IPTU Suzano SP: Consulta e 2ª Via de Boleto

Início de ano é o momento de buscar informações sobre as despesas comuns a esta época. O IPTU Suzano – SP é uma destas obrigações.

Abaixo o contribuinte suzanense poderá obter informações completas e objetivas sobre o imposto. Acompanhe:

Sobre o IPTU Suzano – SP

O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana é cobrado anualmente dos contribuintes do município. Assim, todos os anos a Prefeitura de Suzano define e divulga quais são as regras para o exercício fiscal. No entanto, a maioria das regras não sofre alteração de um ano para outro, sendo mantidas basicamente as mesmas condições de pagamento e descontos.

Na cidade, que tem cerca de 300 mil habitantes, cerca de 120 mil imóveis são tributados. Com os recursos arrecadados com o pagamento do IPTU são realizadas benfeitorias e obras no município. Em outras palavras, com o pagamento do imposto o cidadão suzanense contribui com o desenvolvimento da cidade. Isto porque o IPTU é uma das principais receitas da Prefeitura Municipal.

Como funciona o cálculo do IPTU – Valor do Imóvel e Alíquotas?

IPTU Suzano SP

O cálculo do IPTU Suzano – SP ocorre da mesma forma que nas outras cidades de São Paulo e do Brasil, ou seja, com relação ao valor do imóvel. No entanto, é importante ressaltar que cada município tem suas regras próprias para valorar os imóveis e para definir suas alíquotas.

Em suma, multiplica-se o valor venal (valor de mercado) do imóvel pela alíquota atribuída pela Prefeitura.

O valor do imóvel é definido na PGV – Planta Genérica de Valores de Suzano. Este documento é atualizado conforme as propriedades da cidade recebem melhorias e consequentemente se valorizam.

Por outro lado, as alíquotas do IPTU de Suzano são de:

  • 1,00% para imóveis não edificados, como terrenos.
  • 3,00% para imóveis edificados, como casas, comércios, prédios, etc.

Isenção do IPTU Suzano SP

Não são todos os imóveis que são tributados e, portanto, nem todos os proprietários devem pagar o IPTU. Alguns casos dão direito à isenção do pagamento do imposto, como a isenção para contribuintes com câncer e doenças raras.

Além disso, aposentados e pensionistas também são isentos, desde que possuam apenas um imóvel e que nele residam.

Em outras situações de emergência a Prefeitura concede isenção do IPTU. Foi o que aconteceu com os moradores da cidade que sofreram com severas chuvas em determinados bairros, por exemplo.

Como pagar o IPTU de Suzano?

Em primeiro lugar é preciso consultar os débitos e emitir o documento de pagamento, caso não tenha recebido. Isto nós ensinaremos abaixo.

De posse do boleto do IPTU você pode optar por pagar até a data de vencimento da cota única e obter o desconto oferecido ou pagar as parcelas em seus determinados vencimentos.

O pagamento do IPTU Suzano à vista com desconto é uma interessante opção, caso esta antecipação não comprometa as finanças do contribuinte.

Onde pagar o IPTU?

O imposto pode ser pago no autoatendimento das seguintes instituições financeiras:

  • Caixa Econômica Federal
  • Itaú
  • Santander
  • Bradesco
  • Banco do Brasil

Quem não for correntista destes bancos poderá pagar nos correspondentes bancários destas instituições, como a Lotérica, Mais BB, Postos Caixa, etc.

Como pagar o IPTU atrasado em Suzano?

Em primeiro lugar é importante ressaltar que o não pagamento do IPTU em dia acarreta acréscimos, como juros, multas e correção. Além disso, em situações mais graves a dívida pode ser cobrada judicialmente pela Prefeitura.

Para pagar o IPTU atrasado basta seguir os mesmos passos abaixo (de consulta e 2ª Via) para verificar os débitos acumulados. Posteriormente basta imprimir e pagar nos postos já indicados acima.

Caso não seja possível verificar os débitos abaixo, certamente o imóvel possui situação irregular e a consulta deve ocorrer diretamente com o setor responsável (os contatos estarão no fim desta página).

Consulta do IPTU Suzano SP – Consultar Débitos

Muitos serviços relacionados ao IPTU são oferecidos de forma virtual. Assim, o contribuinte pode realizar suas consultas e obter informações sem sair do conforto de casa.

Para consultar débitos do IPTU Suzano – SP basta seguir os passos abaixo:

  • Já no Portal do Contribuinte acesse a opção “Espelho do IPTU”.
  • Na página seguinte informe os dados, como o Inscrição Cadastral ou o ano e o Código Reduzido, e clique em “Buscar”.

2ª Via Boleto – Portal do Cidadão

A 2ª Via do Boleto do IPTU pode ser acessada de forma rápida e fácil. Antes de tudo, é preciso lembrar que a Prefeitura atualmente envia os carnês do IPTU para as residências e endereços cadastrados dos contribuintes. Assim, é muito importante sempre manter os dados atualizados.

Para emitir a Segunda Via siga os passos abaixo:

  • Siga os mesmos passos acima e, no lugar de “Espelho do IPTU”, acesse a opção “Emissão 2ª Via IPTU”.
  • Depois disso, informe os dados solicitados (os mesmos da consulta) e clique em “Buscar”.
  • Salve ou imprima seu documento para posterior pagamento.

Endereço e Telefone Prefeitura Suzano SP

Caso lhe falte ainda alguma informação você pode deixar um comentário abaixo ou então entrar em contato com a Secretaria de Finanças. A pasta é a responsável pela cobrança do imposto na cidade. Seguem abaixo os dados de contato:

Telefone: (11) 4745-2000 / (11) 4745-2010

Endereço: Centro Unificado de Serviços – Avenida Paulo Portela, 210, Sala 205, Centro.

Compartilhe com seus amigos:
error: