Confira aqui como consultar o IPVA Paraná Atrasado no site do Detran PR e veja como obter descontos e efetuar o parcelamento e o pagamento do imposto.
O IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores deve seguir sem alterações para o próximo ano no Estado do Paraná. Dessa forma, os contribuintes paranaenses deverão contar com os mesmos descontos, prazos e regras adotados nos últimos anos.
A confirmação sobre todas as informações do IPVA Paraná só vem com a divulgação feita pela Secretaria de Estado da Fazenda, geralmente em dezembro.
O que você verá:
O Estado utiliza a pesquisa no mercado feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE como referência para estabelecer o valor do imposto a ser recolhido (isso para veículos usados). Já para veículos novos é utilizado o valor do documento oficial de compra, como a Nota Fiscal.
Sobre os valores apontados pela Tabela Fipe e pelos documentos referentes à aquisição de veículos novos é calculado o imposto, de acordo com as alíquotas. Conheça todas as alíquotas do IPVA do Paraná e entenda melhor como funciona o cálculo.
Porém, quando o contribuinte deixa o IPVA PR atrasado, o cálculo não se limita apenas às regras acima. A partir do primeiro dia de atraso o valor total da dívida é atualizado, conforme detalhamento abaixo.
De acordo com o Governo do Estado, para quem perder a data de pagamento será cobrada multa de 0,33% ao dia mais a taxa Selic. Além disso, a multa é de 10% mais a taxa Selic, depois de um mês de atraso.
Atenção: além das multas e juros por atraso, o motorista estará sujeito a multa de trânsito e pontos na carteira em uma eventual fiscalização, pois o seu veículo não estará licenciado.
Outro ponto importante a ser tratado é sobre os descontos perdidos: são oferecidos descontos no pagamento do IPVA em dia, e esses descontos são automaticamente perdidos quando o imposto fica atrasado. Conheça todas as opções de pagamento e descontos oferecidos.
É muito comum essa dúvida sobre a apreensão do veículo em caso de IPVA atrasado no Paraná. A questão é simples: o fato do IPVA estar atrasado, por si só, não pode gerar apreensão do veículo, pois imposto não pode ter caráter de confisco.
Apesar disso, é preciso lembrar que pagar o IPVA é necessário para que seja efetivado o devido licenciamento do veículo. De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito:
Assim, com o IPVA atrasado você não terá o licenciamento, e sem o licenciamento você poderá ter o veículo apreendido, além de ser autuado/multado.
O IPVA do exercício corrente pode ser pago parcelado, conforme o calendário divulgado anualmente pelo Governo do Estado. Após esse prazo, o pagamento do IPVA atrasado do exercício atual só poderá ser efetuado integralmente.
Por outro lado, o imposto de exercícios anteriores, inscrito ou não em dívida ativa, poderá ser parcelado até mesmo pela internet, no portal SEFA, ou nas Agências da Receita Estadual, em até 10 (dez) vezes. O valor mínimo para cada parcela não poderá ser inferior a uma UPF.
Cm alguma frequência podem ser lançados programas de recuperação fiscal, em que o Estado pode conceder algum percentual de descontos sobre multas e juros acumulados. Entre em contato com uma das Agências da Receita Estadual ou acesse o site da Secretaria de Fazenda e confira se há alguma medida vigente.
Recentemente foi disponibilizada a opção que permite o parcelamento do IPVA PR com cartão de crédito. Este serviço é prestado por empresa terceirizada.
É possível parcelar o imposto atrasado do ano atual em até 12 vezes, a depender das condições da empresa terceirizada, que tem autonomia para definir:
IPVA de anos anteriores podem não estar disponíveis para parcelamento.
Acesse agora mesmo a Página de Empresas Credenciadas – Pagamento IPVA PR Cartão de Crédito.
Veja outros assuntos sobre o IPVA do Paraná:
Segundo a Secretaria de Estado da Fazenda os boletos não serão mais enviados às residências dos proprietários, como acontecia em anos anteriores.
A qualquer tempo os contribuintes poderão acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito – Detran para consultar o IPVA Paraná e imprimir o boleto, seja de débito em dia ou atrasado.
Para emitir e consultar a guia de pagamento basta preencher os campos no link a seguir: Consulta IPVA PR.