IPTU Rio Verde GO: Consulta, 2ª Via, Alíquotas e CND

Em Rio Verde – GO, assim como em outros municípios brasileiros, os proprietários de imóveis urbanos devem quitar anualmente o IPTU.

Com o intuito de auxiliar os contribuintes, reunimos nesse artigo algumas informações muito úteis. Veja abaixo como emitir a Certidão Negativa e a 2ª via do boleto, conheça as alíquotas e saiba o que fazer com o IPTU em atraso.

Cálculo do Valor e Alíquotas do IPTU Rio Verde GO

Em resumo, o IPTU é calculado multiplicando-se o valor venal do imóvel pela alíquota a qual ele pertence. O primeiro é uma estimativa que o Poder Público realiza sobre o preço de determinado bem. Já a alíquota é definida por leis municipais.

De acordo com o Código Tributário Municipal, são os valores das alíquotas em Rio Verde:

Tabela de Alíquotas IPTU Rio Verde GO

Pagamento do IPTU Rio Verde GO à vista e parcelado

O IPTU em Rio Verde GO, segundo as leis municipais, pode ser pago tanto em cota única, bem como por parcelamento.

Aqueles que optarem pelo pagamento à vista terão direito a bons descontos no valor total do boleto. Em contrapartida, preferido o parcelamento, o contribuinte poderá fazê-lo em até 10 vezes, desde que respeite o valor mínimo de cada parcela.

Onde pagar o boleto do IPTU Rio Verde GO?

Para liquidar o tributo os contribuintes devem se direcionar às agências credenciadas ou correspondentes conveniados. A saber, são alguns exemplos:

  • Caixa Econômica Federal
  • Casas Lotéricas
  • Banco do Brasil
  • Itaú
  • Bradesco

Algumas instituições permitem o pagamento por aplicativos ou débito automático em conta corrente. Se você se interessar por estas opções, entre em contato com o seu banco.

Como pagar o IPTU atrasado em Rio Verde?

IPTU Rio Verde - GO

O IPTU em atraso gera juros e multas sobre o valor total devido. Desse modo, o contribuinte acaba desembolsado valores maiores que os previstos.

Se você se encontra nesta situação, aconselhamos que tente se regularizar o mais rápido possível.

Para débitos do ano em exercício você deverá emitir uma nova guia e realizar o pagamento normalmente nos bancos conveniados.

Por outro lado, sendo o débito de anos anteriores, inscritos ou não em Dívida Ativa, é importante procurar a Sefaz e tentar uma renegociação. O “Programa Recupera” é uma ótima oportunidade para ficar em dia com o Fisco, visto que oferece descontos sobre os juros e multas e permite parcelamento do débito.

Para aderir à campanha, entre em contato com a Secretaria da Fazenda de Rio Verde.

Consulta de Extrato – 2ª Via Boleto IPTU Rio Verde GO

Os carnês são entregues todos os anos nos endereços cadastrados. Além disso, também é possível emitir a guia pela internet. Esta opção é muito válida para quem gosta de antecipar o pagamento.

Veja o passo a passo abaixo:

  • Acesse o site oficial da Prefeitura;
  • Clique em “Extrato Imóvel – IPTU – Emissão de Débitos”;
  • Em seguida, informe o nome do proprietário, CPF ou a inscrição do imóvel;
  • Por fim, clique em consultar.

Consulta IPTU Rio Verde GO

Emitir Certidão Negativa de Débitos – CND

A CND é um documento emitido pelo Poder Público que confirma a não existência de débitos. Ela pode ser crucial em algumas negociações, como em casos de compra e venda de imóvel ou permuta de bens.

Em Rio Verde – GO, os contribuintes podem emiti-la pela internet. Para tanto, deverão acessar o site da Prefeitura e clicar em “Certidões – CND”. Em seguida, preencha os dados solicitados e clique em “Emitir”.

Emitir CND Rio Verde GO

Endereço e Telefone para Atendimento – Prefeitura Rio Verde GO

Secretaria da Fazenda – SEFAZ

  • Endereço: Av. Presidente Vargas, nº 3125, Vila Maria
  • Telefone: (64) 3624-2400 / 3624-2413
  • E-mail: sefaz@rioverde.go.gov.br
  • Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h30

Se precisar de atendimento presencial ou quiser sanar alguma dúvida, entre em contato com a Sefaz através dos meios informados acima.

Compartilhe com seus amigos:
error: