IPTU Guarulhos SP: 2ª via, vencimento e parcelamento

Uma vez que não é possível escapar dos compromissos tradicionais de todo início do ano, como o IPTU Guarulhos SP, a melhor maneira de começar um novo ciclo é mantendo-se informado e preparado.

Sendo assim, confira abaixo informações sobre a 2ª via, vencimentos e parcelamentos desse tributo e fique por dentro das regras e das melhores opções para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, o IPTU.

O que é o IPTU?

IPTU Guarulhos SP

O IPTU nada mais é que um imposto municipal que incide sobre as propriedades localizadas em zona urbana. Tais propriedades podem ser casas, apartamentos, pontos comerciais ou lotes.

Em resumo, o valor do tributo é calculado multiplicando-se o valor venal – que leva em consideração a localização, dimensões e qualidade da infraestrutura – pela alíquota a qual se refere o imóvel, estabelecida por lei.

Esta arrecadação é muito importante para a cidade, visto que pode ser utilizada para o desenvolvimento do município. Desse modo, é de suma importância que o contribuinte esteja em situação regular com a Administração.

Vencimento e Formas de Pagamento IPTU Guarulhos SP

O IPTU Guarulhos SP pode ser pago de duas maneiras:

  • Cota única (com desconto)
  • Parcelamento (sem incidência de juros ou multas)

O vencimento do pagamento integral é sempre no primeiro mês do ano. As datas de ambas as opções para saldar o imposto são definidas de acordo com os CEP’s referentes aos imóveis, ou seja, os endereços das propriedades. Porém, os responsáveis pelo pagamento não precisam se preocupar: além de estarem descritos nas guias, os prazos são amplamente divulgados pela Prefeitura na imprensa.

Veja também: Proprietário ou Inquilino: quem é responsável pelo pagamento do IPTU?

Onde pagar o IPTU?

Os boletos, tanto da cota única quanto das demais parcelas, podem ser pagos em bancos conveniados.  A saber, são eles:

  • Bradesco
  • Santander
  • Itaú
  • Banco do Brasil
  • Caixa Econômica
  • Bancoob
  • Original
  • Banco Mercantil do Brasil

As guias podem ser quitadas não apenas por autoatendimento ou via internet, como também através de correspondentes bancários (lotéricas).

Como pagar o IPTU atrasado?

O pagamento de IPTU atrasado pode ser realizado, se de anos anteriores, parcelando o débito. A condição do devedor é o que definirá o valor mínimo de cada parcela, sendo que o menor valor é de 20 UFG’s (Unidade Fiscal de Guarulhos).

Com o intuito de estimular o cidadão a ficar em dia com o município, a Prefeitura de Guarulhos oferece descontos sobre os juros e multas acrescidos: quanto menor o número de parcelas, maior é o desconto.

Entretanto, caso a dívida seja do ano corrente, faz-se necessário emitir a 2ª via. O processo para sua emissão está enunciado logo abaixo, no próximo item. É importante salientar que o Documento de Arrecadação Municipal apresentará um novo valor, uma vez que o atraso gera juros e multas.

Como emitir a 2ª Via do Boleto IPTU Guarulhos SP

A princípio, os carnês do IPTU são entregues nas residências todos os anos, através dos Correios. No entanto, caso o contribuinte necessite emitir a 2ª via, basta que ele:

  • Acesse o site da Prefeitura.
  • Clique em “Serviços”, localizado na parte superior da página.
  • Em seguida, escolha a opção “IPTU”.
  • E por fim, clique em “2ª via de IPTU”.

Esse passo a passo leva o contribuinte à página como a imagem abaixo. Nela, é preciso que se informe a inscrição do imóvel e clique em “ok” para emitir a guia.

Consulta IPTU- Guarulhos SP

Em contrapartida, se o contribuinte não tiver recebido o carnê em casa e não tenha acesso à internet, ele pode se dirigir a qualquer Central de Atendimento ao Cidadão (FÁCIL) e solicitar a 2ª via.

Contato da Prefeitura de Guarulhos

Contudo, restando ainda algumas dúvidas, o proprietário pode contatar a Secretaria de Finanças, localizada na Av. Salgado Filho, 886, no Centro, ou ainda utilizar-se dos telefones (11) 2423-8614/ (11) 2423-8600.

O funcionamento se dá de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 17:00 horas.

Compartilhe com seus amigos:
error: