IPTU Recife PE: 2ª via, descontos e parcelamento

De fato, uma das preocupações dos cidadãos no início de cada ano é o pagamento do IPTU, e não é diferente no Recife, capital do Pernambuco.

Por mais que a Prefeitura sempre divulgue as informações com antecedência muitos contribuintes deixam de aproveitar as oportunidades de pagar o imposto com desconto.

Abaixo vamos reunir as principais informações sobre o IPTU de Recife, com o intuito de auxiliar os contribuintes no pagamento.

IPTU Recife PE

O que é o IPTU?

O IPTU é o imposto que incide sobre imóveis urbanos, por exemplo, casas, apartamentos, terrenos, comércios, entre outros, de todas as cidades brasileiras.

O devedor do imposto, de forma legal, é o proprietário ou possuidor do imóvel tributado e o pagamento ocorre de forma anual, começando sempre no início de cada ano.

Como funciona o cálculo do IPTU?

Embora seja um cálculo simples de ser feito, o contribuinte nem precisa se preocupar com essa questão. Isso porque os carnês emitidos pela Prefeitura e o próprio site já fazer isso automaticamente, e abaixo vamos mostrar como consultar.

Para definir o valor do IPTU de Recife a Prefeitura considera primeiramente o valor de mercado do imóvel. Em segundo lugar esse valor é multiplicado por sua alíquota, que por sua vez é determinada por leis municipais.

As alíquotas podem variar de 0,60% a 1,40% para imóveis residenciais e de 1,00% a 2,00% para imóveis não residenciais, a depender de seus valores de mercado.

Além disso, para terrenos a alíquota pode ser de 3,00% ou 5,00%, sendo levado em conta se o imóvel possui ou não calçadas e muros.

Como pagar o IPTU Recife

Com antecedência às datas de vencimento a Prefeitura envia aos endereços dos contribuintes os carnês do IPTU. Por isso, é sempre importante manter o cadastro atualizado na Secretaria de Finanças.

Posteriormente ao recebimento deste carnê basta se dirigir a uma das instituições que mostraremos logo abaixo.

Se acaso o contribuinte não receber seu carnê poderá emitir a 2ª Via no site (veja abaixo o passo a passo para a emissão).

Onde pagar o boleto do IPTU

Em qualquer agência dos bancos autorizados será possível pagar tanto a cota única quanto as parcelas mensais. Os bancos credenciados são:

  • Banco do Brasil
  • Bradesco
  • Itaú Unibanco
  • Banco Santander
  • Caixa Econômica Federal
  • Lotéricas (No limite fixado pela CEF)
  • SICREDI

Além disso, nos correspondentes e canais alternativos de autoatendimento será possível quitar os valores devidos.

Vencimentos, Parcelamento e Desconto no IPTU Recife

IPTU Recife

De acordo com a Prefeitura o contribuinte poderá obter descontos no pagamento. Este benefício, inclusive, pode ser aproveitado mesmo que o cliente parcele seu IPTU.

Para que faça jus aos descontos basta se manter em dia com os tributos municipais. As reduções nas parcelas e na cota única são automáticas, pois consideram a situação dos débitos do contribuinte no final do ano anterior.

Na cota única o desconto é maior do que no parcelamento. Todos os descontos já vêm calculados no carnê e podem ser consultados também no site.

Programa de Descontos

Se você deseja obter ainda mais descontos no IPTU peça sempre o CPF na Nota Fiscal de serviços que venha a contratar. Isso porque toda vez que solicita a nota de prestação de serviço com número do CPF, o cidadão recebe um crédito de 30% do valor pago de ISS.

Estas regras estão previstas na Lei 17.408/2008. Aliás, o contribuinte pode indicar um imóvel próprio ou até mesmo de terceiros para receber os créditos acumulados para desconto. Entretanto, não pode haver débitos em atraso com o município.

IPTU atrasado, o que fazer? Como pagar o IPTU atrasado?

Uma vez que o IPTU de Recife esteja atrasado, haverá cobrança de multa de 5% por mês de atraso, até o limite de 20%, e juros de 1% também ao mês.

Além disso, os débitos atrasados do IPTU podem até mesmo resultar na penhora e venda do imóvel em leilão, para a Prefeitura receber o valor do imposto.

O pagamento de dívida vencida (inclusive em Dívida Ativa) pode ocorrer pela internet. O contribuinte pode solicitar o pagamento à vista ou parcelado, acessando o Portal de Finanças.

2ª Via e Consulta do IPTU Recife PE

Mesmo que os carnês sejam entregues com antecedência nos endereços dos contribuintes, a Prefeitura disponibiliza um canal online para consultas e emissão de Segunda Via.

  • Primeiramente é preciso acessar o site oficial do Portal do Contribuinte.
  • Posteriormente deverá acessar a opção “IPTU” ou “Extrato de Débitos e Emissão de Guias (DAM)”.
  • Por fim deverá informar o Sequencial Imobiliário, como abaixo. Ele consta no carnê, inclusive de anos anteriores.

Depois que gerar o boleto basta pagar nos locais que já foram informados logo acima.

IPTU Recife PE Consulta

Endereço e Telefone para Atendimento do IPTU Recife PE

Se acaso for necessário obter atendimento presencial entre em contato nos endereços e telefones abaixo:

Expresso Cidadão Shopping RioMar

Shopping RioMar

Horário de Atendimento:  de segunda a sexta, das 8:00h às 20:00h e aos sábados das 8:00h às 14:00h.

Unidade de Atendimento ao Contribuinte – UNAC

Cais do Apolo, 925 Bairro do Recife, Térreo do edifício-sede da Prefeitura

Horário de Atendimento:  de segunda a sexta, das 7h45min às 15:00h.

Central Telefônica

Telefone para atendimento: 0800-081-1255 – Ligação gratuita, de segunda a sexta das 8:00h às 18:00h.

Compartilhe com seus amigos:
error: