IPTU Macapá AP: pagar com descontos e imprimir 2ª Via

Entre tantos compromissos do início do ano, o IPTU de Macapá, capital do Estado do Amapá, pode ser pago com bons descontos oferecidos pela Prefeitura da cidade.

Abaixo, o contribuinte macapaense poderá conferir as regras do IPTU Macapá AP e assim se preparar melhor para o pagamento, aproveitando os benefícios disponíveis.

Como funciona o IPTU?

IPTU Macapá - AP

Na capital do Amapá quem é responsável pela arrecadação do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana é a SEMFI, que é a Secretaria Municipal de Finanças. Assim, com alguns meses de antecedência a SEMFI define e divulga o calendário e as regras de pagamento do IPTU do exercício.

Com o intuito de reduzir a inadimplência são oferecidos descontos progressivos aos contribuintes. Ou seja, quanto mais tempo adimplente maior pode ser o desconto, e isso veremos mais detalhadamente a seguir.

Com toda certeza a arrecadação do IPTU é uma das principais receitas do município. De acordo com a Prefeitura, os valores arrecadados são divididos para a execução de diversos serviços. Para a educação, por exemplo, o percentual destinado é de 25%. Para as demais áreas os percentuais são de 15% para a saúde, 5% para o Legislativo, 1% para encargos e 54% para os serviços públicos como limpeza, recolhimento dos resíduos sólidos, obras e pavimentação.

Formas de Pagamento IPTU Macapá AP

O IPTU de Macapá pode ser pago de duas formas diferentes, a saber:

  • Pagamento á vista, com direito a desconto pela antecipação, com vencimento na mesma data da primeira parcela.
  • Parcelamento, sem direito ao desconto como acima, mas também sem acréscimos, desde que não ocorram atrasos nos pagamentos das cotas mensais.

Onde pagar o IPTU?

Há alguns anos a Prefeitura firmou convênio com o Banco do Brasil para que os contribuintes paguem de forma fácil e rápida o seu IPTU.

Para quem é correntista da instituição o pagamento poderá ser feito diretamente pelo aplicativo, caixas eletrônicos ou internet banking. O caminho a ser seguido em qualquer uma destas opções é: “Menu Pagamento – > Sem Código de Barras – > Lista de Débitos – > Consulta/Pagamento.” O correntista terá acesso à lista dos débitos detalhados vinculados ao seu CPF.

Para quem não é correntista ou prefira pagar de outra forma, basta emitir o boleto, como mostraremos a seguir, e quitar presencialmente na rede credenciada.

Desconto no IPTU de Macapá

Embora o ideal seja pagar à vista e obter o desconto pela antecipação, nem todos os contribuintes têm essa condição, visto que o início do ano já é um período de muitos compromissos além do IPTU.

Com o propósito de beneficiar mesmo quem parcela o imposto, é concedido descontos aos chamados “bons pagadores”. A cada ano que o contribuinte paga corretamente o seu IPTU vai acumulando descontos para os anos seguintes.

O valor do desconto já vem calculado no carnê e beneficia todos aqueles que se mantêm em dia com suas obrigações.

Como pagar o IPTU atrasado?

IPTU Macapá - Central

Se acaso o contribuinte perder a data de pagamento do seu IPTU, além de perder direito ao desconto da cota única, ainda terá acréscimos legais de juros de mora e multa.

Para que tenha sua situação regularizada, deverá emitir uma guia atualizada do IPTU de Macapá e efetuar o pagamento.

Por outro lado, aqueles que já têm dívidas vencidas há mais tempo, como aquelas inscritas em Dívida Ativa e protestadas, poderá parcelar em até 120 vezes ou pagar à vista com descontos que podem chegar a 80% nos juros e multas, de acordo com a campanha vigente na SEMFI e Prefeitura.

Neste caso, orientamos entrar em contato, nos endereços e telefones que listaremos no final deste artigo.

Consulta do IPTU Macapá AP – Imprimir 2ª Via

Os contribuintes poderão fazer a consulta e imprimir a Segunda Via do boleto do IPTU de Macapá AP seguindo os simples passos que listaremos abaixo:

  • Acesse, primeiramente, o site oficial da Prefeitura.
  • Em seguida, no menu “Cidadão”, escolha a opção “Serviços Online”.
  • Por fim, como na imagem abaixo, basta escolher a consulta por imóvel ou por proprietário, devendo informar os dados solicitados para finalizar a consulta.

IPTU Macapá - Consulta

Contato da Prefeitura de Macapá AP – Endereço e Telefone IPTU

Caso queira pagar a dívida de anos anteriores mediante o parcelamento, o contribuinte deve ir à Central de Arrecadação ao Contribuinte, localizada na Avenida Cônego Domingo Maltês com a Rua Jovino Dinoá, no bairro Trem, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Neste mesmo endereço acima será possível obter outros serviços relacionados ao IPTU da cidade.

Caso queira entrar em contato com a SEMFI, seguem os dados de contato:

  • Endereço: Logradouro: Avenida FAB, Bairro Central, número: 840.
  • Telefone: (96) 98802-8908.
  • E-mail: gabsemfi.pmm@gmail.com.
  • Horário de funcionamento: De 8h às 14h.
Compartilhe com seus amigos:
error: