O IPTU é um tributo anual aplicado aos imóveis urbanos. Sua receita é de extrema importância para a melhoria dos municípios. Em Uberaba – MG por exemplo, o valor recolhido é utilizado para investimentos em saúde e educação.
Se você possui algumas dúvidas referentes a este imposto, confira baixo as informações que aqui reunimos e sinta-se mais seguro e preparado para o pagamento.
O que você verá:
De acordo com as leis municipais vigentes, imóveis residenciais com área construída dentro dos limites estabelecidos pela Prefeitura têm direito à isenção. Além disso, para garantir o direito deverão também cumprir os seguintes requisitos:
Para protocolar o pedido é preciso que os interessados compareçam à Prefeitura e apresentem:
Aos contribuintes do IPTU de Uberaba são oferecidas as seguintes opções de pagamento:
O pagamento à vista pode ser efetuado em até três modalidades e com descontos. A porcentagem dos abatimentos aumenta quanto mais antecipado for o pagamento.
Por outro lado, o parcelamento poderá ser realizado em até 10 vezes sem juros. Contudo, nesta opção não são oferecidos descontos.
Quanto aos vencimentos, estes geralmente começam no mês de janeiro, com a primeira modalidade do pagamento integral. Já o prazo para o quitar a primeira parcela frequentemente coincide com a última modalidade do pagamento à vista. A nossa dica para não se perder com as datas é estar sempre atento aos boletos, pois neles estarão todas estas informações.
Para liquidar o imposto você pode se direcionar a qualquer uma das agências bancárias abaixo:
Inegavelmente, não pagar o IPTU até o dia de seu vencimento não é um bom negócio. Isso porque além de perder automaticamente os descontos oferecidos pela Administração, o contribuinte também pagará o boleto mais caro pelos juros e multas acrescidos.
Conforme informado pela Prefeitura, incidirá sobre o valor total do débito:
Além disso, persistindo inadimplente o contribuinte pode ser inscrito em Dívida Ativa.
Se você se encontra com débitos recentes em aberto, deverá emitir uma guia atualizada e realizar seu pagamento o quanto antes. Em contrapartida, sendo o débito de anos anteriores, deverá comparecer à Secretaria da Fazenda para verificar a possibilidade de parcelamentos e renegociação.
VEJA TAMBÉM: Você tem carro, moto ou algum outro tipo de veículo licenciado em Minas Gerais? Veja abaixo importantes publicações sobre o IPVA MG.
Há alguns anos os carnês do IPTU de Uberaba não são enviados aos contribuintes. Dessa forma, para ter acesso as guias você precisará recorrer aos postos de atendimento ou à internet. Para a segunda opção, siga o passo a passo abaixo:
Para que você não caia em golpes, pedimos para que utilize somente o site oficial da Prefeitura para consulta e emissão da guia de pagamento. Ademais, é importante ficar atento à linha digitável do boleto. Confira se esta se apresenta como demonstra a imagem abaixo.
Se você chegou até aqui e restaram ainda algumas dúvidas, entre em contato conosco, pelos comentários ou contate os seguintes setores responsáveis:
Secretaria da Fazenda
Prefeitura de Uberaba MG