IPTU Foz do Iguaçu PR: isenção, imprimir 2ª Via Carnê

Mesmo que seja um compromisso de todos os proprietários de imóveis urbanos, alguns contribuintes podem obter a isenção do pagamento do IPTU de Foz do Iguaçu. Para tanto, deverão preencher alguns requisitos.

Neste artigo, além dos critérios para isenção, você também encontrará informações para consultar e imprimir o carnê e os vencimentos do IPTU de Foz do Iguaçu. Confira!

Isenção do IPTU Foz do Iguaçu PR – quem tem direito?

IPTU Foz do Iguaçu - PR

Conforme previsto pelo Código Tributário Municipal de Foz do Iguaçu, possuem direito à isenção:

  • Ex-combatentes, suas viúvas e filhos menores ou inválidos.
  • Proprietário de imóvel residencial cujo valor do imposto seja inferior a ½ UFFI.
  • Pessoas com 60 anos ou mais com renda familiar de até 03 salários mínimos, desde que tenham um único imóvel e este seja utilizado como sua residência.
  • Pessoas com doença ou deficiência que o impeça para atividade laboral ou seu responsável (desde que resida no mesmo imóvel). Além de precisarem comprovar a doença/deficiência por laudo médico, a renda familiar não deve ultrapassar 03 salários mínimos. O imóvel deve ser utilizado para própria moradia.
  • Contribuintes que aderiram ao programa “Minha Casa, Minha Vida”, por dois anos contados da data da assinatura do contrato com a instituição financeira.

O requerente poderá acompanhar o andamento do processo informando o nº do protocolo ao clicar aqui. Além disso, dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (45) 3522-1627.

Pagamento, Descontos e Vencimentos do IPTU Foz do Iguaçu PR

O pagamento do IPTU de Foz do Iguaçu pode realizado de duas maneiras:

  • Cota Única
  • Parcelamento

Ao preferir o pagamento à vista, desde que o realize dentro do prazo estabelecido, será concedido descontos no valor total do boleto. Além disso, os contribuintes que realizaram o pagamento em cota única nos anos anteriores terão bonificações de desconto progressivo (de 2,5% a 15%) previsto no artigo 328 da Lei Complementar nº. 082/2003.

Por outro lado, optando pelo parcelamento, poderá fazê-lo em até nove vezes sem descontos e juros. Neste caso, o valor de cada parcela deve obedecer ao limite mínimo estabelecido pela Prefeitura.

Quanto aos vencimentos, geralmente tanto o pagamento integral quanto da primeira parcela vence em março e das demais parcelas se estendem aos meses seguintes. Contudo, alertamos que é importante ficar atento aos carnês, pois podem ocorrer algumas alterações e neles estarão todas as datas exatas.

Onde pagar o boleto do IPTU?

Para valores de até R$2.000,00 o pagamento pode ser realizado em Casas Lotéricas. Em contrapartida, pagamentos até R$10.000,00 podem ser feitos em guichês da Caixa Econômica Federal.

Nos demais bancos credenciados, a quitação poderá ser realizada somente por meio eletrônico. Esta opção permite liquidar qualquer valor do tributo.

Como pagar o IPTU atrasado em Foz do Iguaçu?

IPTU Foz do Iguaçu - Prefeitura

Ao deixar de pagar o IPTU de Foz do Iguaçu, o contribuinte perde automaticamente os descontos oferecidos pela Prefeitura. Além disso, com o atraso fica sujeito ao pagamento de juros e multas.

Estando com débitos recentes em aberto, você deverá, primeiramente, emitir o boleto atualizado e assim, efetuar normalmente o pagamento.

No entanto, sendo o débito antigo, é interessante procurar a Secretaria de Fazenda para tentar uma renegociação. Existem programas que facilitam a regularização fiscal, como o Refis. Saiba mais abaixo.

Refis- o que é e como participar

A fim de promover a regularização fiscal de dívidas tributárias ou não, o Refis (Programa de Recuperação Fiscal) é uma ótima opção para os interessados em liquidar os débitos do IPTU em atraso.

Este programa oferece boas condições tanto a pessoas físicas, bem como jurídicas. Entre elas, podemos citar os descontos de até 100% sobre juros e multas no pagamento à vista e no parcelamento abatimentos de até 60%.

Para participar, você poderá procurar a Secretaria da Fazendo e consultar a viabilidade de sua inscrição.

Consultar e Imprimir 2ª Via do IPTU Foz do Iguaçu PR

A Prefeitura de Foz do Iguaçu envia somente o boleto de cota única e da primeira parcela às residências. Dessa forma, os contribuintes que optarem pelo parcelamento ou quiserem antecipar algum pagamento deverão acessar as guias pela internet seguindo o passo a passo abaixo:

  • Acesse o Portal da Prefeitura;
  • Em seguida, no menu superior, clique em “Autoatendimento”;
  • Clique em “IPTU” e, posteriormente, informe a inscrição imobiliária (sem traços ou pontos).

Consulta IPTU Foz do Iguaçu PR

Endereço e Telefone Prefeitura Foz do Iguaçu PR

Restando alguma dúvida, você entrar em contato conosco, pelos comentários ou contatar a Secretaria da Fazenda:

  • Endereço: Av. Juscelino Kubitscheck, 337 – Centro
  • Telefone: (45) 3521-1000
  • E-mail: atendimento.fazenda@pmfi.pr.gov.br
  • Atendimento: de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h
Compartilhe com seus amigos:
error: