Consultar e emitir a 2ª Via IPVA Alagoas é algo bem comum no início do ano, pois é quando o imposto começa a ser cobrado.
Aqueles que possuem veículos licenciados no Estado poderão acompanhar abaixo o passo a passo sobre a emissão das guias de pagamento e também realizar vários tipos de consulta do IPVA AL.
O que você verá:
O IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, isto é, é cobrado de todos aqueles que possuem carros, motos, caminhões, ônibus e outros veículos licenciáveis.
Recentemente escrevemos um artigo contendo explicações detalhadas sobre como é calculado o IPVA. Acesse e confira.
Em Alagoas todos os anos entre os meses de outubro e dezembro a Secretaria Estadual de Fazenda – SEFAZ e o Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN AL definem e divulgam as regras referentes ao exercício seguinte.
Os recursos arrecadados são divididos entre o governo estadual e as Prefeituras onde os veículos foram emplacados. Essa é uma das importantes fontes de receita para ambos, viabilizando o desenvolvimento e investimento em diversas áreas, como saúde, educação, segurança e infraestrutura.
Ates de tudo, é preciso lembrar que o IPVA é calculado tendo como base o valor de tabela do veículo. Sobre estes valores são atribuídas as alíquotas do IPVA Alagoas.
Os valores utilizados para cada veículo geralmente são baseados na Tabela FIPE, para usados, e a própria Nota Fiscal de compra, para novos.
O contribuinte não precisa se preocupar, pois todos esses dados são disponibilizados para consulta pelo site. É possível conhecer, através do site da SEFAZ, o valor de cada um dos veículos emplacados no Estado. Já sobre a consulta do valor do IPVA Alagoas, será possível verificar o passo a passo abaixo.
Para efetuar a consulta do IPVA Alagoas siga os passos abaixo:
Após fazer a consulta através do passo a passo acima, basta fazer o download e a impressão da 2ª Via IPVA Alagoas para pagamento.
Os contribuintes podem efetuar os pagamentos em qualquer agência bancária credenciada, como:
É possível pagar nos terminais de autoatendimento, guichês, pela internet, débito agendado ou em outros canais que sejam oferecidos por estas instituições bancárias.
Para que o veículo seja licenciado o licenciamento e o seguro DPVAT devem ser igualmente pagos.
É preciso ter atenção, pois o não licenciamento gera muitas dores de cabeça. Os juros e outros acréscimos por atraso são os menores problemas para o proprietário. Eventualmente o veículo pode ser parado em uma fiscalização e assim será apreendido, gerando inclusive multa de trânsito.
Os boletos para pagamento são emitidos da mesma forma que o IPVA, conforme nossas informações e passo a passo acima.
Os vencimentos se dão de acordo com o número final da placa do veículo, se estendendo ao longo dos meses do ano.
Os boletos IPVA Alagoas poderão ser emitidos pelos contribuintes já com as datas corretas de vencimento de acordo com o número final da placa, devendo o proprietário estar bastante atento a estes vencimentos, evitando o atraso e o pagamento de multas e juros.
É possível quitar o imposto com desconto, de forma integral (Cota Única) até o vencimento estabelecido. Também é possível parcelar o pagamento, em seis vezes, no entanto, sem direito a desconto. Confira os vencimentos no link que disponibilizamos logo abaixo.
Veja outros assuntos sobre o IPVA de Alagoas:
Se acaso necessitar de mais informações o contribuinte deve entrar em contato com a SEFAZ pelos telefones (82) 3315-9000 e 0800-284-1060.
Além disso, poderá se dirigir aos postos de atendimento JÁ, atendimento geral no prédio do antigo Produban e gerências regionais no interior.