IPTU Nova Iguaçu RJ: consulta e 2ª Via de boleto atrasado

Em Nova Iguaçu RJ, similarmente a outros municípios, os contribuintes do IPTU precisam ficar em alerta para as novidades e comunicados sobre esse imposto.

Neste artigo estão disponibilizadas muitas informações relevantes sobre esse tributo. Entre elas, podemos citar os procedimentos para consulta e emissão de 2ª via, pagamento de atrasado e dívida ativa. Confira:

Por que pagar o IPTU?

Muito mais que ficar livre de sanções, o pagamento do IPTU é importante para a melhoria da cidade.  Isso porque a receita arrecadada pode ser aplicada em outras áreas, além das relacionadas às propriedades.

Assim sendo, setores fundamentais para a população podem ser beneficiados e no fim das contas, todo mundo sai ganhando. Você pode conferir exemplos práticos em nosso artigo especial sobre o IPTU.

Como pagar o IPTU em Nova Iguaçu RJ

IPTU Nova Iguaçu - RJ

A princípio, o IPTU Nova Iguaçu RJ pode ser pago de duas maneiras:

  • Cota Única com desconto.
  • Parcelado em até 10 vezes.

Para o pagamento integral, com dito acima, são fornecidos descontos. Aliás, é válido ressaltar que normalmente são oferecidas duas opções de cota única, sendo que a primeira oferece desconto maior do que a segunda.

Já no parcelamento não são oferecidas as mesmas vantagens. Contudo, permite que os contribuintes não fiquem muito apertados e assim, evita a inadimplência no município.

Onde pagar?

Para saldar o IPTU, os pagantes podem se direcionar às agencias credenciadas, bem como aos correspondentes conveniados. São alguns exemplos:

  • Banco do Brasil
  • Caixa Econômica Federal
  • Bradesco
  • Lotéricas

Veja também: Proprietário ou Inquilino: quem deve pagar o IPTU?

IPTU atrasado: ano em exercício e anos anteriores

O pagamento de dívidas em atraso não é um bom negócio para ninguém. Para os contribuintes do IPTU, por exemplo, não estar em dia gera algumas penalidades. Estas, por sua vez, serão aplicadas tanto se o atraso for do ano corrente ou de exercícios anteriores. Entenda a diferença de cada caso:

Ano em exercício:

Não quitar o IPTU do ano em exercício, além da perda dos descontos oferecidos, faz com que juros e multas sejam acrescidos. Desse modo, o valor tende a ficar cada vez maior e mais complicado para saldá-lo.

Neste caso, para se regularizar, basta emitir a segunda via do boleto atualizado (aqui ensinamos como fazer isso). Em seguida, realize o pagamento na agência credenciada mais próxima de você.

Anos anteriores (Dívida Ativa):

Quando a dívida é mais antiga, juros e multas também serão acrescidos, como no atraso do ano corrente. Porém, acaso continue inadimplente, o contribuinte pode ser inscrito na Dívida Ativa Municipal. Como resultado, o proprietário pode ter desde restrições ao seu CPF até a penhora do imóvel.

Estando inscrito, é preciso procurar o quanto antes a Prefeitura e tentar uma renegociação. Alguns municípios conseguem oferecer descontos sobre os juros e multas e/ou parcelamento da dívida.

Em Nova Iguaçu, existem programas que oferecem até 80% de desconto e parcelamento* em até 60 vezes com descontos menores. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Central de Atendimento ao Contribuinte, no prédio da Prefeitura.

*Para saber mais sobre o parcelamento da dívida em Nova Iguaçu RJ, clique aqui.

Consulta do IPTU Nova Iguaçu RJ

Ainda que tenha perdido (ou não recebido) o carnê do IPTU Nova Iguaçu RJ, os contribuintes não precisam se preocupar. Isso porque são disponibilizadas algumas opções para consultar e emitir a segunda via.

Dessa forma, é garantido aos contribuintes os descontos e vantagens do pagamento dentro dos prazos estabelecidos.

Imprimir 2ª Via Boleto IPTU Nova Iguaçu RJ

Além de poder retirar a 2ª via pessoalmente, a Prefeitura de Nova Iguaçu também permite a emissão online da guia.

Na primeira opção, os contribuintes devem comparecer à sede da Secretaria Municipal de Economia e Finanças e solicitar o boleto. No segundo caso, os pagantes devem acessar o Portal da Prefeitura e realizar o passo a passo a seguir:

  • Primeiramente, estando na página inicial o contribuinte deve clicar em “Serviços”, localizado na parte superior do site.
  • Em seguida, acessar “Finanças e Tributos”
  • Por fim, clicar em “IPTU”, localizado à esquerda da página, e informar o registro do imóvel.

Consulta IPTU- Nova Iguaçu RJ

Endereço e Telefone para atendimento

IPTU Nova Iguaçu - Prefeitura

Em caso de dúvidas, você pode se direcionar à:

Secretaria Municipal de Economia e Finanças

  • Rua Athaide Pimenta de Moraes, 528 – Centro – Nova Iguaçu.
  • Telefone: (21) 2666-4970

Procuradoria-Geral do Município (PGM) – Central de Atendimento Dívida Ativa

  • Rua Athaíde Pimenta de Moraes, 335, Centro
  • Telefone: (21) 3779-1149
  • E-mail: dividaativapgm@novaiguacu.rj.gov.br

Ouvidoria da Prefeitura:

  • Telefone: (21) 2666-4910
  • E-mail: ouvidoria@novaiguacu.rj.gov.br
Compartilhe com seus amigos:
error: