IPTU Natal RN: 2ª via de boleto e descontos

Início do ano é o momento de começar a pagar os tradicionais compromissos financeiros desta época, e entre eles está o IPTU de Natal, capital do Rio Grande do Norte.

Se você possui imóvel na capital potiguar deve anualmente recolher os valores lançados e cobrados pela Prefeitura.

Mas não se preocupe. Abaixo separamos as principais informações para te deixar por dentro, inclusive aproveitando oportunidades de obter descontos no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana.

Como funciona o cálculo do IPTU?

Para que seja definido o valor a ser pago pelo seu IPTU são considerados dois componentes. Em primeiro lugar, o valor venal do imóvel. Em segundo lugar, a alíquota correspondente.

O valor venal, ou seja, valor de mercado, é calculado pela Prefeitura, utilizando técnicas de avaliação, como em todas as cidades. Assim, a localização, tamanho, área construída e outros fatores são levados em conta para se chegar ao valor final.

Por outro lado, a alíquota é fixada e determinada por leis municipais, variando menos do que os valores dos imóveis. Multiplicando o valor do imóvel pela alíquota tem-se o preço do IPTU no bolso do contribuinte.

Por fim, com os valores arrecadados a Prefeitura realiza obras e serviços não somente em áreas relacionadas ao IPTU, mas também em educação, saúde, entre outras.

IPTU Natal RN

Como e onde pagar o IPTU Natal RN

De acordo com a Prefeitura, os boletos para pagamento são enviados e entregues pelos Correios, obedecendo inicialmente a localização das propriedades. Portanto, mantenha seu cadastro atualizado para sempre receber seu carnê em casa.

Se acaso não receber o carnê, o contribuinte poderá emitir a Segunda Via na seção de consulta mais à frente, neste mesmo artigo.

De posse do documento basta se dirigir aos postos de recebimento, que são as agências bancárias da cidade e seus correspondentes autorizados.

Desconto no IPTU

Sem dúvidas a cidade de Natal é uma das que mais concede descontos ao contribuinte dentre as capitais dos Estados brasileiros. Isso porque com o Programa Bom Pagador é possível obter um bom desconto no pagamento em Cota única, no início do ano. O percentual oferecido bem como as datas constam no carnê que será possível consultar a seguir.

Por outro lado, quem parcelar não terá direito ao desconto, mas também não tem acréscimos, se os pagamentos das cotas mensais forem efetuados até o vencimento.

Para que o desconto do IPTU de Natal em Cota Única seja possível, é preciso estar em dia com o município até o lançamento do imposto. Regularize sua situação e aproveite as condições.

Como pagar o IPTU atrasado?

Além de dar descontos para os bons pagadores em cota única, a Prefeitura oferece ainda condições suficientes para quem aqueles que estejam em atraso quitem seus débitos. É possível, por exemplo, pagar dívidas vencidas parcelando e obtendo descontos (nos juros e multas).

As condições atuais, conforme a Prefeitura, são:

  • Liquidação em cota única com 30% de desconto nos juros e multa.
  • Desconto de 25% para parcelamento em até 6 vezes.
  • 20% se ocorrer em até 12 parcelas.
  • Redução de 15% quando a liquidação ocorrer em até 18 parcelas.
  • 10% de abatimento se forem até 24 cotas.
  • Por fim, 5% quando a liquidação ocorrer em até 30 parcelas.

Procure a SEMUT para verificar as condições atuais de desconto e parcelamento oferecidas. Os contatos estarão no fim deste artigo.

Consulta IPTU Natal RN – Segunda Via Portal Directa

Primeiramente é importante informar que a SEMUT não emite em sua a 2ª Via do IPTU. Entretanto, haverá atendimento de IPTU na sede para cidadãos que estejam com o cadastro desatualizado relativo ao CPF do titular do imóvel

Se acaso houver extravio ou perda do carnê, será possível consultar e emitir a 2ª Via do IPTU de Natal RN através do site da Prefeitura de Natal. Veja abaixo os passos para emitir o documento:

  • Acesse o site oficial do Portal Directa.
  • Em seguida, no menu de carnês clique em “Emitir IPTU”.
  • Informe os dados solicitados e finalize a consulta e impressão.

Aplicativo Directa IPTU Natal

O documento também pode ser obtido pelo aplicativo Directa, disponível para Android e iOS, nos links abaixo:

Aplicativo para dispositivos Android: Baixe no Google Play.

App para iPhone (Apple): Faça o download no App Store.

Telefone e Endereço para Atendimento do IPTU Natal RN

IPTU Natal RN SEMUT

Embora muitos serviços sejam oferecidos pela internet, em alguns casos pode ser necessário comparecer nos locais de atendimento abaixo:

SEMUT – Secretaria Municipal de Tributação

Endereço: Rua Açu, 394 – Tirol – Natal/RN.

Telefone: (84) 3232-8882.

Compartilhe com seus amigos:
error: