Não diferente de outras cidades brasileiras, em São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo, os proprietários de imóveis localizados em zona urbana também devem contribuir anualmente com o IPTU. Entretanto, alguns grupos têm o direito a benefícios. Um exemplo destes é a isenção do tributo.
Veja abaixo os critérios que dispensam certas categorias do pagamento e, além disso, saiba as porcentagens de isenção que cada grupo tem direito.
O que você verá:
Quem tem direito à Isenção do IPTU São Bernardo do Campo?
Uma vez que o IPTU é um imposto municipal, as regras de isenção variam de uma cidade para outra. Em São Bernardo do Campo SP a desobrigação desse tributo é regida principalmente pela Lei nº 6.594/2017. Segundo ela, são beneficiários:
Aposentados, Pensionistas e Beneficiários De Amparo Social Ao Idoso
A Isenção nessa categoria é de 50% do IPTU e Taxas Anexas. Para isso, os beneficiários devem:
- Residir no imóvel objeto do pedido.
- Possuir renda bruta total dentro dos limites exigidos pela Prefeitura (cerca de dois salários mínimos vigentes).
Contudo, antes de correr atrás da solicitação é importante verificar a página de informações do carnê do IPTU. Constando a mensagem: APOSENTADO, JÁ LANÇADO COM DESCONTO DE 50%, significa que o carnê já foi emitido com o desconto. Dessa forma, resta apenas que o contribuinte escolha a forma de pagamento (cota única ou em parcelas).
Ex-combatentes
Para ex-combatentes ou suas viúvas, se ainda em viuvez, também há isenção do IPTU. Entretanto, diferentemente do que acontece com Aposentados e Pensionistas, não há amparo legal quanto as Taxas Anexas. Desse modo, estas não entram na isenção.
Para garantir a isenção o contribuinte deve:
- Comprovar ter integrado a Força Expedicionária Brasileira ou o Movimento Constitucionalista de 1932.
- Residir no imóvel.
Imóveis com limite de valor venal
Possuidores de um único imóvel no município aos quais sua propriedade possua valor venal até o limite estabelecido anualmente pela Prefeitura têm direito à isenção do Imposto Predial Urbano (não abrange as Taxas Anexas). No entanto, é preciso que a propriedade seja de uso exclusivamente residencial e que o requerente esteja como proprietário no cadastro imobiliário.
Veja também: Quem deve pagar o IPTU – Inquilino ou Proprietário?
Da produção de hortifrutigranjeiros
Imóveis com produção de hortifrutigranjeiros podem ter a isenção, válida por 3 anos, de 80% do Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana, desde que atendam os seguintes critérios:
- A finalidade do imóvel deve ser preponderantemente produção de hortifrutigranjeiros.
- A atividade deve estar inscrita no Cadastro Fiscal Mobiliário.
- Pelo menos 30% da propriedade seja utilizada para a atividade.
- Existência da rubrica 0200 – Imposto Territorial (penúltima folha do carnê de IPTU) no lançamento.
A perda do benefício se dá no momento em que constatar inadimplência, quando da revisão pelo Fisco. Dessa maneira, aconselha-se que os beneficiários fiquem atentos e se esforcem para ficar em dia com o município.
Imóvel com cobertura vegetal
Isenção de até 80% do Imposto Territorial Urbano, exclusivamente, quando se tratar de imóvel com cobertura vegetal significativa (preservação de espécies nativas como a mata atlântica, por exemplo).
Onde solicitar?
A fim de oferecer maior comodidade, a Prefeitura permite que a solicitação seja feita via internet. Para tal, basta acessar o site https://www.saobernardo.sp.gov.br/prodigi/ e seguir os seguintes passos:
- Clique em “Efetuar login” e acesse o sistema, como na imagem abaixo.
- Em contrapartida, não possuindo cadastro, o contribuinte pode clicar em “Cadastro de usuários” e realizar o seu.
- Em seguida, na página “Serviços on-line”, dentre as opções de “Tipo de Serviço”, selecione o benefício de acordo com a categoria preenchida. Ex: “Benefício Fiscal – Valor Venal do Imóvel”.
- Por fim, preencha o formulário referente ao serviço. Este deve ser anexado aos documentos necessários para a solicitação, que deverão estar digitalizados em PDF.
Além disso, caso prefira, o contribuinte pode agendar o serviço. Para isso deve dirigir-se a um dos centros de atendimento ao cidadão, o ATENDE BEM ou ainda realizar o agendamento pelo site da Prefeitura, em “Agendamento Eletrônico”, localizado na parte superior da janela.
VEJA TAMBÉM: Você tem carro, moto ou algum outro tipo de veículo licenciado em São Paulo? Veja abaixo importantes publicações sobre o IPVA SP.
- Veja quais são as Alíquotas do IPVA SP.
- Isenção do IPVA SP: veja quem tem direito.
- Formas de Pagamento e Descontos IPVA SP.
- IPVA SP Atrasado: como obter descontos e renegociar?
- Consulta e 2ª via do IPVA SP.
Onde tirar dúvidas sobre a Isenção do IPTU de São Bernardo do Campo
Ao passo que surjam dúvidas ou problemas no processo de agendamento, pode-se buscar ajuda pelo e-mail guiadeservicos@saobernardo.sp.gov.br.
Os serviços de teleatendimento do ATENDE BEM estão disponíveis de segunda a sexta, das 08h30 às 17h. Os telefones são:
- 0800-77-08-156 (ligações de fixo local).
- 2630-4650 (ligações de celular ou outras localidades).
Quer saber tudo sobre o IPTU de SBC? Acesse a página com todas as regras e informações.