O IPTU de Mogi das Cruzes (SP) é um compromisso que deve ser pago (ou começar a ser pago) pelos contribuintes da cidade já no início do ano.
Apesar de ser comum à vida de muitos cidadãos, o assunto ainda gera dúvidas e questionamentos. Abaixo, o contribuinte do IPTU poderá conhecer regras de isenção, descontos, onde pagar e como emitir 2ª via de boleto.
O que você verá:
Anualmente a Prefeitura, através de seu setor responsável, faz o lançamento do IPTU. Para isso, ela se vale das informações cadastrais dos imóveis de seu banco de dados.
O IPTU é calculado tendo como base o valor venal do imóvel. Assim, caso a propriedade receba uma melhoria ou ampliação, naturalmente o imposto poderá vir mais alto no próximo lançamento.
Normalmente, o valor do IPTU é corrigido a cada ano pela inflação, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Porém, como dissemos acima, para imóveis com alteração de valor venal, o aumento poderá ser superior ao da inflação.
Entre as principais situações que dão direito à isenção do IPTU Mogi das Cruzes, temos os casos de aposentados e pensionistas, ex-combatentes e imóveis de baixo padrão. Veja abaixo:
Aposentados e pensionistas poderão requerer a isenção do imposto se atenderem aos seguintes requisitos:
De acordo com a Prefeitura, ex-combatente da 2ª Guerra Mundial também pode ter isenção do IPTU, desde que:
Caso se enquadre nas condições estabelecidas por lei, proprietários de imóveis de baixo padrão podem pedir isenção do IPTU.
Os requisitos são:
O requerimento deve ser apresentado no(a):
VEJA TAMBÉM: Você tem carro, moto ou algum outro tipo de veículo licenciado em São Paulo? Veja abaixo importantes publicações sobre o IPVA SP.
Os vencimentos se dão em parcelas mensais para quem optar pelo parcelamento ou já no início do ano com descontos para quem quiser pagar à vista.
Todas as datas e valores poderão ser observados nos carnês entregues nas residências ou na consulta de espelho disponível abaixo.
Veja também:
O pagamento do IPTU de Mogi das Cruzes poderá ser realizado em qualquer agência dos seguintes bancos autorizados:
Já no início do ano os contribuintes poderão consultar o espelho do IPTU de Mogi das Cruzes pelo site, seguindo os passos abaixo:
Após fazer a consulta acima, basta emitir o boleto e fazer a sua impressão para efetuar o pagamento.
O procedimento de emissão de 2ª via de boleto do IPTU de Mogi das Cruzes é válido tanto para parcelas em dia quanto em atraso.
No entanto, em casos de inscrição em Dívida Ativa, orientamos o contribuinte a buscar uma negociação junto do setor responsável (dados de contato abaixo).
PAC Braz Cubas
PAC Prédio I
CIC – Centro Integrado de Cidadania
O contribuinte também pode entrar em contato pelos telefones 4798-5000, 4798-5050 e 4798-5043.