Rio de Janeiro (RJ)

IPTU Digital 2021 de Volta Redonda já recebe cadastros; veja como fazer

Muitos dos contribuintes de Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro, ainda estão pagando o IPTU de 2020, mas já começam a se preparar para o pagamento do IPTU 2021.

E já temos novidades para o próximo ano, já que a Prefeitura já disponibilizou o cadastro do IPTU Digital 2021, o qual vamos explicar abaixo passo a passo.

IPTU Digital 2021 Volta Redonda: como cadastrar?

Com o intuito de diminuir as despesas com a emissão de carnês a Prefeitura disponibiliza aos contribuintes a opção de recebimento digital. Ao mesmo tempo em que há economia aos cofres da cidade, os contribuintes têm as vantagens da praticidade de receber via e-mail. Além disso há uma questão cada vez mais importante: a questão ambiental, que é bastante beneficiada com esta medida.

Para se cadastrar no IPTU Digital 2021 de Volta Redonda e começar a receber os carnês por e-mail basta seguir os passos abaixo:

  • Primeiramente acesse o site oficial lançado para a campanha: iptudigital.voltaredonda.rj.gov.br.
  • Posteriormente, clique em “Novo Usuário”, como na imagem abaixo. Quem já possui cadastro deve somente informar o CPF ou CNPJ e a senha cadastrada.

  • Seguindo com o cadastro, agora informe os dados solicitados, como o CPF, nome completo, a senha escolhida, e-mail para recebimento, inscrição do imóvel e telefone e celular para contato. O número de inscrição do imóvel pode ser obtido nos carnês de anos anteriores.
  • Por fim, marque a opção “A partir desta data desejo receber os próximos IPTU’s por e-mail. Sendo desnecessário do carnê físico para o meu endereço”. Depois disso clique em “Inclusão”, na parte superior direita da página.

Carnê impresso vai deixar de existir?

Embora a melhor opção seja o recebimento por e-mail, pela praticidade, ainda será possível receber o carnê físico da mesma forma que antes. Isso porque só receberá de forma digital quem se cadastrar como mostramos acima. Os demais continuarão a receber o carnê do IPTU de Volta Redonda impresso em casa.

De acordo com a Prefeitura a economia pode chegar a R$ 100 mil reais. Os gastos atuais com o IPTU passam de R$ 250 mil, ainda de acordo com a administração municipal.

Veja também: como emitir a 2ª via do IPTU do Rio.

Descontos no pagamento do IPTU

Da mesma forma que no último ano, no IPTU 2021 os contribuintes poderão obter descontos em caso de pagamento à vista, em cota única. Sem dúvidas quem optar pelo cadastramento do IPTU Digital sairá na frente, pois receberá seu carnê com antecedência aos demais.

A princípio não há qualquer informação de desconto extra para quem optar pelo cadastro. No entanto não fique surpreso se isso for anunciado. O IPTU Digital de Volta Redonda é bom para todos: para o contribuinte, para a Prefeitura e para o meio ambiente.