Se você é proprietário de um veículo emplacado em Brasília poderá conhecer abaixo todas as regras de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA DF 2025.
Cerca de 1,3 milhão de veículos em Brasília são tributados anualmente e a obrigação do pagamento do imposto é do proprietário.
Com os recursos recolhidos através do IPVA DF o Governo do Distrito Federal deve realizar melhorias não somente no trânsito, mas também investir os valores em educação e saúde. Daí a importância de pagar o imposto em dia.
Além disso, os contribuintes que atrasarem o pagamento e não mantiverem seus respectivos veículos devidamente licenciados estarão sujeitos a juros, multas de atraso e de trânsito e também a apreensão do veículo pelas autoridades competentes, conforme prevê a legislação vigente.
O que você verá:
O valor do IPVA DF 2025 a ser pago é calculado utilizando o valor venal (valor de mercado) do veículo e a alíquota aplicada pela SEF – Secretaria de Estado da Fazenda.
Anualmente as tabelas com todos os modelos de veículos emplacados no DF com seus respectivos valores são divulgadas.
Lembramos que não é observado o estado de conservação dos veículos de forma individualizada, mas somente o preço médio de venda praticado no Distrito Federal, de acordo com a potência, modelo, ano de fabricação e tipo de combustível.
As alíquotas do IPVA DF 2025, por sua vez, são determinadas por legislação. Essas informações todas estão disponíveis no site oficial do Governo do DF. Confira abaixo as alíquotas adotadas no DF:
Há ainda alíquotas diferenciadas para veículos novos que tiveram isenção do IPVA no ano da aquisição, além de veículos de locadoras. Veja todas as regras na página que tratamos sobre as alíquotas do IPVA DF.
O pagamento do IPVA DF 2025 poderá ser efetuado em cota única ou em até seis parcelas, com exceção de casos em que o valor de cada parcela seja inferior a R$ 50,00. Além disso, se o valor do IPVA for de até R$ 100,00, este só poderá ser quitado de forma única, em fevereiro.
O pagamento da cota única deve ser efetuado no vencimento da primeira parcela. De acordo com o que foi divulgado pela SEFAZ, não haverá desconto oferecido para a cota única.
Quem optar pelo pagamento parcelado terá que pagar nos meses de fevereiro, março, abril, maio, junho e julho, também sem direito a descontos. As datas exatas de vencimento dentro de cada mês dependem do número final da placa do veículo.
Veja abaixo Tabela de Vencimentos completa, das parcelas e da cota única, com vencimentos por placa:
O pagamento do IPVA Distrito Federal 2025 pode ser realizado pela Internet, por meio da página do banco conveniado em que o contribuinte possua conta.
Além do pagamento pela internet existem as outras opções, como nas Casas Lotéricas, unidades de autoatendimento (caixas eletrônicos) ou diretamente no guichê de atendimento das agências bancárias conveniadas:
Veja outros assuntos sobre o IPVA do Distrito Federal:
Em caso de atraso no pagamento do IPVA DF 2025 serão cobrados(as):
Para quem desejar, a 2ª via do Boleto IPVA 2025 para o pagamento estará disponível no portal da Secretaria da Fazenda e nos postos do “Na Hora Cidadão”. A emissão do documento é necessária para quem optar pelo pagamento presencial.
No site do DETRAN DF – Departamento Estadual de Trânsito do Distrito Federal será possível realizar consultas de débitos do veículo, inclusive sobre o seguro obrigatório (DPVAT) e taxas de licenciamento, do ano corrente e de exercícios anteriores.