IPTU Teresina PI: veja como pagar com descontos e atrasado

O IPTU na cidade de Teresina pode ser pago pelos contribuintes com descontos oferecidos pela Prefeitura, mas também pode ser parcelado.

Abaixo será possível se informar a respeito do imposto, inclusive tirar dúvidas sobre o IPTU atrasado. Vamos lá!

Como funciona o IPTU?

IPTU Teresina PI

Em suma, todo início de ano o imposto começa a ser cobrado dos contribuintes, que são aqueles que possuem imóveis de qualquer natureza localizados na zona urbana da capital piauiense.

Assim, se você possui casa, apartamento, comércio ou até mesmo lote vago, deve pagar anualmente o IPTU, que é o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana.

Com os recursos arrecadados pela Prefeitura são realizadas melhorias em diversas áreas, como por exemplo saúde e educação, e também melhorias de infraestrutura, como calçamentos.

Cálculo do Valor do IPTU Teresina PI – Alíquotas

Você sabe como é calculado seu IPTU? Não? Então veja abaixo:

Basicamente a Prefeitura avalia os valores venais, isto é, valores de mercado de todos os imóveis da cidade. São levados vários fatores em consideração para a realização deste cálculo, como localização, qualidade do acabamento, área do terreno e construída, entre outros.

Em seguida, após definido o valor do imóvel, este é multiplicado por sua alíquota, que nada mais é do que uma porcentagem sobre o valor do imóvel. Ela é definida por legislação municipal e pode variar conforme abaixo:

  • Imóvel residencial tem alíquota de 0,20% a 1,00%, de acordo com o valor venal calculado.
  • Imóveis não residenciais, mas edificados, podem ter alíquota entre 0,20% e 1,20%, também dependendo do valor venal.
  • Por fim, imóveis não edificados (terrenos) podem ter alíquotas de 1,20% a 2,60%, conforme for seu valor venal.

Reajustes e Aumentos do IPTU de Teresina

A legislação municipal prevê ainda que o valor deve ser reajustado de acordo com a inflação observada no país. Por isso, anualmente os contribuintes têm automaticamente uma atualização do valor a ser pago.

Para tanto, é utilizado o IPCA, que é o índice oficial de inflação do país, calculado e divulgado pelo IBGE.

Como pagar o IPTU Teresina PI

IPTU Teresina

Todo início de ano o contribuinte recebe o boleto do IPTU em sua residência ou em outro endereço, escolhido pelo próprio proprietário junto da Prefeitura. Mantenha seu cadastro sempre atualizado para evitar problemas no recebimento.

Como pagar o IPTU atrasado?

Primeiramente é preciso lembrar que o IPTU atrasado tem acréscimo de encargos legais de multa de 20% e juros de mora 1% ao mês. Além disso, poderá ocorrer a inscrição do débito na Dívida Ativa do Município. Sobre os débitos inscritos em Dívida Ativa serão cobrados honorários advocatícios, de 10%.

O boleto de pagamento original somente permite o recebimento até a data do vencimento, ou seja, em caso de atraso será necessário reemitir e isso vamos mostrar mais à frente como fazer. Posteriormente à reemissão basta pagar nos pontos de recebimento abaixo.

Onde pagar o IPTU

De acordo com a Prefeitura, será possível efetuar o pagamento através das agências e dos pontos de atendimento dos seguintes agentes credenciados:

  • Banco do Brasil S.A
  • Caixa Econômica Federal e Casas Lotéricas
  • Banco do Nordeste do Brasil S/A
  • Itaú S.A
  • Santander
  • Bradesco
  • Banco Postal dos Correios

Desconto no IPTU

De fato, todos querem obter descontos em seus pagamentos, não somente do IPTU. No entanto esta opção está disponível exclusivamente para quem faz o pagamento à vista do IPTU de Teresina.

Por outro lado, a Prefeitura oferece também o pagamento com parcelas mensais. Neste caso, entretanto, não há direito a descontos.

As datas de vencimento da cota única e parcelas e também os valores com descontos já constam no carnê recebido. Se você não recebeu o seu, poderá saber como emitir a 2ª Via logo abaixo.

2ª via do IPTU Teresina – Como consultar

Se acaso não receber o boleto ou por outro motivo for necessária a sua reemissão, ela poderá ser facilmente realizada seguindo os passos abaixo:

  • Em primeiro lugar acesse o Portal Teresinense Digital, no site oficial da Prefeitura.
  • Em seguida, no menu “Finanças”, clique em “IPTU”.
  • Agora escolha conforme imagem abaixo a sua situação – “2ª Via IPTU” ou “2ª Via IPTU em atraso”.

  • Por fim, forneça os dados, como a Inscrição Imobiliária e efetue a consulta.

Contato da Prefeitura de Teresina PI

Parta obter atendimento presencial ou telefônico confira as informações abaixo:

Central de Atendimento ao Público – CAP CENTRO

Rua Álvaro Mendes nº 884 – Centro.

Telefone: 3215-7557.

Horário: 7:30 às 13:00.

Central de Atendimento ao Público – CAP LESTE

Avenida Zequinha Freire nº 370 – Bairro Uruguai (Próximo a Faculdade Novafapi).

Telefone: 3215-7870.

Horário: 7:30 às 13:00.

Compartilhe com seus amigos:
error: