Com a chegada de mais um ano os contribuintes de todas as regiões do país já começam a pesquisar e se informar sobre os impostos pagos normalmente nesta época.
Neste artigo os contribuintes do Estado do Rio de Janeiro poderão acompanhar todas as informações sobre pagamentos e descontos do IPVA 2025 RJ, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.
O que você verá:
Como funciona o IPVA no Rio?
No Estado do Rio de Janeiro todas as regras e informações do IPVA são definidas pelos órgãos responsáveis pela cobrança do imposto. Assim, a SEFAZ (Secretaria Estadual de Fazenda), com apoio do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), divulgam entre os últimos dias de cada exercício tudo que é necessário para que o contribuinte pague normalmente o seu IPVA.
Falando em contribuinte, você sabe quem deve pagar o IPVA RJ 2025? O imposto é devido por quem tem a propriedade de veículo automotor terrestre de qualquer espécie, como:
- automóveis
- ônibus
- microônibus
- caminhões
- motocicletas
- ciclomotores
- tratores e outros
Valor do IPVA 2025 RJ mais barato ou mais caro?
Em geral, todos os anos o valor a ser pago sofre alteração, podendo inclusive ser maior. Mas isso não significa que houve um aumento do IPVA. Na verdade o que sofre alteração é o valor do veículo. Sobre estes valores são aplicadas as alíquotas adotadas no Estado. Conheça aqui todas as alíquotas do IPVA RJ 2025.
Assim, o IPVA pode ficar mais barato ou mais caro dependendo da evolução do preço dos veículos na Tabela FIPE, que é utilizada como base de cálculo do imposto no Rio.
Nos últimos anos os preços têm subido bastante, fazendo com que o IPVA em todo o Brasil fique mais caro no bolso do contribuinte. Mas a tendência é que tudo se normalize e volte a ser como antes, ou seja, que ano após ano o valor dos veículos caia e consequentemente o IPVA também.
Quem é isento do IPVA no Rio?
Você sabia que muitos contribuintes podem ser isentos do pagamento do IPVA RJ 2025? De acordo com a legislação vigente podem obter este benefício veículos:
- De propriedade de portadores de deficiência física, visual, intelectual ou autismo.
- Oficiais federais, estaduais e municipais.
- Com mais de 15 anos de fabricação.
Conheça todas as condições que dão direito à isenção e veja como pedir o benefício online acessando a página Isenção IPVA RJ.
Vencimentos do IPVA 2025 RJ: quando pagar?
Enfim, agora que você sabe como funciona o imposto, como ele é calculado e quem pode ter isenção, está na hora de conhecer as regras de vencimento, pagamento e descontos IPVA RJ 2025.
No Rio de Janeiro, para todos os contribuintes o IPVA deve ser pago entre janeiro e abril. No entanto, as datas de vencimento de cada parcela ou do pagamento à vista com desconto variam de acordo com o número final da placa do veículo.
Assim, a primeira parcela vence entre o final de janeiro e o início de fevereiro para todas as placas. Neste mesmo vencimento deve ser paga a cota única, para quem assim preferir.
Por outro lado, quem quiser parcelar terá que pagar a segunda parcela entre o final de fevereiro e início de março e terceira e última parcela entre o final de março e início de abril, também para todas as placas.
Final de placa 0
Cota única e 1ª parcela: 22 de janeiro
2ª parcela: 21 de fevereiro
3ª parcela: 22 de março
Final de placa 1
Cota única e 1ª parcela: 23 de janeiro
2ª parcela: 22 de fevereiro
3ª parcela: 26 de março
Final de placa 2
Cota única e 1ª parcela: 24 de janeiro
2ª parcela: 23 de fevereiro
3ª parcela: 27 de março
Final de placa 3
Cota única e 1ª parcela: 25 de janeiro
2ª parcela: 26 de fevereiro
3ª parcela: 1º de abril
Final de placa 4
Cota única e 1ª parcela: 26 de janeiro
2ª parcela: 27 de fevereiro
3ª parcela: 2 de abril
Final de placa 5
Cota única e 1ª parcela: 29 de janeiro
2ª parcela: 29 de fevereiro
3ª parcela: 4 de abril
Final de placa 6
Cota única e 1ª parcela: 30 de janeiro
2ª parcela: 1º de março
3ª parcela: 5 de abril
Final de placa 7
Cota única e 1ª parcela: 31 de janeiro
2ª parcela: 4 de março
3ª parcela: 8 de abril
Final de placa 8
Cota única e 1ª parcela: 01 de fevereiro
2ª parcela: 6 de março
3ª parcela: 9 de abril
Final de placa 9
Cota única e 1ª parcela: 02 de fevereiro
2ª parcela: 8 de março
3ª parcela: 11 de abril
Vencimento Licenciamento e DPVAT
Momentaneamente o recolhimento do DPVAT está suspenso. Essa suspensão deve seguir para o ano de 2025.
Em relação à Taxa de Licenciamento do IPVA RJ 2025, ela deve ser emitida pelo site do Bradesco e o pagamento efetuado até a data limite, que varia de acordo com a placa.
Descontos IPVA RJ 2025 à vista (Cota Única) e GNV
Quem opta pelo pagamento à vista, no vencimento da primeira das três cotas, tem direito ao desconto oferecido pelo Governo do Estado.
O desconto da cota única do IPVA RJ 2025 é de 3%. Este tem sido o percentual aplicado em todos os últimos anos. Em caso de alteração por parte da SEFAZ iremos atualizar nesta mesma página a informação.
Em relação ao IPVA GNV RJ, na verdade não há um desconto específico para essa modalidade. Na verdade o que ocorre é um diferencial no cálculo, já que veículos com GNV têm alíquota de 1,50%, em vez de 4,00% para veículos semelhantes, mas movidos a álcool e/ou gasolina.
Portanto, veículos que instalam legalmente o Kit Gás (GNV) até o prazo determinado anualmente pelo DETRAN têm cálculo diferente no ano seguinte. Imagine um carro de 60 mil reais, por exemplo, que teria R$ 2.400,00 de IPVA, e que passa a pagar R$ 900,00 após a instalação.
Veja outros assuntos sobre o IPVA do Rio de Janeiro:
- Veja quais são as Alíquotas do IPVA RJ.
- Isenção do IPVA RJ: veja quem tem direito.
- IPVA RJ Atrasado: como obter descontos e renegociar?
- Consulta e 2ª via do IPVA RJ.
Pagar IPVA RJ 2025 parcelado no Cartão de Crédito
Outra dúvida sempre presente entre os condutores é a respeito do pagamento do IPVA RJ 2025 no cartão de crédito. Sim, é possível dividir os débitos de veículos em até doze vezes, mas taxas são cobradas pelas empresas que prestam este serviço.
De acordo com o DETRAN, todas as multas e taxas (licenciamento, Dpvat e IPVA) em aberto e podem ser parceladas. Para ter acesso ao serviço, é preciso entrar no site do Detran, no menu “Infrações“, e acessar “Pagamento de Débitos” e, depois, “Parcelamento de Multas”. No fim, basta escolher a empresa prestadora do serviço.