IPTU Mossoró RN: veja como consultar e emitir 2ª via

Uma boa parte dos moradores de Mossoró, município localizado no interior do Rio Grande do Norte, possui um compromisso anual com a Prefeitura: o pagamento do IPTU. Dessa maneira, algumas dúvidas referentes a esse tributo podem surgir.

Com a finalidade de auxiliar os contribuintes, abaixo estão algumas informações que possibilitam uma melhor compreensão sobre esse imposto. Vejam como consultar DAM e emitir a 2ª via e tire as dúvidas mais frequentes entre os pagantes.

O que é o IPTU?

IPTU Mossoró - RN

O IPTU – Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, como o próprio nome já deduz, é um tributo cobrado sobre imóveis localizados em zona urbana. Tais imóveis podem ser edificados ou não. Isto é, entram na contagem casas, apartamentos, lotes ou pontos comerciais.

Sem dúvidas, com essa arrecadação, a Prefeitura tem uma importante receita que pode ser utilizada em melhorias na cidade. Dessa forma, é de suma importância que o contribuinte esteja em dia.

Se você possui ou mora em um imóvel alugado e não sabe ao certo de quem é a responsabilidade sobre o pagamento, pode esclarecer essa questão clicando aqui.

Como pagar o IPTU em Mossoró RN

Em resumo, o débito pode ser quitado de duas maneiras:

  • à vista com desconto
  • dividido em até oito vezes

De acordo com o site da Prefeitura, estando em situação tributária regular é mais vantajoso escolher a primeira opção, visto que garantirá um maior desconto em relação à segunda. Entretanto, isso não significa que o pagamento parcelado não possua alguma vantagem. Estando em dia com o município, também é possível obter descontos com o parcelamento, porém em menor proporção.

Onde pagar o IPTU?

O pagamento do IPTU Mossoró pode ser realizado nas seguintes agências credenciadas, mediante apresentação do Documento de Arrecadação Municipal (DAM).

  • Banco do Brasil
  • Caixa Econômica Federal
  • Banco do Nordeste
  • Bradesco
  • Lotéricas

Consultar o IPTU Mossoró RN

Em primeiro lugar, é válido lembrar que todos os anos a Prefeitura envia os carnês pelos Correios nos endereços cadastrados. Neles, estarão disponíveis as duas opções de pagamento (cota única e parcelado).

Contudo, se porventura o proprietário precisar consultar o boleto, este pode ser gerado online:

  • Acesse o site da Prefeitura.
  • Clique no link “Portal do Contribuinte”, situado na parte superior à direita.
  • Em seguida, na parte esquerda da página, clique em “IPTU”.
  • Por fim, acesse “DAM de Exercício Atual”, como na imagem abaixo, e informe os dados solicitados (Sequencial do imóvel ou Inscrição do imóvel).

2ª VIa IPTU Mossoró RN

Em contrapartida, se o contribuinte não tiver acesso à internet poderá comparecer ao Setor de Atendimento da SEFAZ, na Av. Alberto Maranhão, 1180, Centro, e solicitar a emissão do boleto.

Como emitir a 2ª Via do Boleto

Tendo perdido o boleto ou se não pôde pagá-lo no tempo ideal, o proprietário do imóvel pode emitir a 2ª via seguindo os mesmos passos descritos acima, referentes à consulta do IPTU.

Todavia, sendo referente a anos anteriores, após selecionar a opção “IPTU”, clique em “DAM de Exercícios Anteriores” para chegar à página abaixo.

2ª VIa IPTU Mossoró RN atrasado

Logo após preencher os dados solicitados clique em imprimir.

Endereço e Telefone Prefeitura Mossoró RN

Caso ainda restem dúvidas, o contribuinte pode buscar informação nas seguintes opções:

  • Por e-mail: fiscal@prefeiturademossoro.com.br.
  • Por Telefone: (84)33154890 ou WhatsApp (84)988494027.
  • Pessoalmente, no Setor de Atendimento ao Contribuinte na Secretaria da Fazenda, localizada na Av. Alberto Maranhão, 1180, Centro, Mossoró/RN. O horário de funcionamento é das 07:00 às 15:00h, de segunda à sexta-feira.
Compartilhe com seus amigos:
error: