados (casa, apartamento), bem como não edificados (lotes).

Seu pagamento é importante porque arrecada uma boa receita para a cidade. Desse modo, a Administração poderá realizar benfeitorias pelo município. Contudo, diferente do que muita gente pensa, as melhorias não são restritas às questões relacionadas às propriedades. À critério da Prefeitura, o faturamento também pode ser aplicado em áreas distintas, como saúde, educação ou segurança.

Além disso, o não pagamento do IPTU pode levar, no pior dos casos, a perda da propriedade. Portanto, ao quitar o IPTU o contribuinte ajuda no crescimento do município e evita sanções.

Veja também: Proprietário ou Inquilino: quem deve pagar o IPTU?

Como pagar o IPTU Londrina PR

Todos os anos os contribuintes recebem em casa o carnê do IPTU. Além dos prazos, os boletos enviados contam também com as duas opções de pagamento oferecidas pelo município:

  • Cota única com desconto.
  • Parcelamento em até 11 vezes.

O pagamento pode ser realizado em toda rede bancária credenciada, bem como em casas lotéricas.

Desconto no IPTU

Vigente desde 2018, o programa de “Descontos Progressivos” é uma ótima vantagem para quem gosta de saldar o débito à vista. Isso porque realizando o pagamento em cota única o contribuinte garante o acréscimo de 1% de desconto. Porém, o abatimento é cotado somente no ano seguinte.

A princípio, a dedução acontece até que se atinja um limite de 15% de desconto total. Isto é, o desconto já oferecido pelo pagamento integral somado à 1% anual desta política.

Outra opção interessante para se obter descontos no IPTU Londrina PR é o programa “Nota Londrina”. Para saber mais sobre este, clique aqui

ATENÇÃO: O direito ao desconto é perdido caso se constate inadimplência.

Como pagar o IPTU atrasado e em Dívida Ativa?

IPTU Londrina PR Prefeitura

O pagamento em atraso do IPTU, além de eliminar as chances de se conseguir descontos, ainda acarreta juros e multas. Assim sendo, se você possui débitos do ano corrente, veja os passos descritos no próximo item para atualizar e quitar seu boleto.

Por outro lado, sendo de anos anteriores é preciso renegociar o débito urgentemente pelos seguintes motivos:

  • Uma vez que está em aberto, juros e multas continuam sendo acrescidos e assim, a dívida tende a crescer cada vez mais.
  • Estando inadimplente, o contribuinte pode ser inscrito automaticamente na dívida ativa municipal.
  • Persistindo em débito, a Prefeitura pode ir à Justiça e solicitar a execução do bem para quitar o valor devido.

Uma boa notícia é que a dívida pode ser parcelada na renegociação.  Para isso, o contribuinte deve procurar a Prefeitura e escolher a opção em que possa cumprir com compromisso.

Se você já renegociou, agora precisa emitir os boletos do parcelamento do IPTU em dívida ativa. Clique aqui e preencha os campos conforme as instruções descritas na página.

Consultar e emitir a 2ª Via do Boleto IPTU Londrina PR

Caso o contribuinte não receba o carnê em casa, ele pode ser retirado na Praça de Atendimento da Prefeitura.

No entanto, com o intuito de garantir maior comodidade, o boleto também é disponibilizado via internet. Veja abaixo como emitir a segunda via:

  • Acesse o site da Prefeitura;
  • Em seguida, clique em “Serviços Online”;
  • Escolha a opção “IPTU”.

Ao chegar neste ponto, basta que o proprietário possua o número de inscrição imobiliária e CPF/CNPJ. O preenchimento dos dados não deve conter pontos ou traços.

Consulta IPTU- Londrina PR

Endereço e Telefone para atendimento do IPTU em Londrina PR

No Prédio da Prefeitura -Praça de Atendimento da Fazenda, de segunda a sexta-feira, possuidores de imóveis podem sanar algumas dúvidas:

  • Endereço: Av. Duque de Caxias, 635, Jardim Mazzei II, 86015901 – Londrina.
  • Telefone: (43)3372-4424/ (43) 3372-4242.

O horário de atendimento é de 12h às 17h30.

Compartilhe com seus amigos:
error: