Deixar o IPVA Amazonas Atrasado pode gerar mais dor de cabeça do que muitas vezes o proprietário pode imaginar. E especialmente no Estado, nos últimos anos o percentual de veículos com licenciamento atrasado passou de 70%.
Abaixo vamos mostrar quais são as possíveis consequências de quem deixa o IPVA AM atrasado. Além disso, vamos falar sobre descontos, anistia e como consultar e pagar o IPVA.
O que você verá:
Quem deixar o IPVA Amazonas atrasado, além de perder os descontos por antecipação, terá acréscimos de juros e multas de 20% do valor do imposto, no caso de recolhimento espontâneo, e 50% no caso de o veículo ser apreendido por órgão competente. Isso é o que prevê o Código Tributário do Estado.
Lembramos que o Estado do Amazonas é certamente um dos que mais oferece descontos no pagamento do IPVA. É possível obter até 30% de desconto, quando o contribuinte cumpre com todos os requisitos estabelecidos.
Se você quer saber como ter até 30% de desconto no IPVA AM, acesse agora a nossa página especial sobre Pagamentos e Descontos do IPVA Amazonas.
Quando o débito permanece atrasado, ele é inscrito em Dívida Ativa. O responsável pode ter a dívida protestada e ter o seu CPF ou CNPJ negativado.
O veículo que não está licenciado pode ainda ser recolhido pelos órgãos competentes, o que gera multa por infração de trânsito.
Para consultar o IPVA inscrito em Dívida Ativa, acesse a página de consulta da SEFAZ e informe o CPF ou RENAVAM ao escolher o tipo de pesquisa na seção “Consulta Situação Dívida Ativa”.
Com certa frequência a SEFAZ AM promove ações para recuperar créditos vencidos do IPVA (e de outros impostos estaduais).
Neste sentido, os contribuintes podem aproveitar as oportunidades para obter descontos e até mesmo anistia do IPVA vencido. Isso porque muitas vezes são concedidos abatimentos e até anulação dos juros e multas acumulados. É possível, ainda, parcelar o valor total do débito, dentro das condições oferecidas pela medida que estiver vigente.
Na seção abaixo será possível saber como consultar o IPVA AM atrasado e saber como renegociar e pagar.
Veja outros assuntos sobre o IPVA do Amazonas:
A partir do início de janeiro os contribuintes já poderão verificar o valor do imposto a ser pago. A consulta pode ser feita no portal da SEFAZ, disponível no endereço eletrônico sefaz.am.gov.br/, ou ainda no site oficial do Detran AM.
Após acessar a página, basta informar os dados do veículo para consulta, como a placa e o RENAVAM. Além dos valores referentes ao IPVA, será possível consultar multas e outras informações referentes ao veículo.
Caso o contribuinte tenha dívidas atrasadas do ano em curso, as guias já serão emitidas atualizadas para pagamento nos bancos informados abaixo:
O pagamento através destas instituições listadas acima pode ocorrer em diversos canais. O contribuinte pode pagar pelo aplicativo, internet banking e caixas eletrônicos, por exemplo.
Caso seja preciso renegociar as dívidas, é possível pedir o parcelamento do IPVA Amazonas pelo site da SEFAZ. Deve-se escolher a opção “PARCELAMENTO DE DÉBITOS – IPVA” e depois “Protocolar Serviço”.
Em caso de dúvidas deve-se entrar em contato pelos telefones (92) 2121-1781 / (92) 2121-1627 / (92) 2121-1766 ou pelo e-mail gdef@sefaz.am.gov.br.