IPTU Santana AP: pagar com descontos e emitir 2ª via

Os contribuintes de Santana (AP) podem obter bons descontos no pagamento do IPTU, o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana. Isso porque nos últimos anos a Prefeitura tem oferecido abatimentos na quitação de forma antecipada. Tal desconto é concedido com o intuito de aumentar a arrecadação do IPTU, que é uma das principais fontes de receita do município.

Abaixo, os responsáveis pelo pagamento do IPTU de Santana, no Amapá, poderão conferir as principais características do imposto e as suas regras de recolhimento.

Como funciona o cálculo do IPTU?

IPTU Santana - Amapá

O cálculo do IPTU sempre tem como base o valor do imóvel tributado. Cada propriedade na cidade tem o seu valor determinado por suas características, como área total e construída, localização, acabamento, situação das vias, infraestrutura, etc.

Sobre este valor do imóvel é aplicada a alíquota correspondente, estabelecida previamente por legislação municipal.

Se acaso o contribuinte discordar do valor cobrado em seu carnê, poderá solicitar uma revisão do cálculo, diretamente com a Secretaria responsável.

Como pagar o IPTU Santana – AP parcelado ou com descontos

O pagamento do IPTU de Santana pode ser efetuado em parcelas ou à vista. A cobrança tem seus vencimentos já a partir dos primeiros meses do ano, em datas informadas nos carnês e disponíveis para consulta no site, conforme mostraremos abaixo.

Quem quitar o imposto à vista terá direito a descontos. Normalmente são oferecidas opções de vencimentos distintas, sendo que quanto antes for liquidado o IPTU, maior será o abatimento.

O parcelamento pode ser realizado em até seis vezes, desde que cada parcela obedeça o valor mínimo estabelecido pela Prefeitura, que normalmente é de R$ 50,00.

Onde pagar o IPTU em Santana?

De posse do boleto ou carnê de pagamento, basta se dirigir ao Super Fácil de Santana, das 08h às 13h. Além disso, a Semfaz também receberá o IPTU, com horário de atendimento das 08h às 17h.

IPTU atrasado, o que fazer?

IPTU Santana - AP - Prefeitura

Em primeiro lugar é preciso lembrar que o não pagamento do IPTU pode gerar sanções que vão da aplicação de multas e juros à execução do imóvel gerador da dívida. Escrevemos um artigo especialmente para tratar sobre as consequências do IPTU em atraso (acesse aqui).

Uma vez que se encontre nesta situação, o que resta ao contribuinte é buscar se regularizar:

  • Sendo dívida do ano corrente, emita uma 2ª via, conforme o passo a passo que listaremos logo abaixo.
  • Por outro lado, débitos anteriores podem estar inscritos em Dívida Ativa. Nesta situação, procure a Semfaz para renegociar. Aqui temos os dados para entrar em contato com a Secretaria.

2ª Via do IPTU Santana AP

Caso precise emitir uma segunda via do IPTU, saiba que este serviço está disponível pela internet, no site da Prefeitura de Santana, bastando seguir os passos abaixo:

  • Primeiramente, acesse o site oficial
  • Em seguida, no menu, acesse a opção “PORTAL DO CONTRIBUINTE”
  • Depois disso, clique na opção “Para o seu Imóvel”
  • Por fim, informe os dados solicitados, como na imagem abaixo

segunda via IPTU Santana AP

IPTU Santana (SEMFAZ) – Endereço e Telefone

Se precisar entrar em contato, procure a Secretaria de Fazenda:

  • E-mail: semfa@santana.ap.gov.br
  • Telefone: (96) 98140-2110

A Secretaria está localizada na Avenida Santana, 2913 – Paraíso, Santana – AP, com horário de atendimento das 07:30 às 13:30.

Compartilhe com seus amigos:
error: