Com a chegada de mais um ano os contribuintes do Estado do Paraná proprietários de veículos buscam se informar sobre as regras de pagamento e Descontos do IPVA PR 2025.
Se você é responsável pelo pagamento do IPVA 2025 no Paraná saiba que é essencial se manter bem informado para pagar o seu imposto com as melhores condições oferecidas.
Abaixo será possível obter informações sobre todas as regras, consultas, descontos, vencimentos, tabelas e valores do IPVA Paraná 2025.
O que você verá:
No Estado do Paraná o órgão responsável pelo recolhimento do IPVA é a Secretaria de Estado da Fazenda, que tem o apoio do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN PR no licenciamento dos veículos tributados.
O imposto, que tem periodicidade anual, deve ser pago sempre no início do ano pelos contribuintes, que são os proprietários dos veículos, salvo em caso de isenção, conforme a legislação local. Abaixo vamos tratar das situações que preveem a isenção do IPVA.
O valor a ser recolhido de IPVA é calculado conforme o valor do veículo e também pela sua alíquota correspondente, que irá variar de acordo com as suas características.
O valor utilizado para base de cálculo é aquele referente ao da Tabela FIPE na data do lançamento do imposto.
Por outro lado, as alíquotas são de:
Importante ressaltar que há imunidade para veículos de propriedade dos governos federal, estadual e municipal.
Além disso, há isenção do IPVA PR 2025 para táxi, para motocicletas até 125 cilindradas e com mais de 10 anos de fabricação, ônibus de transporte urbano, para deficientes, destinados ao transporte escolar e os que foram fabricados há mais de 20 anos.
A dispensa do pagamento do IPVA é automática para o veículo que se enquadra nas regras, desde de que seu cadastro esteja correto no DETRAN/PR.
Os pagamentos do IPVA PR 2025 começam em janeiro, conforme cronograma divulgado todos os anos pelo Governo do Paraná (Secretaria de Estado da Fazenda).
Assim como nos anos anteriores o contribuinte que optar por pagamento à vista terá ter 6% de desconto no IPVA Paraná sobre o valor total devido. O vencimento da opção de cota única com desconto é em janeiro para todas as placas. Apenas os dias de vencimento vencem, de acordo com a placa do veículo, entre os dias 17 e 23.
Além do pagamento à vista, é possível dividir o valor em cinco parcelas, sem juros, mas também sem direito a descontos, com vencimentos em janeiro, fevereiro, março, abril e maio para todas as placas. Da mesma forma que na cota única os vencimentos são entre 17 e 23 de cada mês, a depender do número final da placa.
Veja abaixo todas as datas de vencimento divulgadas:
Para pagamento à vista com desconto as datas são as seguintes, de acordo com o número final das placas:
Já para o parcelamento as datas são:
Em primeiro lugar, lembramos que a Secretaria da Fazenda do Paraná não irá encaminhar cartas para os proprietários de veículos.
A Guia deverá ser emitida pelo site da própria Secretaria ou o pagamento poderá ser efetuado (utilizando apenas o número do RENAVAM) em caixas de bancos credenciados (veja na próxima seção como emitir o seu boleto):
Além do pagamento por meio de Guia de Recolhimento, outra interessante opção é via PIX. Basta ler o código de barras gerado na consulta pelo site, através do aplicativo do seu banco.
Também é possível pagar o imposto no cartão de crédito, em até 12 vezes. Porém, neste caso há cobrança de juros, que são definidos pelas empresas credenciadas junto ao Governo.
Veja outros assuntos sobre o IPVA do Paraná:
É muito importante manter o IPVA em dia, pois quem perder a data de pagamento terá cobrança de multa de 0,33% ao dia mais a taxa Selic do período inadimplente. Depois de um mês de atraso a multa é de 10% mais a taxa Selic.
Lembramos que o recolhimento do IPVA é obrigatório para que o DETRAN PR emita o licenciamento do seu veículo. Sem o documento você pode ter o veículo recolhido por agentes de trânsito, perder pontos na CNH – Carteira Nacional de Habilitação e ainda pagar multa de trânsito.
O pagamento do IPVA atrasado é bem simples. Basta seguir os mesmos passos acima, para pagar pelo seu banco, já com recálculo. Se não estiver disponível, emita uma 2ª via, conforme abaixo.
Para consultar o valor e emitir a 2ª via de boleto IPVA Paraná 2025 é preciso acessar o site da Secretaria da Fazenda ou do DETRAN e informar o Renavam do veículo.
Após realizar a consulta basta emitir a guia para pagamento nos bancos informados anteriormente.
Também é possível pagar diretamente pelo seu banco, sem a necessidade de emitir boleto. Veja na instituição bancária onde tem conta como fazer para quitar o seu IPVA 2025 PR.