IPTU Aracaju SE: veja como emitir 2ª Via e consultar

Já que não dá para escapar do pagamento daquelas tradicionais despesas do início de cada ano, o que resta a fazer é se informar para se preparar para este momento. É o que acontece com o IPTU de Aracaju, capital do Sergipe, que em breve começará a ser recolhido.

Se você possui algum imóvel nesta linda cidade poderá obter abaixo informações muito úteis, por exemplo, como pagar com descontos o IPTU da Prefeitura da capital sergipana. Acompanhe!

Sobre o IPTU Aracaju SE

IPTU Aracaju SE

Cobrado dos proprietários de todos os imóveis urbanos de Aracaju, o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana é uma das principais fontes de arrecadação do município.

Com os valores arrecadados são realizadas melhorias em diversas áreas, como saúde, saneamento e educação, de acordo com as necessidades da Prefeitura.

Como é calculado o valor do IPTU de Aracaju e os aumentos?

Em resumo, o cálculo do IPTU de Aracaju ocorre basicamente multiplicando o valor de mercado do imóvel pela alíquota definida para aquela categoria de propriedade.

A definição do valor de cada imóvel urbano da cidade é realizada pelo setor responsável da Prefeitura, que verifica as características existentes, como tamanho, qualidade de acabamento, localização, entre outras.

Além disso, a cada ano a Prefeitura atualiza o valor do imposto de acordo com a inflação no Brasil. Assim, é utilizado o IPCA, índice oficial de cálculo da inflação no país.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o aumento e reajustes do IPTU de Aracaju, pois às vezes o imposto pode vir com aumento maior do que a inflação do período. Mas isso pode sim acontecer. Já que o valor do imposto é calculado sobre o valor do imóvel, se houver alguma melhoria, como aumento da área construída, por exemplo, este imóvel terá uma melhora no valor de mercado, logo, um valor maior de IPTU.

Quem é isento do IPTU Aracaju SE?

Algumas situações podem beneficiar os contribuintes concedendo a isenção do pagamento do IPTU, conforme regras abaixo:

  • Imóvel cedido, gratuitamente, para prestação de quaisquer serviços públicos pelo Município.
  • Ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial, e, no caso de óbito, as suas viúvas, desde que residam no imóvel e que não possuam outro.
  • Imóvel edificado pertencente a servidor público efetivo do Poder Executivo ou Legislativo Municipal.
  • Aqueles que possuam imóvel cujo valor venal não extrapole o limite estabelecido pela Prefeitura no exercício.
  • O imóvel pertencente a contribuinte de renda familiar de até dois salários mínimos. Neste caso também é necessário observar regras de valor venal máximo admitido pela Prefeitura no exercício atual.

Pagamento do IPTU – Descontos e Parcelamento

IPTU Aracaju

A partir do início do ano a Prefeitura enviará para os endereços dos contribuintes cadastrados no banco de dados. Se acaso houver inconsistências talvez haja problemas no recebimento. No entanto, será possível emitir Segunda Via no site.

De posse do boleto do IPTU de Aracaju o contribuinte pode pagar à vista, isto é, antecipando todo o valor do ano, ou parcelar.

Quem opta pela cota única recebe o incentivo em forma de desconto, já informado no boleto emitido, onde também constam todas as datas de vencimento.

Por outro lado, o parcelamento não possui direito a descontos e o contribuinte deve pagar todo mês as cotas nos locais abaixo.

Onde pagar o boleto do IPTU Aracaju SE?

O pagamento poderá ser efetuado na CEF – Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú Unibanco e Banese, por meio das agências bancárias, internet banking, aplicativos e caixas eletrônicos.

Além disso, o pagamento também poderá ser feito nos correspondentes bancários destas instituições, como Correios, Mais BB, Casas Lotéricas e outros.

Consulta do IPTU Aracaju SE e Segunda Via

Apesar de que o boleto é entregue ao cidadão com antecedência, a Prefeitura disponibiliza canais para consulta e emissão de 2ª Via do IPTU de Aracaju, inclusive pela internet.

Assim, seguindo os passos abaixo será possível consultar informações e emitir guias para pagamento:

  • Primeiramente acesse o site da Secretaria da Fazenda, no link https://fazenda.aracaju.se.gov.br/.
  • Posteriormente procure e acesse a opção “IPTU”.
  • Em “Serviços”, clique em “Consulta de Débitos / 2ª via”.
  • Conforme imagem abaixo informe os dados solicitados para finalizar sua consulta.

IPTU Aracaju SE consulta e 2 Via

Contato da Prefeitura para falar sobre o IPTU

Quem não possuir acesso à internet ou preferir atendimento presencial poderá comparecer nas unidades abaixo ou ainda ligar para os telefones do(a):

Departamento de Atendimento ao Contribuinte (SEMFAZ)

Praça General Valadão, 341, Centro – Térreo.

Atendimento de segunda-feira a sexta-feira, das 08:00h às 16:00h.

Telefones: (79) 3179-1100 / 1101 / 1102 / 1103 / 1004.

CEAC – Shopping Riomar

Avenida Delmiro Gouveia, s/nº, Coroa do Meio.

Atendimento de segunda-feira a sexta-feira, das 07:15h às 17:45h.

Telefone: (79) 3179-1140.

CEAC – Rodoviária Nova

Avenida Presidente Tancredo Neves, 6455, Capucho.

Atendimento de segunda-feira a sexta-feira, das 07:15h às 12:45h.

Telefone: (79) 3179-1104.

Compartilhe com seus amigos:
error: