IPTU Manaus AM: pagar com descontos e 2ª Via Semef

Já está se preparando para o pagamento do IPTU de seu imóvel? Então você está no lugar certo, pois abaixo vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o IPTU de Manaus, capital do Amazonas.

Na capital Amazonense é possível obter descontos no pagamento do imposto e também parcelar, sem acréscimos. Veja essa e outras regra abaixo.

O que é o IPTU?

IPTU Manaus - AM

O IPTU é o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, ou seja, o imposto pago pelos donos de imóveis urbanos na cidade. Todos os proprietários devem pagar, salvo em caso de isenção, que veremos ais à frente quais são.

A cobrança é feita ela Prefeitura de forma anual, sempre a partir do início de cada ano. A arrecadação do IPTU, aliás, é uma das principais receitas do município e com ela a Prefeitura pode realizar obras e serviços em diversas áreas na cidade, como saúde e educação, além de infraestrutura urbana.

Isenção do IPTU Manaus AM – quem tem direito?

A Legislação Municipal prevê que algumas situações podem conceder a contribuintes a isenção do IPTU de Manaus. É o caso, por exemplo, de pessoas com doenças crônicas terminais e com necessidades especiais.

Os últimos anos as leis de isenção foram atualizadas e passaram a beneficiar também famílias de baixa renda, beneficiárias do Bolsa Família e também do Programa Minha Casa Minha Vida.

Para solicitar a isenção é preciso agendar atendimento presencial nos postos da Semef, por meio do site, ou por meio do Call Center 156.

Como pagar o IPTU Manaus AM – Parcelamento

A partir do início do ano a Prefeitura e Semef enviam os carnês para os endereços dos contribuintes (mantenha seu cadastro sempre atualizado). De posse do documento o contribuinte pode observar várias informações do seu IPTU e também as datas de vencimento e formas/condições oferecidas de pagamento.

Quem pagar o IPTU de Manaus à vista, até o vencimento da primeira parcela, terá direito ao desconto, já calculado e informado no carnê.

Por outro lado, quem preferir poderá parcelar durante os meses do ano, sem acréscimos. Entretanto, no parcelamento não há descontos.

Onde posso pagar o boleto do IPTU Manaus AM?

De posse dos boletos, seja de cota única ou das parcelas, basta se dirigir a um dos bancos conveniados até a data do vencimento:

  • Bradesco
  • Banco do Brasil
  • CEF – Caixa Econômica Federal
  • Itaú Unibanco S/A
  • Basa
  • Banco Santander

O pagamento, aliás, pode ser feito de forma presencial, nos bancos acima ou nos correspondentes, bem como pela internet, nos canais de autoatendimento, como aplicativos e caixas eletrônicos.

Como pagar o IPTU atrasado?

IPTU Manaus - AM Prefeitura

Se você perdeu a data de vencimento da primeira parcela, saiba que automaticamente já perdeu o direito ao desconto da cota única. Assim, terá que pagar parcelado ou quitar à vista sem descontos.

Posteriormente ao vencimento é preciso emitir uma Segunda Via do Boleto, e isso vãos mostrar logo abaixo o passo a passo de como fazer.

2ª Via Boleto IPTU Manaus – Como consultar?

Se for necessário emitir a 2ª via do boleto para pagamento basta seguir os passos abaixo:

  • Primeiramente acesse o site oficial da Semef.
  • Em seguida, no menu “Serviços Específicos”, acesse a opção “Pagamento de IPTU (2ª Via)”.
  • Posteriormente clique em “Acesso Rápido”.
  • Por fim, como na imagem abaixo, informe a Matrícula do IPTU e o código da imagem para finalizar a emissão.

IPTU Manaus - AM Consulta

Atendimento Semef – Endereço e Telefone IPTU Manaus AM

Embora muitos serviços sejam disponibilizados de forma totalmente online, aqueles que necessitarem de atendimento telefônico ou presencial poderão ser atendidos pela Semef.

Para que obtenha atendimento telefônico basta ligar para o telefone 156.

Por outro lado, para atendimento presencial é imprescindível que seja realizado o agendamento pelo Portal da Semef. De acordo com a Secretaria só é possível ser atendido mediante agendamento.

O endereço da Semef é Avenida Japurá nº 488 – Centro.

Compartilhe com seus amigos:
error: