IPTU Canoas RS: Emissão de 2ª Via e Consulta

Com a chegada de mais um ano é hora de se preocupar e preparar para o pagamento do IPTU de Canoas, no Estado do Rio Grande do Sul.

A cidade, umas das maiores do RS, oferece aos seus contribuintes boas opções de pagamento, com parcelamento e descontos.

Abaixo será possível conferir informações úteis para auxiliar o cidadão canoense no pagamento do IPTU.

Como funciona o IPTU?

O IPTU é o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana. Portanto, ele é cobrado de quem possui propriedades imobiliárias, sejam imóveis residenciais, comerciais ou outros, situadas na zona urbana do município.

Do mesmo modo que o IPVA (imposto sobre veículos), o IPTU é lançado anualmente, ou seja, é cobrado de pessoas físicas ou jurídicas a cada exercício fiscal.

Embora muitos pensem que a arrecadação obtida pelo IPTU é utilizada somente para serviços relacionados ao imposto, na verdade ela serve para custear despesas gerais da administração pública. Como resultado, o imposto pago é retornado à cidade pelos serviços de educação, saúde, segurança e obras de infraestrutura.

IPTU Canoas RS

Como funciona o cálculo do IPTU?

Para calcular o valor do IPTU de Canoas a princípio é preciso determinar o valor do imóvel. Em seguida este valor é multiplicado pela sua alíquota correspondente.

O valor venal do imóvel é calculado pela Prefeitura conforme suas características, localização, infraestrutura disponível nas vias, etc.

Por outro lado, as alíquotas já são pré-determinadas por lei, variando conforme algumas características. A saber:

  1. Imóveis construídos: varia conforme o uso do imóvel:
  • Residenciais: alíquota 0,4%.
  • Comerciais: alíquota 0,5%.
  • Industriais: alíquota 0,6%.
  1. Imóveis não construídos: varia conforme o valor venal do imóvel:
  • Imóveis até 22.000 URM’s: alíquota 1,7%.
  • Até 88.000 URM’s: alíquota 2,0%.
  • Até 176.000 URM’s: alíquota 3,3%.
  • Acima de 176.000 URM’s: alíquota 4,4%.
  • Glebas (imóveis não construídos com área acima de 3.000m2): alíquota 2,2%.

Isenção do IPTU Canoas RS

Alguns contribuintes podem receber a isenção do pagamento do IPTU em Canoas. Saiba abaixo quem são eles:

  • Aposentados e pensionistas com renda mensal até três salários mínimos.
  • Aposentados por invalidez permanente, com única fonte de renda, independente do valor dos proventos.
  • Contribuintes com renda mensal de até um salário mínimo.

Obs.: Em todos os casos, o imóvel deve ser sua única propriedade em Canoas e o contribuinte (ou viúvo/viúva) deve comprovar que reside no local. Além disso, o imóvel deve obedecer a algumas regras estabelecidas anualmente pela Prefeitura referentes a seu valor venal.

Formas de Pagamento IPTU Canoas RS

O IPTU de Canoas é sem dúvida um dos que mais oferece descontos ao contribuinte. Com o intuito de incentivar o pagamento e evitar a inadimplência, quem paga o IPTU em dia recebe descontos nos anos seguintes. O desconto pode chegar a 5% para quem paga em dia.

Além disso, quem paga o IPTU na data estabelecida pela Prefeitura para a cota única recebe mais descontos pela antecipação. Aliás, o valor e o percentual do desconto já vêm calculados e informados na guia.

Por outro lado, há aqueles que preferem parcelar o imposto. Neste caso não é oferecido o desconto por antecipação, mas somente pelo pagamento em dia nos anos anteriores.

Abaixo mostraremos como emitir a 2 Via do boleto. Além disso, o documento mostra todas as datas de vencimento.

Consultar o IPTU Canoas RS

Se acaso o contribuinte necessitar de consultar o IPTU de seu imóvel, para dirimir eventuais dúvidas do cálculo, poderá fazê-lo facilmente no site.

Assim que a Prefeitura conclui os lançamentos do imposto e inicia as entregas dos carnês, já é disponibilizada a opção de consulta pela internet, conforme abaixo:

  • Primeiramente acesse o site oficial da Prefeitura.
  • Em seguida, acesse a opção “Serviços”.
  • Posteriormente, escolha a opção “Impostos, taxas e guias”.
  • Depois disso, acesse a opção “IPTU – Emissão de Guia de Pagamento”.
  • Por fim, informe os dados solicitados, como na imagem abaixo, e clique em “Consultar”.

2ª Via Boleto – Imprimir Guia do IPTU Canoas RS

Mesmo que a Prefeitura faça a entrega dos carnês nos endereços, é possível imprimir a Guia do IPTU Canoas RS pelo site. Aliás, esta opção está disponível para todos – quem recebeu e perdeu o carnê e quem não recebeu os boletos.

Depois que for realizada a consulta, como nos passos acima, basta fazer o download do documento e em seguida a sua impressão.

Endereço e Telefone Prefeitura Canoas RS

Por mais que a maioria dos serviços possa ser realizado de forma digital, pelo site, muitos cidadãos necessitam de atendimento presencial ou telefônico. Dessa maneira, disponibilizaremos abaixo endereços e telefones para os contribuintes canoenses:

Endereços:

  • Unidade de Atendimento ao Contribuinte, situado na Rua Frei Orlando, 68, Centro, com atendimento das 9h às 17h.
  • Procuradoria Geral do Município (para tratar de dívidas e parcelamento do IPTU e outras dívidas), situado na Avenida Victor Barreto, 2970, junto ao prédio da Sonepar, igualmente das 9h às 17h.

Telefone:

Atendimento ao Cidadão pelo 0800-510-1234.

Compartilhe com seus amigos:
error: