2025

IPVA Atrasado MG 2025: Dívida Ativa, parcelar e pagar

Deixar o IPVA MG atrasado definitivamente não é uma boa escolha. Além de perder descontos oferecidos aos “bons pagadores” e também os descontos de cota única, o valor do imposto fica cada vez mais caro, devido ao acúmulo de juros.

Abaixo o contribuinte que está com o IPVA atrasado em Minas Gerais, ou que deve IPVA de anos anteriores (Dívida Ativa), poderá esclarecer suas principais dúvidas e conhecer as melhores formas de regularizar a sua situação.

Vencimentos do IPVA em Minas Gerais

Primeiramente precisamos falar dos vencimentos do IPVA no Estado de Minas Gerais. Os proprietários de veículos licenciados em MG podem pagar o IPVA à vista ou ainda parcelar, com vencimentos em meses consecutivos.

São poucas as alterações nas regras do IPVA com o passar dos anos. O imposto é cobrado basicamente sempre com as mesmas condições de pagamento e datas/meses de vencimento.

Assim, as datas de vencimento do IPVA são escalonadas de acordo com o final da placa do veículo. No entanto, independentemente do final da placa, os meses de pagamento são sempre os mesmos. O que muda é apenas o dia dentro do mês:

Descontos perdidos devido ao IPVA Atrasado

Há duas modalidades de desconto disponíveis no IPVA MG, e quem deixa de pagar o imposto em dia perde a chance de aproveitar essas condições.

A primeira é o desconto para quem paga à vista até o vencimento da primeira parcela, opção disponível para todos os contribuintes e veículos. Basta paga antecipadamente até o vencimento da primeira parcela.

A outra modalidade é o desconto para “bons pagadores”. São contemplados os contribuintes que nos últimos dois anos não tiveram atraso no IPVA e Licenciamento, ou seja, que pagaram em dia tanto à vista quanto parcelado. O desconto é automático, já calculado pelo sistema para aqueles que têm direito.

Assim, é possível ter descontos acumulados no IPVA MG. E mesmo quem quiser pagar parcelado terá a redução do Programa Bom Pagador garantido.

Importante: O desconto é por RENAVAM e não por proprietário (CPF/CNPJ).

Como pagar e regularizar o IPVA MG atrasado?

Para pagar o IPVA atrasado em MG é preciso acessar o site oficial da SEFAZ e emitir guias atualizadas. Se for débito do ano em curso, não inscrita em Dívida Ativa, através do seu banco, pelos canais de autoatendimento, também é possível pagar o débito já atualizado. Abaixo é possível saber os bancos credenciados para recebimento com e sem a guia de arrecadação.

Lembramos que o pagamento do IPVA fora do prazo estabelecido sujeita o contribuinte à incidência de multa de 0,3% por dia de atraso, quando o pagamento ocorrer até o trigésimo dia ou de 20% a partir do trigésimo primeiro dia, mais juros.

Parcelamento IPVA MG atrasado e Dívida Ativa

Muitos contribuintes querem saber se o IPVA MG atrasado pode ser parcelado. A resposta é sim!

Quem deixou de pagar o IPVA até os vencimentos estabelecidos pode requerer o parcelamento dos débitos atrasados, sendo eles inscritos ou não em Dívida Ativa. É possível, inclusive, fazer a simulação do parcelamento pela internet.

O contribuinte pode parcelar a sua dívida em até 12 vezes, desde que cada parcela obedeça ao valor mínimo de R$ 200,00. São geradas DAE’s (Documento de Arrecadação Estadual) para pagamento.

Veja outros assuntos sobre o IPVA de Minas Gerais:

Pagamento do IPVA atrasado (Bancos)

Para efetuar o pagamento do IPVA MG, basta procurar uma agência dos Bancos Credenciados abaixo e informar o número do RENAVAM contido no respectivo CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. Em algumas instituições o pagamento só está disponível nos caixas eletrônicos, internet banking ou aplicativo (por meio de boleto emitido na SEFAZ). Informe-se com seu gerente e com seu banco.

  • Banco do Brasil
  • Caixa Econômica Federal
  • Sicoob/Bancoob
  • Bradesco
  • Itaú
  • Mercantil do Brasil
  • Santander

Consulta Débitos, Protesto e 2ª Via do IPVA MG

Para consultar a situação do veículo, débitos de IPVA, Protestos ativos e emitir a 2ª via de multas, licenciamento e parcelas acesse os links oficiais acima.