IPTU Cariacica ES: veja como imprimir a 2ª via do boleto

A Prefeitura de Cariacica, no Espírito Santo, concede isenção total do IPTU para contribuintes que atendam a algumas condições. Além disso, há descontos para todos em caso de pagamento antecipado.

Veja abaixo informações importantes do IPTU de Cariacica, como consultas e emissão de 2ª Via, descontos e isenção.

Isenção do IPTU de Cariacica ES

IPTU Cariacica ES

Como dito anteriormente, a Prefeitura concede isenção total do pagamento do IPTU para alguns contribuintes, a saber:

  • Moradores que recebem renda mensal vitalícia ou amparo social (LOAS), aposentados e pensionistas. Estes recebem também desconto de 50% na Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos (TCRS). Para que seja concedido o desconto nesta taxa é preciso solicitar em requerimento na Prefeitura.
  • Morador proprietário de terreno individual com casa com valor venal dentro do estabelecido anualmente pela Prefeitura. Neste caso, o desconto na TCRS é de 100%. No entanto, é preciso que o imóvel seja cadastrado na Prefeitura.
  • Moradores de vias não pavimentadas, com renda mensal de até três salários mínimos e sem dívidas vencidas com a Prefeitura. O benefício será interrompido automaticamente com a efetivação do serviço de pavimentação do logradouro.

Para que tenha seus benefícios concedidos os contribuintes precisam preencher formulário próprio, disponível na Central Faça Fácil, em frente ao Terminal de Campo Grande. Da mesma forma, o serviço estará disponível na Central de Atendimento ao Contribuinte, na sede do Palácio Municipal de Cariacica.

Como pagar o IPTU – Formas de Pagamento

No início do ano a Prefeitura envia aos contribuintes os carnês para pagamento. Existem duas opções de quitação do imposto:

  • À vista, com desconto, no vencimento da primeira parcela (o desconto já está calculado no carnê, bastando ter atenção aos prazos).
  • Parcelado em até oito vezes, respeitado o valor mínimo de cada parcela, normalmente fixado em R$ 20,00.

Para pagar o IPTU de Cariacica basta se dirigir a qualquer agência bancária ou correspondente autorizado.

Embora seja possível pagar o boleto presencialmente, a melhor forma é pagar pelos aplicativos dos bancos, nos caixas eletrônicos ou pelo internet banking. Assim, o contribuinte garante maior rapidez e praticidade, evitando filas.

Como pagar o IPTU atrasado?

Em primeiro lugar é importante lembrar quais são as consequências do não pagamento do IPTU:

  • Automaticamente perde-se a chance de obter os descontos oferecidos na Cota Única.
  • Juros e multas são acumulados a partir do vencimento.
  • O contribuinte pode ter o débito inscrito em Dívida Ativa, tendo o nome negativado e impossibilitado de vender o imóvel, por exemplo.

Para pagar o IPTU atrasado basta se dirigir a um dos locais de atendimento com os dados do imóvel e documentação pessoal.

Veja abaixo também como emitir e imprimir 2ª via de boletos.

Consultar Boleto IPTU Cariacica ES – Imprimir 2ª Via

É possível emitir 2ª Via de boleto e também outros documentos relacionados ao IPTU pelo site oficial da Prefeitura Municipal.

É possível emitir DAM – Documento de Arrecadação Municipal de débitos de imóveis, contribuintes e empresas, bastando ter os dados para consulta. Além disso, é possível emitir Certidões Negativas, boletos de parcelamentos de débitos, entre outros documentos.

Veja também: IPTU das principais cidades do Espírito Santo.

Endereço e Telefone para atendimento do IPTU Cariacica ES

IPTU Cariacica Espírito Santo

Aqueles que necessitarem de atendimento presencial poderão comparecer nos locais abaixo:

Central Faça Fácil

Avenida Aloízio Santos, 500, Santo André, próximo ao Terminal de Campo Grande. Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; sábado, das 8h às 13h.

Protocolo Geral

Palácio Municipal, Trevo de Alto Lage.

Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.

Para tirar dúvidas e obter mais informações sobre os impostos municipais, o contribuinte pode entrar em contato pelo telefone 3354-5870, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.

Compartilhe com seus amigos:
error: