IPTU Maringá PR: Como imprimir 2ª Via de boleto

Os proprietários de imóveis localizados na cidade de Maringá, no Paraná, podem realizar vários serviços do IPTU pelo site da Prefeitura. Entre estes serviços estão a consulta e emissão de Segunda Via do boleto do imposto.

Abaixo será possível conferir informações (muito) úteis sobre a cobrança do IPTU na cidade. Vamos lá…

Como funciona o IPTU?

Em suma, anualmente os contribuintes devem pagar o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana. Contribuinte é o proprietário de imóvel localizado na zona urbana do município, ou seja, donos de casas, apartamentos, lotes, comércios, entre outros.

Com os valores arrecadados pela Prefeitura de Maringá com o IPTU vários serviços podem ser realizados na cidade. Ao contrário do que muitos pensam, a arrecadação do imposto não é utilizada somente para obras e serviços relacionados às propriedades. Em outras palavras, pagando o seu IPTU você contribui para o desenvolvimento da cidade em diversos setores e aspectos, como a saúde e educação.

Como calcular o IPTU de Maringá – PR

IPTU Maringá PR

O IPTU de Maringá é calculado de acordo com o valor venal do imóvel, ou seja, seu valor de mercado. Sobre estes valores incidem alíquotas atribuídas por legislação municipal e então a multiplicação destes dois valores resulta no preço do IPTU no bolso do contribuinte.

E se eu não concordar com o valor? Tem como pedir Revisão do IPTU?

A resposta é sim! O contribuinte que discordar do valor lançado poderá entrar com requerimento, na Praça de Atendimento, fazendo as justificativas necessárias.

No fim desta página disponibilizaremos todos os endereços e telefones para tratar assuntos referentes ao IPTU da Prefeitura de Maringá.

Pagamento do IPTU Maringá – Parcelamento e Descontos

A Prefeitura e a SEFAZ oferecem opções diversas de pagamento. Quem preferir pagar à vista, por exemplo, tem direito a descontos sobre o valor total. São duas datas de vencimento com descontos – quanto antes for pago, maior o desconto.

Por outro lado, quem preferir poderá pagar durante o ano, parcelado. Neste caso não há descontos, mas também não há acréscimos (se não haver atraso).

Fique tranquilo: as datas de vencimento e os descontos oferecidos para cada data de antecipação já constam no carnê. Basta verificar no seu boleto recebido. Não recebeu? Não tem problema. Abaixo você pode saber como consultar e imprimir.

Consultar o IPTU de Maringá PR

Em primeiro lugar é importante esclarecer que os boletos do IPTU de Maringá são entregues aos contribuintes todos os anos, antes do vencimento.

No entanto, aqueles que possuem dúvidas e necessitam de fazer a consulta do IPTU online poderá acessar o site oficial e seguir os passos abaixo:

  • Primeiramente acesse a página da Prefeitura de Maringá.
  • Em “Serviços” deve-se escolher a opção “Portal de Serviços”.
  • Então, deve-se clicar em “Tributos Municipais”, como na imagem abaixo.

  • Depois disso, na página seguinte é necessário clicar em “Para continuar clique aqui”. Provavelmente será preciso instalar os programas Adobe Flash e Reader, como a própria Prefeitura avisa em seu site. Além disso, o contribuinte deve verificar se seu navegador não está bloqueando os “pop-ups”, que são as janelas abertas para fazer a consulta.
  • Por fim, informe seus dados solicitados na página para finalizar e consultar seu IPTU.

Como emitir a 2ª Via do Boleto IPTU

Caso tenha perdido seu carnê ou não tenha recebido, saiba que seguindo os mesmos passos da consulta é possível imprimir o boleto do IPTU Maringá.

Após realizar o passo a passo acima faça o download do arquivo e então a sua impressão.

Endereço e Telefone – Prefeitura IPTU Maringá

Em caso de dúvidas ou dificuldades o contribuinte deve comparecer à Praça de Atendimento da Prefeitura de Maringá, situada na Avenida XV de Novembro, nº701, térreo. O horário de funcionamento é das 08h às 11h30 e das 13h30 às 17h, em dias úteis.

Outra opção é entrar em contato pelo telefone do setor responsável pelo tributo na cidade: (44) 3221-1432.

Compartilhe com seus amigos:
error: