Veja aqui como consultar, emitir e efetuar o pagamento com descontos no IPVA ES 2025, além de conferir informações muito importantes sobre o imposto.
Nas últimas semanas temos falado especialmente sobre o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores do Espírito Santo. Estamos detalhando as principais regras e informações do IPVA ES 2025, como:
A lista completa de artigos sobre as regras do imposto no ES, além do IPTU das principais cidades do Estado, você pode conferir aqui.
O que você verá:
Primeiramente, para pagar o IPVA, é preciso consultar os valores devidos e emitir os documentos para pagamento.
De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ ES), a emissão dos documentos pode ser realizada tanto no site da pasta, quanto no site do DETRAN ES.
Para fazer a consulta e posteriormente a emissão, o contribuinte precisa ter em mãos os dados do veículo, como RENAVAM e Placa.
O contribuinte tem a opção de pagar o IPVA ES 2025 com descontos de 15%, mas para isso deve escolher por quitar em cota única. Nesse método de pagamento o contribuinte antecipa todo o valor do débito no início do calendário estabelecido pela SEFAZ e ganha os descontos previamente divulgados.
Para pagar com desconto basta observar a data correta de vencimento, emitir o boleto pelo site (conforme link acima) e quitar o IPVA em um dos locais indicados abaixo (Bancos Credenciados).
O IPVA poderá ser pago em cota única com desconto ou parcelado. No caso de parcelamento, poderá ser em até seis parcelas, para todos os tipos de veículos.
Lembre-se de que a cota única ou a primeira parcela vencem na mesma data. As demais parcelas vencem no(s) mês/meses seguinte(s).
O pagamento deverá ser realizado na rede bancária autorizada, a saber:
Caso o contribuinte não tenha acesso à internet, poderá buscar atendimento presencial.
Viu como é simples pagar o IPVA ES 2025? Basta acessar o site, inserir os dados do veículo, emitir as guias e efetuar o pagamento nos bancos, seja nos caixas eletrônicos, aplicativos para celular, correspondentes autorizados e nas próprias agências.
Existe apenas uma Tabela de Vencimentos, unificada, atendendo a todos os veículos leves (Automóveis, Caminhonetas, Utilitários, Motocicletas, Ciclomotores e Motor-Casa) e veículos pesados (Ônibus, Micro-Ônibus e caminhões).
Os meses de vencimento não mudam conforme a placa do veículo. Contudo, os dias de vencimento dentro de cada mês são diferentes. Assim, finais de placa 1 e 2, por exemplo, têm vencimento antes das outras placas, como 3 e 4 e assim por diante.
Em caso de atraso no pagamento, incidirá multa de 0,33% valor do imposto devido, por dia de atraso, desde que o recolhimento ocorra até 60 dias após o vencimento. Após 60 dias de vencido, multa de 20% do valor do imposto.
O cálculo do IPVA é resultado da simples multiplicação do valor do veículo tributado pela sua alíquota correspondente.
O valor de tabela normalmente é aquele da Tabela FIPE, tabela esta utilizada pelo Estado do Espírito Santo anualmente como base de cálculo do imposto.
Por outro lado, as alíquotas são estabelecidas por leis estaduais e variam conforme a categoria do veículo.