Veja abaixo como consultar e emitir a 2ª Via do Carnê do IPTU de Curitiba, além de acompanhar informações relevantes sobre o imposto.
Na capital do Estado do Paraná os carnês para pagamento do IPTU são encaminhados todos os anos às residências dos contribuintes. No entanto, antes mesmo da chegada deste documento é possível realizar a consulta na internet, no site da Prefeitura. Além disso, os contribuintes contam também com o aplicativo para iOS e Android, onde é possível realizar diversos serviços.
O que você verá:
A emissão da 2ª Via do IPTU é bastante simples. Pelo site oficial (https://damiptu.curitiba.pr.gov.br/) basta informar a “Inscrição Imobiliária” ou “Indicação Fiscal”. Estes dados podem ser encontrados em carnês de anos anteriores.
Atenção, pois devem ser informados apenas números. Então, nada de traços, pontos ou qualquer outro caractere.
Se a opção desejada é o boleto para quitação em uma única cota, é necessário também informar a data para vencimento, conforme a imagem abaixo.
Assim, deve-se posteriormente clicar em “DAM” – Documento de Arrecadação Municipal. Por outro lado, quem deseja obter o carnê completo com os boletos não precisa informar qualquer data e deve clicar em “Carnê”.
Veja também: Todas as informações do IPTU de Maringá PR.
Estes mesmos serviços e outros referentes ao IPTU também podem ser acessados através de aplicativos para Android e iOS (iPhone). Basta fazer o download nos links abaixo:
Após a emissão, conforme mostramos o passo a passo acima, basta efetuar o pagamento. Ele poderá ser realizado na rede bancária credenciada com a Prefeitura de Curitiba, a saber:
O pagamento deve ser feito diretamente nestas instituições, bem como nos seus correspondentes autorizados.
A maneira mais fácil, com toda certeza, é efetuar a quitação pelos canais digitais desses bancos, pelos seus aplicativos, caixas eletrônicos e internet banking.
Sem dúvidas a melhor forma de realizar os serviços é nas diversas opções virtuais apresentadas acima. Entretanto, em caso de necessidade de atendimento humano, entre em contato com os Núcleos Regionais abaixo: