IPTU Maceió AL: veja os vencimentos e descontos

O IPTU Maceió pode ser pago à vista com desconto, mas também pode ser parcelado pelos contribuintes.

Confira abaixo as principais informações sobre o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana e se prepare para o pagamento.

O que é o IPTU?

O IPTU nada mais é do que o imposto sobre casa, apartamentos, lotes, terrenos, comércios e todos os imóveis localizados na área urbana de Maceió, capital do Estado de Alagoas.

Portanto, se você possui um imóvel deve pagar todos os anos este imposto, que é inclusive uma das principais fontes de receita da Prefeitura.

Embora muitos pensem que com a arrecadação a Prefeitura pode somente investir em obras relacionadas ao urbanismo da cidade, na verdade os recursos são utilizados também para outros setores, como saúde e educação.

Cálculo do Valor do IPTU – Posso pedir revisão?

IPTU Maceió AL

A princípio, vários fatores determinam o valor a ser cobrado pelo IPTU do imóvel, como por exemplo a sua localização, os serviços urbanos oferecidos, tamanho do terreno e área construída, padrão de acabamento, entre outros.

Se acaso o contribuinte não concordar com o valor cobrado, poderá solicitar a revisão do cálculo do imposto. Para que possa ter seu IPTU recalculado, deverá entrar em contato nos endereços que informaremos no final deste artigo.

Isenção do IPTU Maceió

Apesar de ser obrigatório para todos os imóveis da zona urbana, em alguns casos há isenção do pagamento, que se destina somente a imóveis que sejam edificados e de uso residencial:

  • Imóvel que possui valor venal abaixo do estipulado no edital de lançamento é automaticamente isento. Assim, sequer é lançado e a isenção é automática.
  • Imóveis com padrão de construção popular ou baixo, que seja único imóvel residencial do contribuinte, cuja área construída não exceda a 120 m² para casa ou apartamento. Deve ser observada ainda a área do lote, que não pode exceder 250m² (para casas).
  • Isenção de IPTU para ex-combatente da segunda guerra mundial cônjuge, desde que seja seu único imóvel e nele resida.

Como pagar o IPTU

IPTU Maceió - AL

Uma vez que os boletos tenham sido recebidos pelos Correios, basta se dirigir a qualquer agência bancária ou correspondente autorizado para efetuar o pagamento.

Além disso, pelos meios digitais o contribuinte poderá realizar o pagamento. É possível, por exemplo, pagar os boletos pelo aplicativo, caixa eletrônico ou internet banking.

Como obter Descontos?

É oferecido desconto no pagamento em cota única, ou seja, para quem pagar à vista no vencimento da primeira parcela.

Por outro lado, quem preferir poderá parcelar o imposto. Entretanto, quem parcela não tem direito ao desconto.

As datas de vencimento e desconto concedido estão no carnê recebidos ou disponíveis para consulta e impressão no site oficial, como mostraremos abaixo.

Como faço para pagar o IPTU Maceió atrasado?

Primeiramente é importante esclarecer o que acontece em caso de atraso. Além de juros, os prejuízos podem sem bem maiores, como por exemplo se for acionada a cobrança judicial, que penhora valores nas contas correntes vinculadas ao CPF ou CNPJ dos devedores.

Quem precisar parcelar e pagar o IPTU Maceió atrasado deverá comparecer nas unidades de atendimento que informaremos no final desta página.

Aproveite, já que quem opta pelo pagamento à vista destas dívidas pode ter 60% de desconto de juros e multas.

Consultar e imprimir 2ª Via do IPTU Maceió

Faça a consulta e impressão da 2ª Via do boleto do IPTU seguindo nossos passos logo abaixo:

  • Em primeiro lugar, acesse o site da Prefeitura, no endereço eletrônico http://www.maceio.al.gov.br/.
  • Em seguida, no menu “Cidadão” escolha a opção “IPTU”.
  • Por fim, informe o “Nº Inscrição do Imóvel”, como na imagem abaixo, e clique em “Consultar”.

IPTU Maceió - Alagoas

Endereço e Telefone Prefeitura Maceió AL

Visto que muitos serviços podem ser realizados somente de forma presencial, informaremos abaixo locais de atendimento para o IPTU.

Central de Atendimento ao Contribuinte

Endereço:

Rua Pedro Monteiro, 47 – Centro. – Maceió/AL.

Telefone:

(82) 3312-5050 e (82) 3312-5060.

E-mail:

atendimento@semec.maceio.al.gov.br.

Horário de atendimento:

de segunda a sexta, de 8h às 14h.

Além disso, será possível obter atendimento nas “Centrais Já”, no Maceió Shopping, Pátio Shopping Maceió ou Shopping Farol. Os horários destas unidades são de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Compartilhe com seus amigos:
error: