IPTU Palmas TO: como pagar, consultar e imprimir 2ª Via

Os contribuintes de Palmas, capital do Tocantins, podem obter muitos descontos no pagamento do IPTU. Além disso, podem parcelar em até dez vezes e pagar em leves e pequenas prestações durante o ano.

Se você possui um imóvel em Palmas confira abaixo informações úteis, com o intuito de auxiliar no pagamento deste compromisso, comum à vida de muitos brasileiros.

Como funciona o IPTU?

IPTU Palmas - TO

Cobrado a partir do início de cada ano dos proprietários de imóveis urbanos, o IPTU – Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana é uma das principais fontes de receita da Prefeitura.

A Sefin (Secretaria de Finanças) anualmente faz os cálculos e envia aos contribuintes os boletos, anteriormente ao início dos vencimentos. Aliás, você sabe como funciona o cálculo do seu IPTU? Veja abaixo.

Como calcular o IPTU de Palmas TO?

Primeiramente é preciso entender que os valores utilizados para cálculo do IPTU de Palmas TO são definidos de forma técnica pelo setor responsável. Assim, o IPTU é calculado considerando diversos fatores, como:

  • área do terreno
  • área construída
  • sua destinação (residencial/comercial)
  • localização
  • tipo de acabamento

Posteriormente, sobre o valor final calculado para o imóvel são multiplicadas as alíquotas, que são definidas por legislação municipal. No entanto o contribuinte nem precisa se preocupar, pois este cálculo ocorre de forma automática e todas as informações constam no carnê.

Isenção do IPTU

Algumas situações podem receber o benefício de isenção do IPTU em Palmas. Os imóveis cedidos gratuitamente para uso do município, por exemplo, não precisam pagar IPTU. Veja outras situações:

  • Idosos com idade superior a 65 anos, aposentados, pensionistas e deficientes físicos, desde que possuam um único imóvel edificado no município. Além disso, devem ter renda bruta mensal de no máximo dois salários mínimos vigentes.
  • Imóveis residenciais, que contenham apenas uma edificação, e que o valor do imposto a ser pago seja inferior a 50 UFIP’s vigentes.

Como e onde pagar o IPTU Palmas TO

IPTU Palmas - Prefeitura

A partir do início do ano a Sefin enviará para os endereços dos contribuintes os carnês para pagamento do IPTU de Palmas. De posse do documento basta se dirigir a um dos locais de recebimento credenciados, que vamos listar abaixo.

Se acaso não for entregue a tempo o contribuinte pode gerar a Segunda Via pelo site oficial da Prefeitura e pagar nos locais autorizados.

Locais de recebimento – Bancos Credenciados

Os bancos credenciados para recebimento são:

  • Banco do Brasil S/A
  • CEF – Caixa Econômica Federal
  • Banco Bradesco

Quem for correntista destas instituições poderá solicitar a inclusão do débito automático. A autorização consta anexa ao carnê entregue nas residências.

Além dos bancos acima, todos os seus correspondentes estão autorizados a receber, como os Correios, Mais BB e Lotéricas.

Desconto no IPTU Palmas TO

Muitos são os descontos possíveis no pagamento do IPTU da capital tocantinense. Em primeiro lugar, quem estiver adimplente com a Prefeitura já ganha um desconto automático no lançamento do IPTU. Neste caso basta continuar pagando em dia, porque o cálculo é automático e nada precisa ser feito.

Em segundo lugar, quem paga à vista o IPTU tem mais descontos. O carnê recebido tem um código de barras específico para esta opção. Basta pagar até o vencimento da primeira parcela para acumular mais descontos.

Por fim, há o Programa Nota Quente, onde o contribuinte pode acumular créditos ao solicitar sempre as notas fiscais de suas compras. No fim das contas, os descontos podem chegar a 30%, o que sem dúvidas é um ótimo abatimento.

Consultar o IPTU Palmas TO

Veja abaixo o passo a passo para consultar seu IPTU de forma online:

  • Primeiramente acesse o site oficial do IPTU de Palmas, no link http://iptu.palmas.to.gov.br/.
  • Posteriormente, informe o CCI e o ano do exercício a ser consultado, como na imagem abaixo.

IPTU Palmas - Consulta

  • Por fim, clique em “Consultar” para finalizar e visualizar as informações.

Imprimir 2ª Via do IPTU Palmas TO

Do mesmo modo que é feita a consulta o contribuinte pode emitir a Segunda Via do IPTU de Palmas. Basta fazer o download e imprimir a guia ao final da consulta e em seguida pagar nos locais já informados acima.

Além disso, vários serviços estão disponíveis nos endereços abaixo.

Endereço e Telefone IPTU Palmas TO

Entre em contato de acordo com os dados abaixo para receber atendimento:

Resolve Palmas da Avenida JK

Endereço: Av. Juscelino Kubitscheck, 120 – Plano Diretor Sul.

Telefone: (063) 3234 0064.

Resolve Palmas de Taquaralto

Endereço: R. 9, 819-1015 – Centro (Taquaralto).

Telefone: (063) 3219-0804.

Resolve Palmas do Shopping Capim Dourado

Endereço: Q. 107 Norte Avenida NS 5, s/n – Plano Diretor Norte.

Telefone: (063) 3218-5003.

Compartilhe com seus amigos:
error: