Início de ano é o momento de buscar informações sobre as despesas comuns a esta época. O IPTU Suzano – SP é uma destas obrigações.
Abaixo o contribuinte suzanense poderá obter informações completas e objetivas sobre o imposto. Acompanhe:
O que você verá:
O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana é cobrado anualmente dos contribuintes do município. Assim, todos os anos a Prefeitura de Suzano define e divulga quais são as regras para o exercício fiscal. No entanto, a maioria das regras não sofre alteração de um ano para outro, sendo mantidas basicamente as mesmas condições de pagamento e descontos.
Na cidade, que tem cerca de 300 mil habitantes, cerca de 120 mil imóveis são tributados. Com os recursos arrecadados com o pagamento do IPTU são realizadas benfeitorias e obras no município. Em outras palavras, com o pagamento do imposto o cidadão suzanense contribui com o desenvolvimento da cidade. Isto porque o IPTU é uma das principais receitas da Prefeitura Municipal.
O cálculo do IPTU Suzano – SP ocorre da mesma forma que nas outras cidades de São Paulo e do Brasil, ou seja, com relação ao valor do imóvel. No entanto, é importante ressaltar que cada município tem suas regras próprias para valorar os imóveis e para definir suas alíquotas.
Em suma, multiplica-se o valor venal (valor de mercado) do imóvel pela alíquota atribuída pela Prefeitura.
O valor do imóvel é definido na PGV – Planta Genérica de Valores de Suzano. Este documento é atualizado conforme as propriedades da cidade recebem melhorias e consequentemente se valorizam.
Por outro lado, as alíquotas do IPTU de Suzano são de:
Não são todos os imóveis que são tributados e, portanto, nem todos os proprietários devem pagar o IPTU. Alguns casos dão direito à isenção do pagamento do imposto, como a isenção para contribuintes com câncer e doenças raras.
Além disso, aposentados e pensionistas também são isentos, desde que possuam apenas um imóvel e que nele residam.
Em outras situações de emergência a Prefeitura concede isenção do IPTU. Foi o que aconteceu com os moradores da cidade que sofreram com severas chuvas em determinados bairros, por exemplo.
Em primeiro lugar é preciso consultar os débitos e emitir o documento de pagamento, caso não tenha recebido. Isto nós ensinaremos abaixo.
De posse do boleto do IPTU você pode optar por pagar até a data de vencimento da cota única e obter o desconto oferecido ou pagar as parcelas em seus determinados vencimentos.
O pagamento do IPTU Suzano à vista com desconto é uma interessante opção, caso esta antecipação não comprometa as finanças do contribuinte.
VEJA TAMBÉM: Você tem carro, moto ou algum outro tipo de veículo licenciado em São Paulo? Veja abaixo importantes publicações sobre o IPVA SP.
O imposto pode ser pago no autoatendimento das seguintes instituições financeiras:
Quem não for correntista destes bancos poderá pagar nos correspondentes bancários destas instituições, como a Lotérica, Mais BB, Postos Caixa, etc.
Em primeiro lugar é importante ressaltar que o não pagamento do IPTU em dia acarreta acréscimos, como juros, multas e correção. Além disso, em situações mais graves a dívida pode ser cobrada judicialmente pela Prefeitura.
Para pagar o IPTU atrasado basta seguir os mesmos passos abaixo (de consulta e 2ª Via) para verificar os débitos acumulados. Posteriormente basta imprimir e pagar nos postos já indicados acima.
Caso não seja possível verificar os débitos abaixo, certamente o imóvel possui situação irregular e a consulta deve ocorrer diretamente com o setor responsável (os contatos estarão no fim desta página).
Muitos serviços relacionados ao IPTU são oferecidos de forma virtual. Assim, o contribuinte pode realizar suas consultas e obter informações sem sair do conforto de casa.
Para consultar débitos do IPTU Suzano – SP basta seguir os passos abaixo:
A 2ª Via do Boleto do IPTU pode ser acessada de forma rápida e fácil. Antes de tudo, é preciso lembrar que a Prefeitura atualmente envia os carnês do IPTU para as residências e endereços cadastrados dos contribuintes. Assim, é muito importante sempre manter os dados atualizados.
Para emitir a Segunda Via siga os passos abaixo:
Caso lhe falte ainda alguma informação você pode deixar um comentário abaixo ou então entrar em contato com a Secretaria de Finanças. A pasta é a responsável pela cobrança do imposto na cidade. Seguem abaixo os dados de contato:
Telefone: (11) 4745-2000 / (11) 4745-2010
Endereço: Centro Unificado de Serviços – Avenida Paulo Portela, 210, Sala 205, Centro.