IPTU Marabá PA: veja como pagar e imprimir 2ª via de boleto

O IPTU de Marabá – PA é um dos poucos entre cidades do mesmo porte onde a cobrança ocorre no segundo semestre. Isso dá, com toda certeza, uma boa condição para que o contribuinte se organize, já que o início do ano é normalmente lembrado pela grande quantidade de compromissos financeiros, como IPVA, matrículas e material escolar, entre outros.

Abaixo, os responsáveis pelo pagamento do imposto poderão obter informações muito úteis sobre as regras do IPTU Marabá – PA.

Sobre o IPTU

IPTU Marabá - PA

A receita do IPTU é de fundamental importância para a Administração Municipal. Isso porque, através da arrecadação, muitas melhorias, obras e prestações de serviço podem ser executadas pela Prefeitura, como investimento em saúde, educação e infraestrutura.

Além de contribuir para o desenvolvimento da cidade, o contribuinte evita dores de cabeça, pois o atraso no IPTU pode gerar sanções, sobre as quais trataremos abaixo.

Como pagar o IPTU de Marabá com desconto ou parcelado

A Prefeitura de Marabá, como dito anteriormente, mantém o calendário de vencimentos do IPTU normalmente no segundo semestre. Assim, os contribuintes podem se organizar melhor durante o ano e efetuar o pagamento com o bom desconto oferecido em caso de antecipação/cota única.

Além do pagamento à vista com desconto, é oferecida a opção de quitação em até quatro parcelas, com vencimentos em meses consecutivos. Lembramos que o vencimento da primeira parcela e da parcela única é no mesmo dia. Outro ponto interessante a ser lembrado: o IPTU de Marabá pago parcelado não dá direito a descontos, mas também não gera qualquer acréscimo.

De acordo com a Prefeitura, no carnê entregue nas mais de 80 mil propriedades tributadas a primeira página se refere ao pagamento à vista, enquanto as seguintes devem ser utilizadas para o pagamento parcelado.

IPTU Marabá atrasado – como pagar?

IPTU Marabá - PA - Prefeitura

O não pagamento do IPTU pode não ser um bom negócio para o responsável pelo imóvel. Isso porque, conforme escrevemos em um artigo especial sobre IPTU atrasado, várias sanções podem ser aplicadas ao contribuinte. Entre elas temos a cobrança de juros, multas e até mesmo a execução do imóvel gerador do débito.

Se acaso perder a data de pagamento, automaticamente você também perderá o desconto oferecido pela antecipação. Mas ainda poderá pagar seu imposto, inclusive parcelado, no entanto, com juros e multa. Se for preciso emitir uma nova guia, basta seguir os passos abaixo, da consulta e emissão do IPTU Online.

Em situações em que o débito é de anos anteriores, ele pode estar inscrito em Dívida Ativa. Neste caso, nós orientamos que procure a Secretaria Municipal de Gestão Fazendária (SEGFAZ) para renegociar. Muitas vezes há programas de recuperação e renegociação com descontos sobre juros e multas acumulados. Bom para o contribuinte e também para o município!

Consulta Online do IPTU Marabá PA – Imprimir 2ª Via

Através do site da Prefeitura é possível consultar débitos do IPTU de Marabá, bem como emitir e imprimir guia para pagamento.

Essa facilidade sem dúvidas auxilia bastante o contribuinte, que pode pagar seu IPTU sem sequer sair de casa.

Como emitir a 2ª Via do Boleto IPTU de Marabá?

Basta acessar o site oficial, conforme os passos abaixo:

  • Primeiramente, acesse a página oficial da Prefeitura;
  • Depois disso, no menu “Serviços Online” escolha a opção “IPTU Online”, como na imagem abaixo:

Consulta IPTU Marabá PA

  • Por fim, informe o número da inscrição imobiliária para finalizar a consulta.

Endereço e Telefone para atendimento

Caso seja necessário receber atendimento presencial o contribuinte pode entrar em contato com a SEGFAZ, localizada na Avenida VP-8, Folha 26, 1º andar, altos do Banco do Brasil, no horário das 8h às 14 horas. Há também a opção de atendimento telefônico, pelo número 3322-2243.

Compartilhe com seus amigos:
error: